Competição acontece neste final de semana, sempre das 10h às 18h, na Faculdade de Engenharia da UFJF, com entrada franca ao público (Foto: Arquivo Rinobot)

A equipe de competição de robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nesse final de semana, a segunda edição da Copa Turing. O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro, das 10h às 18h, no prédio da Faculdade de Engenharia Itamar Franco. A competição, organizada pela Rinobot, foi criada em 2016, como um amistoso entre equipes, com o objetivo de testar os robôs para a competição latino-americana, que acontece em novembro.

Segundo a assessora de comunicação da Rinobot, Paola Rosa, é uma oportunidade para que a comunidade conheça a equipe na prática, já que o torneio é gratuito e aberto ao público. “Às vezes as pessoas vêm nos visitar, mas não conseguem ver exatamente como funciona uma partida de sumô ou de futebol de robôs, por exemplo, porque não temos o adversário para jogar. Essa é a hora de verem como tudo acontece na hora H”.

Neste ano, estão entre os competidores equipes como a UFFight, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e a RobotBulls, do Instituto Nacional de Telecomunicações, além de outras duas, de diferentes instituições de ensino. As competições são entre as categorias de robôs Mini Sumô, Sumô-Lego, Seguidor de Linha e Mini Robô Soccer (VSSS).

Os combates variam de acordo com a modalidade das máquinas. No caso das duas primeiras, os robôs devem vencer uma luta de sumô, ao retirar seu adversário do Dojô (espécie de ringue onde acontece o embate). Já o Seguidor de Linha deve cumprir um percurso de corrida no menor tempo possível, enquanto o Mini Robô Soccer participa de uma partida de futebol, com seis jogadores em campo. Todas as disputas são feitas sem interferência humana no robô, eles atuam de forma autônoma.

O nome dado à competição foi uma homenagem ao matemático, lógico e cientista da computação, Alan Mathison Turing. Ele nasceu em 1812 em Cheshire East, na Inglaterra, e é considerado o pai da computação, devido aos seus trabalhos relevantes para a formalização do conceito de algoritmo e o desenvolvimento da Máquina de Turing, uma ideia inicial do que hoje se entende como computador.