39788437124_e414488819_z

André Lopes Marinho defendeu a dissertação “Planejamento de Bancos de Baterias em Sistemas de Distribuição” na UFJF (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O planejamento e a operação de bancos de baterias em sistemas de distribuição elétrica pautaram a dissertação de mestrado do acadêmico André Lopes Marinho. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. O estudo aponta vantagens da adoção desse processo para as companhias de energia e para o consumidor final.

O pesquisador explica que o comportamento peculiar é uma das principais razões pelo interesse do uso das baterias na rede de distribuição, visto que ora funcionam como unidades consumidoras de energia, ora como fornecedoras. Nesse contexto, o acadêmico ressalta que investigou pontos estratégicos no sistema elétrico para a alocação desses dispositivos. André destaca que as baterias se tornaram uma tendência pelas vantagens do recurso: “o estudo e a utilização de baterias em redes de distribuição é crescente mundialmente. Uma das suas principais vantagens, é o aumento da confiabilidade da rede e o melhor aproveitamento dos recursos naturais existentes.”

Para respaldar a pesquisa, André se baseou em artigos de excelência, manuais de fabricantes, relatórios de organizações e revisão da literatura. A partir desse estudo aprofundado, o mestrando observou que a instalação das baterias nos pontos ideais da rede pode reduzir perdas elétricas. Desta forma, é possível uma modificação tarifária para os consumidores, bem como o aumento da receita para as distribuidoras, à medida que este processo eleva a confiabilidade no serviço com menores interrupções de fornecimento de energia – o que possibilitaria a diminuição dos encargos na hora de revisar os valores de perda. 

A importância social

Como retorno social, o pesquisador afirma que a dissertação pode auxiliar no maior conhecimento do material e reforçar a importância para as energias renováveis. “A partir da leitura desta pesquisa,  pode-se obter uma ideia da aplicabilidade de baterias, juntamente com os demais dispositivos que contribuem para se trabalhar com energia limpa, no cenário atual e futuro.”

 O professor orientador do estudo, Leonardo Willer de Oliveira, reforça que o aprofundamento da temática apresenta inovação científica por desenvolver um novo método para solucionar problemas existentes. Além disso, a dissertação fornece informações para a aplicação em formas alternativas de energia a longo prazo. “Há uma abordagem inédita nessa angulação proposta, e os próximos passos serão estender a aplicação do André para sistemas com a presença de micro-redes com geração renovável eólica e fotovoltaica.”  

Contatos:
André Lopes Marinho (mestrando)
andresantos_777@hotmail.com

Leonardo Willer de Oliveira (orientador – UFJF)
leonardo.willer@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Leonardo Willer de Oliveira (orientador – UFJF)
Prof. Dra. Janaína Gonçalves de Oliveira (co-orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Bruno Henriques Dias (UFJF)
Prof. Dr. Bruno Soares Moreira Cesar Borba (UFF)

Contatos: (32) 2102-3442 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica