Com o objetivo de pautar discussões sobre assuntos relevantes no âmbito da saúde primária, a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem o III Congresso de Medicina de Família e Comunidade da Zona da Mata. O evento acontece no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Faculdade de Odontologia da UFJF, entre os próximos dias 17 e 19.
Nesta terceira edição, o Congresso traz, por meio de palestras, questões do cotidiano social, como violência contra a mulher e saúde da população negra. A enfermeira e atual vice-presidente da Lamfac, Marina dos Santos, ressalta o valor de espaços que estimulem o pensamento. “É importante que se tenham espaços democráticos e abertos para discussões como as que estamos promovendo, onde todos possam trocar ideias e compartilhar e construir saberes populares e científicos.”
Segundo Marina, o objetivo do evento é provocar mudanças no modo em que os assuntos discutidos são abordados pelo público e também pelos profissionais da saúde. “A proposta é levar conhecimento para as pessoas, de modo a incitar processos de transformação de concepção e sistema de cultura, principalmente, dos profissionais e dos futuros profissionais de saúde presentes, que normalmente estão na assistência e atendendo diretamente à toda nossa comunidade.”
As palestras serão ministradas por especialistas de diversas áreas e, apesar de ter como públicos-alvo acadêmicos e profissionais, busca alcançar todos os interessados em discutir os assuntos propostos. Oficinas e apresentações de trabalhos também ocorrerão ao longo dos três dias do encontro.
As inscrições no valor de R$ 35 podem ser realizadas diretamente com os organizadores do Congresso ou no site do evento.
Outras informações: III Congresso de Medicina de Família