O impacto da experiência migratória na situação socioeconômica de cidadãos que viveram um período no exterior e retornaram a Governador Valadares foi tema da 1ª Oficina de Inserção Produtiva – Migração e Empreendedorismo, realizada na última sexta, em GV. O evento está vinculado ao projeto de extensão “Inserção social e produtiva dos brasileiros retornados do exterior para a Microrregião de Governador Valadares”, coordenado pela Técnica em Assuntos Educacionais da UFJF-GV, Devani Tomaz Domingues.
A atividade reuniu discentes e servidores da Universidade e também integrantes da comunidade valadarense. O professor do Departamento de Administração da UFJF-GV, Amilton Quintela e a professora da Univale Sueli Siqueira colaboraram com a discussão sobre o histórico da migração internacional em Governador Valadares e as possibilidades de empreendimentos, bem como os desafios enfrentados na consolidação de negócios.
Segundo Amilton, “toda a constituição histórica e social de Governador Valadares e região sofre influência do processo migratório, então essa é uma discussão muito válida”. Na atividade, o professor apresentou tópicos importantes que compõem o processo de empreendedorismo: “tratamos o tema da migração relacionada ao empreendedorismo, a partir da atividade empreendedora dos retornados. Como ela muitas vezes deriva da necessidade e não passa por um planejamento específico, isso explica o fracasso de alguns projetos e empreendimentos. A discussão é importante para que você dê subsídios para as pessoas tomarem melhores decisões, conduzirem melhor seus negócios e de alguma forma impactar na dinâmica econômica da sociedade valadarense”, explicou.
“O tema abordado é pertinente à nossa sociedade. Sobre a migração, foram faladas questões que eu nunca havia escutado, e também na temática do empreendedorismo, que é uma área que eu gosto e comecei a atuar, foi de muito proveito”, relatou a discente do curso de Administração, Amanda Ladeia Chagas. O estudante Rafael Modesto, também do curso de Administração, considerou o debate muito produtivo, “tive a oportunidade de ver por outro lado a situação do imigrante e seus conflitos, além de compreender o processo de empreendedorismo que alguns imigrantes tentam aplicar”.
Também estava presente no evento o gerente do Programa Emigrante Cidadão, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ricardo Ferregueti Capellini. A Secretaria é parceira da UFJF-GV na execução do projeto de extensão.