Métodos, dinâmicas e abordagens não-formais de educação discutidas a partir da experiência prática com diversos públicos em espaços museais. Esse é o foco do projeto Encontro de Educadores de Museu, que o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) retoma, mensalmente, a partir de agosto. A reestreia da iniciativa acontece no próximo nesta quinta-feira, dia 30, às 19h, com a participação de Renata Sant’Anna, do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.
Voltado para todos os tipos de educadores, estudantes de arte e demais interessados, o Encontro de Educadores convida profissionais atuantes em setores educativos de diversas instituições do país para compartilhar seus conhecimentos e experiências na área de educação. Além do MAC, estão previstos para este ano encontros com o educativo do Museu do Amanhã (RJ), em setembro, e de Inhotim (MG), em outubro.
A entrada para o evento é gratuita e haverá pré-inscrição para aqueles interessados em obter o certificado. A pré-inscrição deverá ser feita através do telefone 3229-7621 ou através do email educativomamm@gmail.com . As vagas são limitadas.
Educativo MAC-USP
A arte-educadora Renata Sant’Anna abordará o assunto sob dois aspectos. Num primeiro plano, mais abrangente, tratará do que é a educação artística e sua aplicação no ambiente de museu, esclarecendo as diferenças entre a obra de arte no ambiente escolar e suas possibilidades pedagógicas no ambiente expositivo, além de indicar diferentes metodologias de abordagem e aplicações, assim como as convergências entre educação formal e não-formal.
Num segundo plano, tratará da organização e das ações desenvolvidas pelo Educativo do Museu de Arte Contemporânea da USP. Como observa Renata, o MAC está intimamente ligado à pesquisa – por estar situado dentro de uma universidade – elaborando suas abordagens a partir das linhas de pesquisas das curadorias, que chegam de variados campos, como letras, moda e história. Por outro lado, o setor de arte-educação mantém programas com visitas para diferentes grupos sociais, como pré-escola, ensino fundamental e médio, portadores de necessidades especiais, entre outros.
Como ressalta o responsável pela arte-educação do Mamm, Vinicius Steinbach, “a ideia do Encontro é trazer museus novos, com relevância, para apresentar seu trabalho educacional, com suas práticas de ações pedagógicas, inclusive falando daquelas que não deram certo”, afirma. Para o diretor do Mamm, Ricardo Cristófaro, a iniciativa é um dos pilares da instituição. “Uma instituição como o Mamm vem se preocupando com isso desde a fundação. Não esperar o público, mas sensibilizá-lo, e realizar esse processo educador, de formação. A arte-educação permite desdobrar o trabalho dos professores, multiplicar seus efeitos”, afirma.
O museu
Pólo de referência na formação em história, teoria e crítica de arte, o Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP) foi criado em 1963, quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo, formado pelas coleções do casal Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, por coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do antigo MAM e prêmios das Bienais de São Paulo até 1961.
De posse desse rico acervo composto por mais de dez mil peças, com obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma coleção de arte italiana do começo do século XX, o acervo do MAC-USP se atrela a um dos principais objetivos da Universidade: a busca do conhecimento e sua disseminação pela sociedade.
No campo da arte-educação, o MAC-USP oferece, gratuitamente, uma série de atividades de atendimento dirigidas a diversas faixas etárias: pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e educação especial, e à comunidade em geral interessada na área.
Outras informações: (32) 3229-7621 (Educativo Mamm)