Grupos reuniram-se e os coordenadores apresentaram um resumo das discussões para que, em conjunto, possa ser pensado um calendário e uma minuta de regimento interno para as ações do Fórum da Diversidade (Foto: Alice Coêlho)

Representantes da comunidade acadêmica – professores, técnico-administrativos em educação (Taes), alunos e terceirizados –  e de movimentos e organizações sociais foram eleitos para elaboração participativa e democrática da Política de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade ocorreu nesta terça-feira, 28, em integração ao evento de instauração do Fórum Permanente da Diversidade da UFJF.

Foram eleitos como representantes um titular e um suplente de cada segmento universitário. Durante a tarde, seis grupos de trabalho (GTs) se reuniram, cada um em uma sala, para discussão. Os temas foram sobre “Acessibilidade e Pessoas com Deficiência”, “Gênero: Mulheridades e Masculinidades”, “Gênero: LBGTTI”, “Diversidade Étnico-racial”, “Direitos Humanos” e “Vulnerabilidade Social”.

Em um segundo momento, os grupos se reuniram e os coordenadores apresentaram um resumo das discussões para que, em conjunto, possa ser pensado um calendário e uma minuta de regimento interno para as ações do Fórum da Diversidade. Para dar início aos trabalhos, foi marcada uma reunião para o dia 3 de outubro, às 14h.  

Acessibilidade e Pessoas com Deficiência

No grupo “Acessibilidade e Pessoas com Deficiência”, a coordenadora Katiuscia Cristina Antunes (professora da Faculdade de Educação da UFJF) propôs questões para a consolidação de políticas para pessoas com deficiência dentro da Universidade. Foram identificados pontos como “a necessidade de organização das informações da UFJF em relação às pessoas com deficiência, para ser possível conhecer o público atendido”. Além disso, segundo Katiuscia, o grupo pensou formas para melhorar a acessibilidade nos processos seletivos.

A função dos intérpretes também foi ressaltada pela coordenadora. “Convivemos com um problema quantitativo. Os intérpretes do nosso grupo disseram que estar em sala de aula não é suficiente. Às vezes, a função de professor acaba sendo delegada a eles e isso não funciona.”

Gênero: Mulheridades e Masculinidades

Criar resoluções próprias para resolver questões como as de violência e de assédio foi uma das propostas do grupo “Gênero: Mulheridades e Masculinidades”. “Precisamos levar aos institutos noções de respeito a diversidade de gênero, fazer convites aos debates para romper com a cultura do silêncio. Além disso, é importante mapear os cargos de liderança ocupados por mulheres para romper com a cultura da ausência de representatividade”, ressaltou a representante Tae Nathalie Itaboraí (Editora).

Gênero: LGBTTI

O coordenador do grupo “Gênero: LGBTTI”, Roney Polato (professor da Faculdade de Educação), destacou a necessidade de uma discussão profunda ao longo dos encontros do Fórum da Diversidade. “Nosso grupo constatou a ausência de alguns sujeitos na discussão. Estamos, muitas vezes, falando para nós mesmos. Precisamos alargar esses debates para todos os espaços e áreas da UFJF.” A criação de políticas que deem conta de temas como o uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero e a necessidade de atenção e assistência específica para a permanência de estudantes LGBTTIs na Universidade também foram enfatizados por Polato.

“Precisamos ter disciplinas obrigatórias que abordem as questões étnico-raciais”, destacou Zélia (Foto: Alice Coêlho)

Diversidade Étnico-racial

“É preciso que o professor, o aluno, a pessoa em geral, que não esteja em nossos grupos, escute nossa fala e a dissemine”, apontou a coordenadora do grupo “Diversidade Étnico-racial”, Zélia Ludwig (professora do Departamento de Física). As práticas pedagógicas foram observadas como um dos pontos chaves para o avanço na inclusão. “Precisamos ter disciplinas obrigatórias que abordem as questões étnico-raciais, porque um aluno que não participa dessas discussões pode virar um multiplicador de intolerância, por exemplo.”

A coordenadora ainda ressaltou a importância do debate sobre a representatividade e o apoio psicológico, uma vez que o estudante pode “encontrar um ambiente hostil durante a sua formação, com falta de incentivo e de acolhimento, o que pode levar ao suicídio e à desistência”. A inclusão de medidas, como bibliografias afro referenciadas e preparo para que professores possam lidar com os alunos de maneira respeitosa, foram propostas.

Direitos Humanos

A apresentação do grupo “Direitos Humanos” foi feita pela professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Juiz de Fora – e representante do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, Lisleandra Machado, e pela professora da Faculdade de Direito da UFJF, Joana de Souza Machado. De acordo com elas, as atividades do grupo serão voltadas a colaboração junto aos demais, com atividades como a ligação entre as ações sob vias jurídicas e a busca por autonomia, para melhorar e aumentar a agenda inclusiva dos direitos humanos.

Vulnerabilidade Social

As propostas do grupo “Vulnerabilidade Social” abordaram todos os segmentos dos campi da UFJF. Segundo a coordenadora Isabela Costa da Silva (assistente social da UFJF), “professores de Governador Valadares levantaram especificidades que ocorrem no campus avançado, demonstrando a necessidade de políticas próprias que atendam a essas questões”. A importância de ouvir toda a comunidade para alcançar políticas eficientes e garantir a permanência dos estudantes em vulnerabilidade social foi discutida.

Representantes eleitos:

GT – Direitos Humanos

Coordenadora: Vânia Bara

Representantes Docentes Juiz de Fora (JF):

Titular: Joana De Souza Machado

Suplente: A Definir

 

Representantes Docentes Governador Valadares (GV):

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Discentes JF:

Titular: Tarcísio Moreira Mendes

Suplente: Rosana Barreiros Da Silva

 

Representantes Discentes GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Tae’s JF:

Titular: Frederico Freire Rosa

Suplente: Getúlio Coelho De Medeiros

 

Representantes Tae’s GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados JF:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Movimentos Sociais JF:

Titular: Flávia Rabelo Beghini – Ong Instituto Educação e Cidadania

Suplente: Lisleandra Machado – Comitê Estadual De Direitos Humanos

 

Representantes Movimentos Sociais GV

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

GT – Diversidade Étnico-racial

Coordenadora: Zélia Ludwig

Representantes Docentes JF:

Titular: Fernanda Thomaz

Suplente: Zélia Ludwig e Carolina Bezerra

 

Representantes Docentes GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Discentes Jf:

Titular: Josiane Silva

Suplente: Thalita De Cássia Reis Teodoro, Daiane Máximo Oliveira e Madson Veríssimo M. C. Ramos

 

Representantes Discentes GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Tae’s JF:

Titular: Eliane Silva De Souza

Suplente: A Definir

 

Representantes Tae’s GV:

Titular: Érica Aparecida De Sá

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados JF:

Titular: Luciane Monteiro Oliveira

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Movimentos Sociais JF:

Titular: Sheila Gonçalves

Suplente: A Definir

 

Representantes Movimentos Sociais GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

GT – Gênero: Mulheridades/Masculinidades

 

Coordenadora: Zuleyce Maria Lessa Pacheco

 

Representantes Docentes JF:

Titular: Zuleyce Maria Lessa Pacheco

Suplente: Carolina Bezerra.

 

Representantes Docentes GV:

Titular: A Definir.

Suplente: A Definir.

 

Representantes Discentes JF:

Titular: Júlia Machado De Souza Freitas

Suplente: Mariana Tomaz

 

Representantes Discentes GV:

Discente: Ana Cláudia Rodrigues Ferreira

Suplente: Daniel Paulino

 

Representantes Tae’s JF:

Titular: Nathalie Reis Itaborai

Suplente: Flávia Valério Lopes

 

Representantes Tae’s GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir.

 

Representantes Terceirizados JF:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Movimentos Sociais JF:

Titular: Iuli Do Carmo Melo

Suplente: A Definir

 

Representantes Movimentos Sociais GV:

Titular: Giovanna Batista Nogueira

Suplente: A Definir

 

GT Gênero: LGBTTI

 

Coordenador: Roney Polato De Castro

 

Representantes Docentes JF:

Titular: Roney Polato De Castro

Suplente: Marco José De Oliveira Duarte

 

Representantes Docentes GV::

Titular: Renato Santos Gonçalves

Suplente: Denis Alves Perdigão

 

Representantes Discentes JF:

Titular: Carolina Pereira Fernandes

Suplente: Nathalia Carneiro C. Prados

 

Representantes Discentes GV:

Titular: Webert Luiz Oliveira Silva Arão

Suplente: A Definir

 

Representantes Tae’s JF:

Titular: Aline Pereira De Avellar

Suplente: Gildo De Almeida Leonel

 

Representantes Tae’s GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados JF:

Titular: Wanderlei Pires De Amorim Junior

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes De Movimentos Sociais Jf:

Titular: Bruna Da Silva Rocha

Suplente: Marcela Breder Otoni

 

Representantes Movimentos Sociais GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

GT –  Vulnerabilidade Social

 

Coordenadora: Isabela Costa Da Silva

 

Representantes Docentes JF:

Titular: Marcos Freitas

Suplente: A Definir

 

Representantes Docentes GV:

Titular: Margarida Aparecida De Oliveira

Suplente: Schirley Maria Policario

 

Representantes Discentes JF:

Titular: Pedro Felipe Arruda

Suplente: Victor Victor

 

Representantes Discentes GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Tae’s JF:

Titular: Isabela Costa Da Silva

Suplente: Luiz Carlos De Souza Junior

 

Representantes Tae’s GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados JF:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes De Movimentos Sociais JF:

Titular: Lisleandra Machado

Suplente: A Definir

 

Representantes Movimentos Sociais GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

GT – Acessibilidade e Pessoa Com Deficiência

 

Coordenadora: Katiuscia C. V. Antunes

 

Representantes Docentes JF:

Titular:  Katiuscia C. V. Antunes

Suplente: A Definir

 

Representantes Docentes GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Discentes JF:

Titular: Erliandro Félix Silva

Suplente: Evaldo Castello Branco Henriques

 

Representantes Discentes GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Tae’s JF:

Titular: Camila Ribeiro Lisboa

Suplente: Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins

 

Representantes Tae’s GV:

Titular: Alessandra Efren

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados JF:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Terceirizados GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes De Movimentos Sociais JF:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir

 

Representantes Movimentos Sociais GV:

Titular: A Definir

Suplente: A Definir