Com o objetivo de promover a interação entre pesquisadores dos programas de pós-graduação de diferentes universidades de Minas Gerais, a Faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sediará o XI Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais (Ecomig). O evento acontece nos dias 18 e 19 de outubro e as inscrições devem ser feitas até 5 de outubro por meio do site. Os interessados em apresentar trabalhos têm até o dia 27 de agosto para o envio dos resumos expandidos.
Com o tema “Democracia e comunicação: entre disputas e resistências”, o evento abre as atividades com palestra do professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Afonso de Albuquerque. Segundo a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Facom, Gabriela Borges Martins Caravela, “teremos a presença de professores e alunos da pós-graduação de várias universidades de Minas Gerais. Estamos muito felizes por neste ano estarmos sediando a evento”, destaca. “Durante esses encontros, há uma reunião de todos os coordenadores dos programas, o que torna possível pensarmos políticas conjuntas para pós-graduação em Comunicação”.
A programação do evento ainda conta com grupos de trabalho, atrações culturais, além de minicursos, cujos temas são: “Estudos queer: entre a inclusão e a capitalização”; “O discurso anticomunista e a tradição intelectual no Brasil”; e “Legislação e o processo de democratização da radiodifusão no Brasil”.
O Ecomig
Criado em 2008, o Encontro dos Programas de Pós-graduação em Comunicação de Minas Gerais (Ecomig) vem se desenvolvendo com o objetivo de promover o diálogo e o aprimoramento de pesquisas em Minas Gerais. Desde sua criação o evento é organizado pelos alunos do mestrado e doutorado de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, UFMG e PUC Minas. A partir de 2015, o evento passou a contar também com a participação de pesquisadores da Fumec, Ufop, UFU e o Cefet-MG.
Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-graduação em Comunicação