Dois livros serão lançados nesta quinta-feira, 7, às 20h30, na Sala Paulo Freire da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A obra “A mala maluca da Vovó Zenilda” foi escrita pela professora alfabetizadora Ellen Abreu. Já o livro “Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, tem autoria da professora do departamento de Educação da Faced, Tânia Magalhães, e da professora Vera Cristóvão da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A mala maluca da Vovó Zenilda
Inspirada pelo jeito inusitado de ser de sua mãe Zenilda Lúcia, Ellen Abreu, professora alfabetizadora da Escola Municipal Santos Dumont, une a vontade de ensinar de forma lúdica com suas experiências familiares. O livro conta a história de Vovó Zenilda que sai de Juiz de Fora para visitar os netos em Cabo Frio. Ao chegar lá, as crianças ficam surpresas ao ver o que a avó carregava em sua mala. “O livro retrata as ‘relembranças’, se assim posso dizer, da convivência gostosa com a minha querida mãezinha que é uma vovó fora do padrão. Ela busca, através da memória afetiva, resgatar com os netos momentos felizes da sua infância”, explica Ellen Abreu.
O livro tem como público-alvo crianças de diversas faixas etárias e, principalmente, professores alfabetizadores.“Pretendemos com esse livro e com esta história encantar as crianças, resgatando os brinquedos e as brincadeiras antigas. Também encantar os professores, mostrar que é possível alfabetizar com ludicidade, com afetividade, alfabetizar brincando. Resgatar nossa memória afetiva, reconhecer e valorizar nossas raízes”, ressalta a autora.
Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A partir da grande relevância que o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem na formação de professores, Tânia Magalhães, professora da Faculdade de Educação da UFJF, e Vera Cristóvão, professora da UEL, analisam os materiais de formação continuada de professores ao decorrer da obra. “Já que se trata de um programa nacional de grande impacto nas redes nacionais e estaduais, analisar esses cadernos seria muito interessante para a gente ver quais concepções estão subjacentes a essa formação, isso em termos de alfabetização”, esclarece Tânia Magalhães.
O foco do livro é o conceito de sequência didática que os cadernos de formação utilizam. Tânia explica que “sequência didática é um procedimento para sala de aula para ensinar a escrever e esse procedimento é muito divulgado. Então, a gente estuda as origens desse procedimento teoricamente e, depois, vê nos materiais de formação se o conceito está sendo usado conforme teoricamente concebido”.
Ambos os livros estão disponíveis em formato digital gratuitamente e suas versões físicas serão vendidas hoje no lançamento. O evento é gratuito e aberto ao público.
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Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa