O desenvolvimento de um sistema de controle que pode auxiliar pessoas tetraplégicas no uso de cadeiras de rodas pautou o acadêmico Guilherme Marins Maciel em sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) . A proposta apresenta técnicas inovadoras, com o objetivo de facilitar a navegação, evitar colisões e atravessar por passagens estreitas, como portas.
De acordo com o pesquisador, o interesse pelo estudo surgiu devido à possibilidade do impacto social gerado pelo uso de tecnologias da robótica móvel assistida. Guilherme explica que a tecnologia desenvolvida ajuda no deslocamento de pessoas tetraplégicas que conseguem falar e que possuem habilidades locomotoras de músculos do ombro e do pescoço. “Foi criado um sistema de controle compartilhado, por meio do qual o usuário atua diretamente nas decisões de movimentação da cadeira de rodas através de comandos de voz e leves movimentos de pescoço. Ao mesmo tempo, uma inteligência artificial atua em paralelo, ajudando para que os objetivos sejam completados em segurança.”
O protótipo apresentado trata-se de um sensor que fica no topo da cabeça do usuário. Segundo Guilherme, o sensor é semelhante aos dispositivos de movimentos dos videogames. “Para os algoritmos inteligentes, fez-se o uso de uma câmera de profundidade, parecida com o Kinect utilizado no videogame Xbox. A câmera localiza os obstáculos nos arredores, esta informação é utilizada na tomada de decisão nas velocidades da cadeira de rodas.” O aparelho utiliza, ainda, um Headset, que contém microfone e alto-falantes, necessários para a comunicação entre o usuário e a máquina por meio de frases sonoras.
O pesquisador ressalta os benefícios do novo equipamento, que não necessita de conhecimento prévio sobre o ambiente em que a cadeira de rodas irá passar. Além disso, o aparelho possui baixo custo comparado a outros projetos semelhantes desenvolvidos.
Próximos passos
O professor orientador, Ivo Chaves da Silva Junior, ressalta que os próximos passos da pesquisa são no sentido de conseguir espaço em publicações em congressos nacionais e internacionais. “No momento, estamos visando submeter o trabalho final a revistas científicas da área, que servirá para avaliarmos sua real importância junto a comunidade internacional. Dependendo do feedback, partiremos para o patenteamento e estudos com usuários tetraplégicos reais, o que exigirá uma parceria com pesquisadores da área da saúde”, finalizou.
Contatos:
Guilherme Marins Maciel (mestrando)
guilherme.marins@engenharia.ufjf.br
Ivo Chaves da Silva Junior (orientador – UFJF)
ivo.junior@ufjf.edu.br
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Ivo Chaves da Silva Junior (UFJF)
Prof. Dr. André Luis Marques Marcato (UFJF)
Prof. Dr. Leonardo Willer de Oliveira (UFJF)
Prof. Dr. Tales Pulinho Ramos (IF Sudeste MG)
Outras informações: (32) 2102 – 3442 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE)