A palestra “Direitos do Trabalho e Terceirização”, ministrada pela procuradora do Trabalho e coordenadora de Procuradoria do Trabalho de Juiz de Fora, Silvana da Silva, marcou a cerimônia de encerramento do curso de extensão “Aspectos Gerais da Reforma Trabalhista”, no último dia 5. O curso, promovido pela Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi ministrado pela professora do Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da UFJF, Karen Artur.

Oferecido aos funcionários terceirizados da Universidade, o curso teve como objetivo esclarecer os pontos principais da nova legislação trabalhista, bem como as consequências na dinâmica empregador/empregado trazidas pelo novo dispositivo jurídico.

A procuradora iniciou a palestra dando um panorama histórico da criação e consolidação das leis do trabalho, passando por suas evoluções e principais mudanças no decorrer do tempo. Focada nos trabalhadores terceirizados, foram esclarecidas as modificações que mais afetaram a classe, além de uma discussão sobre a questão sindical, que perdeu a obrigatoriedade de arrecadação com a nova lei.

A palestra de encerramento “veio reintegrar esses valores que nós trouxemos durante o curso, de respeito à Constituição às normas internacionais do trabalho”, afirma a professora Karen.

Já a palestrante aponta para a importância na educação nos âmbitos pessoal e profissional. “Eu considero que o conhecimento é uma arma que temos. O poder de argumentação e diálogo é um ensino não só técnico, mas para a vida. A gente adquire o conhecimento aqui e sempre leva para uma questão ou outra da vida, da prática, ou para orientar alguém da família; então, o conhecimento é muito importante em todos os aspectos”, argumenta Silvana.

Karen considera que a atividade deixou um legado positivo. “Eu acho que o objetivo foi alcançado; criamos um espaço de debate público sobre o tema da reforma trabalhista, que precarizou as relações de trabalho no país, dando voz tanto aos próprios trabalhadores, como sujeitos de direitos, quanto às pesquisas acadêmicas sobre o tema e o próprio papel das instituições públicas na defesa dos direitos do trabalho.”

Asyelhe Tagliate, que trabalha na biblioteca da Reitoria, aprovou a iniciativa. “Eu adorei o curso, achei bastante esclarecedor”. O curso teve início no dia 9 de maio, com encontros semanais.

Outras informações: (32) 2102-3712 (Pró-reitoria de Infraestrutura)