A luta contra o Aedes aegypti ganhou uma importante contribuição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em sua tese de conclusão do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) do campus avançado, Jenifer Carvalho Grossi pesquisou o potencial tóxico das tiossemicarbazonas nas larvas do mosquito. A sessão pública de defesa aconteceu na última segunda-feira, 26. O trabalho recebeu conceito “A”.
Espécie de composto químico, as tiossemicarbazonas possuem inúmeras propriedades farmacêuticas.Existem estudos, por exemplo, que demonstram sua eficáciacomo antibiótico eno tratamentode tumores.Já em relação à sua utilização como larvicida,segundo Jenifer, a literatura ainda é escassa, com apenas um ou dois trabalhos sobre o tema.
A maior parte da pesquisa foi realizada em Governador Valadares, mas algumas atividades foram desempenhadas por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Cinco das 14 tiossemicarbazonas estudadas apresentaram toxicidade considerável nas concentrações testadas. As larvas de Aedes aegypti expostas à substância sofreram alterações em sua estrutura, principalmente no abdômen. A expectativa é que essa deformação morfológica interfira na locomoção delas,o que poderia provocar a mortalidade das larvas.
O desejo de Jenifer Grossi é continuar a pesquisa em um doutorado. “Como a gente evidenciou que as tiossemicarbazonas têm esse potencial, quero estudar mais para evidenciar qual é o mecanismo de ação para o qual elas tem essa atividade larvicida”, afirmou.
Título da dissertação: Avaliação da toxicidade de tiossemicarbazonas derivadas de benzaldeído, acetofenona e benzofenona frente a larvas de Aedes aegypti
Autora: Jenifer Carvalho Grossi
Orientador: Jeferson Gomes da Silva
Membros da banca: Lúcia Alves de Oliveira Fraga (interna) e Caio César de Souza Alves (externo)