Prazo para solicitação terminou no último domingo, 15, com quase 4 milhões de inscritos (Foto: Twin Alvarenga)

Serão divulgados na próxima segunda, 23, os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O prazo para solicitação terminou no último domingo, 15, com um total de 3.818.663 pedidos – 19% a menos que no ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Este é o primeiro ano em que o pedido de isenção acontece em um período anterior às inscrições para o exame. A mudança feita pelo governo federal visa a cortar gastos, uma vez que o prejuízo com faltas no Enem somou R$1 bilhão só nos últimos cinco anos. No ano passado, dos 4.731.592 candidatos que receberam direito à isenção, 40% faltou a pelo menos um dos dias de prova.

Além dos estudantes que têm direito à isenção garantido por lei, o Enem também é gratuito para alunos do terceiro ano que cursam o ensino médio em escola pública. Este ano, porém, mesmo esses alunos tiveram que solicitar a isenção antes do período de inscrições, o que resultou numa queda de meio milhão de inscritos isentos por essa categoria. Em 2017, 1.486.448 concluintes do ensino médio em escola pública tiveram direito a isenção, 34,6% a mais que os 971.924 deste ano.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado na próxima segunda-feira, 23, mas mesmo os candidatos contemplados devem realizar sua inscrição no site do Enem entre os dias 7 e 18 de maio. Quem tiver o pedido negado pode recorrer entre os dias 23 e 29 de abril, apresentando novos documentos que comprovem seu direito ao benefício.

A nota no Enem é utilizada para tentar o ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ou outra instituição de ensino superior público através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No caso da UFJF, há também a possibilidade de ingresso por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Nos casos dos cursos de Música ou Arquitetura e Urbanismo, os candidatos devem participar de vestibular com prova de habilidade específica. A nota do Enem também viabiliza o candidato a concorrer a bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma Enem 2018:

2 a 11 de abril – Solicitação de isenção da taxa de inscrição