Professor Lino de Almeida Cardoso discute "Americana cantilena: a canção e a construção da nacionalidade no Brasil" (Foto: Divulgação)

Professor Lino de Almeida Cardoso discute “Americana cantilena: a canção e a construção da nacionalidade no Brasil” (Foto: Divulgação)

Com o intuito de resgatar os estudos sobre a música luso-brasileira, a UFJF realiza nos próximos dias 19 e 20 de julho o XII Encontro de Musicologia Histórica. O evento, que antecede a abertura do 29° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, tem como tema “Identidades musicais brasileiras: da Colônia à Belle Époque”.

O encontro deste ano conta com três mesas-redondas, ministradas por diversos pesquisadores com importante contribuição sobre o tema, distribuídas entre três períodos históricos: Colônia, Império e a Primeira República. As mesas-redondas são compostas por dois professores cada. Entre os temas discutidos estão “Rio de Janeiro, a cidade e suas várias músicas na crônica de Lima Barreto” e “Os recitativos de salão luso-brasileiros no contexto dos melodramas”.

Criado em 1994 e realizado bienalmente, como parte do Festival, o evento avaliou e publicou mais de 150 textos impressos de mais de cem autores em suas 11 edições já realizadas.

Um ponto de destaque da 12ª edição é a realização de quatro sessões temáticas com apresentações de trabalhos aprovados pela comissão científica do evento. Em cada grupo serão apresentados três trabalhos com temas diversificados, como, por exemplo, “A presença do violão na agenda musical carioca oitocentista”, de Márcia Taborda, e “O compositor Hermínio de Moraes – memórias e representação cultural”, de Marcelo Meneses.

O XII Encontro de Musicologia Histórica começa às 9h do dia 19, no Instituto de Artes de Design (IAD) da UFJF.

Confira a programação completa

Outras informações:
www.promusicaufjf.com.br/emh