O interesse pela comunicação política partidária levou o acadêmico Vinícius Borges Gomes a desenvolver sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa abordou as Propagandas Partidárias Gratuitas (PPGs) dos três maiores partidos do Brasil (PT, PSDB e PMDB) a fim de estabelecer quais as estratégias utilizadas por eles em função da crise de representação política.
Vinícius revela que se aproximou do tema especialmente a partir das pesquisas realizadas na graduação. Ainda nesta ocasião, já percebia que o objeto escolhido é alvo de poucos estudos realizados por profissionais da área. “A Propaganda Partidária Gratuita era um elemento presente no rito político do Brasil desde antes da redemocratização e, ainda assim, era pouco estudada.”
O acadêmico realizou o estudo analisando as propagandas que iam ao ar no período de 2014 a 2017, durante a recente crise política. Seu objetivo foi o de verificar como os partidos realizaram a abordagem sobre si mesmos nessa época. O acadêmico trabalhou com a hipótese de que, em função da crise de representação, os maiores partidos do país buscaram mobilizar aspectos ligados historicamente as suas identidades, apelando para a memória social.
A pesquisa foi desenvolvida a partir da averiguação de 18 propagandas, sendo 6 peças de cada um dos partidos. Assim, foi realizado um percurso teórico que analisou os conteúdos presentes. Para tanto, foram criadas diversas categorias: “As principais linhas foram o estudo da simbiose entre os campos da comunicação e da política; aspectos relacionados ao poder; conceitos e pesquisas sobre campanha permanente; estudo sobre midiatização; investidura na área da ciência política para o estudo sobre representação política, aspectos ideológicos e histórico dos partidos analisados.”
Ao final da pesquisa, Vinícius confirmou a sua hipótese ao ver que, de fato, os três maiores partidos nacionais buscaram sustentar suas narrativas a partir da memória histórica de suas atuações. “Assim, temos o PT voltando às bandeiras tradicionais da esquerda, como a defesa dos trabalhadores, o PSDB resgata a imagem de Fernando Henrique Cardoso, do Plano Real e da superação da inflação, e o PMDB, com sua mudança de nome para MDB (em referência à sua origem no bipartidarismo do período ditatorial) retoma sua atuação na redemocratização e na constituinte, onde teve destaque na liderança dos processos.” O pesquisador acrescenta, ainda, que essas retomadas tinham o intuito de restaurar a imagem desses partidos, dando a eles um sentido para existir no atual cenário político.
O professor orientador Luiz Ademir de Oliveira considera que a dissertação assume papel fundamental por ser um estudo que traz um rico diálogo entre os campos da Comunicação e da Ciência Política. Além da importância acadêmica, ele destaca que a pesquisa contribui para sistematizar a maneira como os discursos políticos e midiáticos refletem um cenário de forte crise institucional que questiona se vivemos em uma democracia no Brasil. “Vinícius conseguiu levantar dados e inferências fundamentais para se compreender como as narrativas levadas na mídia massiva por estes partidos são indícios claros da crise de representação política iniciada já na eleição de 2014, como isso foi se intensificando e apontando novos desdobramentos.”
Fato inesperado pelo acadêmico e seu orientador foi a decisão do Congresso Nacional de extinguir a Propaganda Partidária Gratuita a partir do ano de 2018. Vinícius lamenta o fim das PPG’s, acreditando que tal medida afeta a democracia: “o fim de um espaço que oferecia equilíbrio entre as legendas para que prestassem conta de sua atuação expondo o que pensam sobre os temas de interesse social prejudica a democracia e afasta os representados dos seus representantes.”
Contatos:
Vinícius Borges Gomes (mestrando)
vini-bg@hotmail.com
Luiz Ademir de Oliveira (orientador- UFJF)
luizoli@ufsj.edu.br
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Luis Ademir de Oliveira (orientador- UFJF)
Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF)
Profa. Dra. Luciana Panke (UFPR)
Outras informações: (32) 2102-3616- Programa de Pós-Graduação em Comunicação