A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltou a se destacar no ranking das instituições de ensino superior com melhor desempenho no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Registrando 79,71% de aprovação geral, o campus de Juiz de Fora ficou em quinto lugar nacional e segundo lugar entre as faculdades mineiras de Direito, um expressivo crescimento em comparação com a avaliação anterior, na qual 56,52% dos candidatos foram aprovados.
O campus de Governador Valadares, por sua vez, ficou em 12º lugar nacional e terceiro lugar estadual, com 75% de aprovação. Para elaboração deste ranking, não foram consideradas as instituições com menos de dez candidatos inscritos. Confira ao final a lista com as 12 instituições com melhor resultado e a relação completa da Ordem.
Para a diretora da Faculdade em Juiz de Fora, Aline Araújo Passos, o desempenho dos acadêmicos demonstra o êxito da UFJF na formação de bons profissionais. Dos 69 inscritos, 55 foram aprovados. “ Esse é o nosso principal objetivo, independentemente da atuação que o estudante virá a escolher. Nos empenhamos em formar cidadãos, humanistas, com uma visão crítica do Direito e sobre outras questões sociais, extremamente necessária no momento atual, no qual a atividade jurídica está em evidência. O resultado no exame da OAB é uma consequência desse investimento que a sociedade está fazendo”, afirma.
A professora pontua ainda que o exame tem demonstrado a singularidade da formação das universidades públicas. “Nosso ensino é de qualidade porque proporciona uma interface contínua com a pesquisa e a extensão. Essa interação fornece ao aluno ótimas possibilidades de não só estudar o conteúdo que transmitimos em sala de aula, mas também refletir sobre os problemas da sociedade e analisar questões em pauta na contemporaneidade. Com isso, se tornam profissionais mais preparados e, de fato, engajados na área”, enfatiza.
Entre os 27 aprovados do campus avançado, Tatiane Monteiro e Hozana da Costa Barreiros têm um motivo a mais para comemorar: conquistaram a OAB antes de concluir a graduação. Estudante do 10º período de Direito, Tatiane destacou a sensação de alívio e a certeza de estar no caminho certo: “Eu tenho um compromisso com o ensino público a que tive acesso, ensino de excelência por assim dizer, e quero retornar para a sociedade que custeou minha formação a mesma qualidade no exercício da profissão que eu vier a ter”.
“O comprometimento sério e de excelência do corpo docente em ministrar os conteúdos, não apenas sob um aspecto formal e positivista, mas sim num aspecto crítico, possibilita aos discentes ampliar suas convicções a respeito do que o curso de Direito representa na sociedade brasileira”, acrescentou a colega Hozana.
Para o chefe do Departamento de Direito da UFJF-GV, Bráulio Magalhães, esse equilíbrio entre a formação geral e a prática profissional do aluno garante uma “compreensão mais ampliada que se exige do curso de Direito, abarcando uma formação humana e profissional alinhada com o tempo social exigido na atualidade”, comentou.
Confira aqui o resultado do 24º exame unificado da OAB.
Os 12 primeiros lugares na OAB
UFS 90%
UFERSA 84%
USP (Ribeirão Preto) 81,48
UFMG 80,92%
UFJF (JF) 79,71
UFPI 79,17%
UFF (Volta Redonda) 78,79%
UFPB 78,57%
Unesp 76,92
UFC 75,82%
USP (São Paulo) 75,47%
UFJF (GV) 75%
*Não foram consideradas instituições com menos de dez candidatos inscritos
Outras informações: (32) 2102-3501 (Faculdade de Direito da UFJF-JF)
(33) 3301-1135 (Coordenação de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV)