Foto: Dante Rodrigues

No próximo sábado, 30 de setembro, o Grupo de Pesquisa em Síndrome Metabólica do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoverá uma série de atividades com o objetivo de orientar a população sobre esta síndrome e suas consequências.

Entre 7h e 11h, estudantes e professores da UFJF-GV estarão na Praça dos Pioneiros desenvolvendo uma série de atividades, entre as quais: aferição da Pressão Arterial, medida de glicemia e medidas antropométricas:peso e altura.

A Síndrome Metabólica é um conjunto de sinais e sintomas evidenciados por um grupamento de fatores de risco cardiovascular, geralmente relacionados à deposição centrípeta de gordura e resistência à insulina. Tem importância no panorama epidemiológico, uma vez que, o risco de morte por eventos cardiovasculares é aumentado em 2,5 vezes enquanto a mortalidade geral aumenta em 1,5 vezes.

Neste mesmo evento, os discentes bolsistas e voluntários do projeto de extensão “Descarte de Medicamentos para Promoção do Uso Racional e Seguro” farão uma ação de Educação em Saúde em Parceria com o Conselho Federal de Farmácia de Minas Gerais(CRF-MG), na qual divulgarão informações quanto ao uso, armazenamento e descarte correto de medicamentos e recolherão medicamentos vencidos e/ou em desuso entregues pela população.