Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 04/04/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/04-04-2018/com-novo-treinador-cruzeiro-imperadores-vai-estrear-na-ufjf.html

Título: Com novo treinador, Cruzeiro Imperadores vai estrear na UFJF

A primeira apresentação oficial do Cruzeiro Imperadores será em Juiz de Fora. A equipe, reforçada após a junção entre o JF Imperadores e o Cruzeiro, tem largada na temporada em duelo o Pouso Alegre Gladiadores (MG) pelo Campeonato Mineiro no sábado (14), às 16h, no campo da UFJF, palco das partidas em 2017. O projeto conta com mais uma novidade norte-americana. Scott Spencer, campeão da Liga Nacional pelo Sorriso Hornets (MT) no ano passado, foi contratado como novo head coach do time. O compatriota Joe Daniels, inicialmente anunciado para a função, será técnico do time de especialistas e de scout (análise de informações).

A dupla já está na cidade, assim como a maior parte do elenco. Casado com uma brasileira e pai de três filhos, Spencer se mostrou adaptado à língua portuguesa ao conceder entrevista exclusiva à Tribuna e otimista ao projetar trabalho nos Imperadores. “Sinto que nasci para ser Cruzeiro. Me toca muito esse time do povo. Venho de uma situação humilde, quando jovem, então sei o que é lutar pelas coisas. E é algo que vejo nos brasileiros. Sinto que ter esse privilégio é meu destino, fazer parte da nação azul, e pretendo ganhar títulos. Perguntei ao presidente quais as expectativas e ele me respondeu que era ser campeão. Disse, então, que tinham o cara certo.” De acordo com o presidente do Cruzeiro Imperadores, Laércio Azalim, o time atualmente é composto por 104 atletas, sendo 22 de fora do município, quase 80% do time formado por juiz-foranos. O diretor explicou à Tribuna a decisão de atuar primeiro na UFJF.

“A gente tinha pensado na possibilidade de fazer dois jogos em casa no Mineiro e tínhamos combinado de ser um em Juiz de Fora e outro em Belo Horizonte. Como a abertura do Brasileirão para o Cruzeiro, no futebol, passou para o dia 14, no Mineirão, e não podemos concorrer com eles no mesmo dia, optamos por fazer a partida em Juiz de Fora”, esclarece o mandatário.

Ainda de acordo com Azalim, deve ser cobrado o mesmo valor do ano passado, de R$ 10. A venda deve ser iniciada no início da próxima semana. “A única diferença em relação aos jogos de 2017 é em relação ao horário. Antes fazíamos domingo de manhã, mas como esse adversário vem de muito longe (cerca de 350km de Juiz de Fora), quiseram passar para o sábado, às 16h”, explica.

O Campeonato Mineiro de Futebol Americano já foi iniciado. Ao todo, dez equipes divididas em três grupos disputam a competição. Os Imperadores estão na chave C ao lado dos Gladiadores, primeiro adversário, além de Contagem Inconfidentes e Betim Bulldogs. As duas últimas já se enfrentaram, com triunfo betinense por 14 a 11.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 04/04/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/04-04-2018/ufjfasepel-estreia-no-mineiro-de-base-no-estadio-municipal.html

Título: UFJF/Asepel estreia no Mineiro de base no Estádio Municipal

O sonho de adolescentes juiz-foranos em seguir carreira no esporte terá novo capítulo neste sábado (7). A equipe do Futebol UFJF, projeto de extensão da Federal na modalidade, volta a disputar a segunda divisão sub-15 e sub-17 do Campeonato Mineiro, com estreia neste sábado (7). Os duelos serão contra o Bangu Esporte Clube, de Congonhas (MG), e estão marcados para as 9h, da categoria mais jovem, e 11h no sub-17. A novidade fica por conta do local: o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, com entrada gratuita do público.

Coordenador do projeto, o professor Marcelo Matta comemorou a possibilidade de atuar no maior palco esportivo da cidade. “Foi em função da nossa pista de atletismo e campo de futebol serem utilizados nesse fim de semana no Campeonato Mineiro de Atletismo. Como a Federação Mineira de Futebol está muito rigorosa na vistoria dos campos, nos orientou a solicitar o Estádio Municipal. Explicamos a situação para a Prefeitura, e o secretário de esportes, Julio Gasparette, nos entendeu. O ponto mais bacana agora talvez seja esse da ansiedade dos meninos. Estamos preocupados, é claro, mas queremos oportunizar uma competição de alto nível a eles, com a primeira vez do projeto no estádio”, relata.

Como citado pelo profissional responsável pelo projeto de futebol de base, outra novidade na temporada está na parceria com a Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel), que irá auxiliar a equipe na captação de recursos através das leis de incentivo ao esporte, como já é realizado pelo JF Vôlei. A dupla com o Uberabinha, que ficou com a vaga na elite estadual até anunciar a desistência, na última segunda, foi finalizada ainda em 2017. Agora com filiação da Asepel, a UFJF volta a buscar o acesso, conquistado em 2016. A diferença para o atual cenário é a maior esperança de melhorias, como destacou o técnico do sub-17, Alex Nascif, vice-campeão em 2016 pela mesma faixa etária.

“Estou no projeto desde 2011, quando sonhávamos com a disputa do Mineiro, e sete anos depois isso é uma realidade. Voltamos a jogar a segunda divisão com uma perspectiva de melhora porque essa parceria com a Asepel nos permite isso em função das leis de incentivo ao esporte. É o único meio que a gente vê para solucionar os déficits de hoje. Iniciamos os treinos no dia 29 de janeiro. Pouco antes disso captamos os jogadores. Apesar das dificuldades, nosso diferencial são os treinamentos. Tenho certeza que chegaremos muito bem na competição”, aposta ele.

Nascif tem como auxiliares Wanderley Tavares e Bruno Petrus, além do preparador físico Guilherme Acácio, do treinador de goleiros das duas categorias, João Gabriel Gerheim, e analista de desempenho Eduardo Kaehler. Na outra faixa etária, o comando é do treinador Thadeu Luiz, com trabalho dos auxiliares Felipe Fernandes e Pedro Horta e do preparador físico Vinícius Xavier.

Ao projetar os obstáculos esperados no Estadual, Thadeu lembra de sua participação na equipe sub-15 campeã da segunda divisão há duas temporadas. “Trabalhei com o Dudu (técnico Sérgio Eduardo), do Uberabinha, e levamos o título em um campeonato muito aguerrido. A elite já é mais técnica e tática, as equipes são melhores, mas na segunda divisão são jogos mais físicos, de força. Passamos aos meninos desde o início a importância de vencer em casa, principalmente, porque lá fora encontraremos jogos muito difíceis. Mas claro que buscaremos vencer todos”, analisa.

Contando as horas

Fã de Neymar, o atacante da equipe sub-15, João Marcos Moura de Oliveira, 15 anos, do Bairro Belo Aurora, não vê a hora de estrear na competição. “Tem três anos que estou no projeto, fiquei sabendo dele e vim fazer um teste. E essa vai ser a primeira vez que vou disputar o Mineiro. Espero que a gente comece ganhando e leve o título no fim”, idealiza.

O jovem também está ansioso para jogar no Estádio Municipal. “Vai ser diferente, é mais uma emoção e já bate a ansiedade. Às vezes a gente não consegue nem dormir direito. Imagino fazer um gol no estádio. É um dos meus sonhos, assim como virar jogador profissional e poder dar melhores condições para a minha família”, revela.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 04/04/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/04-04-2018/a-61.html

Título: Sob nova direção

O professor Eduardo Barrére é o novo diretor do Instituto de Ciências Exatas da UFJF. Barrére está sucedendo o professor Wilhelm Passarela Freire, de quem foi vice-diretor.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 04/04/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/04-04-2018/a-61.html

Título: Encontro literário

Tem coordenação da professora da Faculdade de Direito da UFJF, Ellen Rodrigues, o projeto de extensão “Mulheres, apesar do cárcere”. O encontro debate obras literárias com as detentas da Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, no Linhares.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 05/04/2018

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/bruno-siqueira-deixa-a-prefeitura-de-juiz-de-fora.ghtml

Título: Bruno Siqueira deixa a prefeitura de Juiz de Fora

O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (MDB), anunciou na tarde desta quinta-feira (5) que vai deixar o cargo. A informação será publicada oficialmente no Atos do Governo até o próximo sábado (7), que é a data limite para que ele seja exonerado e assim estar apto a concorrer às eleições de 2018.

O anúncio oficial deverá ser feito em coletiva de imprensa prevista para ocorrer às 9h da manhã desta sexta-feira (6) na sede do MDB em Juiz de Fora.

O líder do Executivo convocou o secretariado e fez uma reunião para comunicar a todos da decisão. O político estava no segundo mandato consecutivo e ainda não informou para qual cargo será candidato.

Há a possibilidade de Siqueira concorrer aos cargos de vice-governador, senador ou deputado federal. Contudo, o prefeito disse que a afirmação ocorrerá somente em julho.

Quem assumirá o cargo a partir do momento que Bruno Siqueira sair, será o vice Antônio Almas (PSDB), de 58 anos, que é médico nefrologista há 34 anos.

Prefeito estava no 2º mandato

Bruno Siqueira foi reeleito para o cargo de prefeito no dia 30 de outubro de 2016. O peemdebista teve 151.194 votos, o que correspondeu a 57,87% dos votos válidos, contra 110.059 de Margarida Salomão (PT) – 42,13%. Na época, ele disse ao G1 que “ia lutar por um futuro melhor para a cidade”.

“Eu e o Dr. Antônio Almas vamos lutar muito por essa cidade. Vamos lutar, vamos trabalhar, vamos fazer a cada dia Juiz de Fora uma cidade melhor para se viver”, disse na Praça do Poço Rico após o resultado das urnas.

Bruno Siqueira tinha 41 anos quando venceu as eleições. Ele é casado desde 2006 com Daniele Camacho Siqueira e tem um filho, Bernardo. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte.

Foi eleito vereador por três mandatos seguidos (2000 a 2004; 2004 a 2008; 2008 a 2012). Nas eleições municipais de 2008, ele se reelegeu com 6.483 votos, sendo presidente da Câmara nos anos de 2009 e 2010.

Em 2010, ele foi eleito deputado estadual com quase 70 mil votos. Na Assembleia Legislativa, foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

Em 2012, o peemedebista foi eleito prefeito de Juiz de Fora no segundo turno das eleições com 163.174 votos, o que equivale 57,16% do total de votos válidos.

Antônio Almas

O vice-prefeito de Juiz de Fora é casado e pai de dois filhos. Aprovado em concurso público da Prefeitura de Juiz de Fora, em 1984, foi nomeado como médico da UAPS no Bairro São Judas Tadeu e do Posto de Saúde da Vila Mello Reis. Posteriormente, foi transferido para o Posto de Saúde do Bairro Santa Cruz, onde atuou até 1992, quando foi eleito vereador da cidade por dois mandatos consecutivos.

Após os dois mandatos como vereador, dirigiu a Policlínica de Benfica de janeiro 2001 a março de 2004 e de janeiro a setembro de 2009, quando promoveu reforma da unidade e implantação do Pronto Atendimento Infantil. Atuou no Serviço de Controle de Diabetes, Hipertensão e Obesidade do SUS.

É membro do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia, do Centro de Tratamento de Doenças Renais e do Hospital Monte Sinai. Além de ser Professor da Faculdade de Medicina de Juiz de Fora – UNIPAC. Realiza trabalho social de forma voluntária, com atendimento profissional semanal, no Bairro Francisco Bernardino, desde 1982.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 05/04/2018

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/onibus-urbano-adota-autismo-como-tema-de-campanha-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: Ônibus urbano adota autismo como tema de campanha em Juiz de Fora

Está circulando pelas ruas de Juiz de Fora um ônibus urbano que chama atenção para o transtorno do espectro autista (TEA). Adesivado de azul, com referências e informações a respeito do tema, o coletivo é uma das ações da campanha “Abril Azul”.

O veículo vai trasportar passageiros da linha 211 -Rio Branco durante todo o mês de abril. Dentro da programação especial, a Secretaria de Saúde preparou uma séria de palestras e discussções a fim de sensibilizar a sociedade e chamar atenção para o autismo.

Para o secretário de Comunicação do Executivo, Michael Guedes, a intenção é despertar a população para temas sociais que demandam sensibilidade e engajamento. “Mais uma vez somos parceiros na tarefa de conscientizar a população para causas que envolvem o seu bem-estar. E esse é um dos nossos objetivos”, disse.

Programação

Uma mesa-redonda com o tema “Autismo: Desvende esse Mundo” é realizada nesta sexta-feira (6). O evento ocorre no auditório do Centro de Vigilância em Saúde, qur fica na Avenida dos Andradas, n°475, no Centro da cidade, das 10h às 12h.

Outros temas, como “O trabalho possível no Caps”, “Alimentação, medicamentos e uso de canabidiol em TEA”, “Manejo e a prática clínica do autismo” e “Diagnóstico e Intervenção precoce no Autismo” também serão abordados.

No sábado (7), está prevista uma passeata a partir das 8h. A concentração será na Praça da Estação. Além disso, atividades serão oferecidas no Parque Halfeld até às 13h.

Encerrando a “Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo”, um piquenique às 10h, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura e as inscrições podem ser feitas através do e-mail dsme@pjf.mg.gov.br .

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 06/04/2018

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/eu-nao-tenho-um-projeto-de-poder-diz-bruno-siqueira-ao-anunciar-renuncia-a-prefeitura-de-juiz-de-fora.ghtml

Título: ‘Eu não tenho um projeto de poder’, diz Bruno Siqueira ao renunciar à Prefeitura de Juiz de Fora

Bruno Siqueira (MDB) anunciou oficialmente na manhã desta sexta-feira (6) que está renunciando ao cargo de prefeito de Juiz de Fora para se candidatar ao Senado por MG.

Em entrevista coletiva na sede do Movimento Democrático Brasileiro, no Bairro Poço Rico, ele confirmou a intenção de disputar o cargo nas eleições de outubro de 2018.

Siqueira assinou a carta de renúncia no início desta tarde, em solenidade no Teatro Paschoal Carlos Magno. O documento foi entregue ao presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Mattos. Às 14h, está prevista a posse do vice-prefeito, Antônio Almas (PSDB), no plenário da Câmara.

Antes da entrevista, ele fez um balanço dos mais de cinco anos de gestão desde que assumiu o Executivo, em 2012. Durante sua fala, houve críticas ao governo federal da ex-presidente Dilma Rousseff, apontou a necessidade de mudança dentro do próprio MDB e explicou que a proposta apresentada nas eleições municipais aos moradores de Juiz de Fora terá sequência sob com comando de Almas.

“Nós temos um projeto de governo. Eu não tenho um projeto de poder, nós não temos um projeto de poder. Juiz de Fora vai dar continuidade a este projeto com o prefeito Antônio Almas, com a nossa equipe, uma equipe que sempre trabalhou e vai continuar trabalhando para desempenhar da melhor forma possível o trabalho para o cidadão juiz-forano”, disse.

Nesta quinta-feira (5), o líder do Executivo convocou o secretariado comunicou a todos a decisão.

Senado: seguindo passos de Itamar Franco

As especulações apontavam que Siqueira poderia concorrer aos cargos de vice-governador ou deputado federal. Na coletiva, ele deixou claro que a meta dele é o Senado, descartando, a princípio, algum “plano B”

“O foco é o senado. Vou lutar dentro do partido pela candidatura. Por ter ocupado o cargo de prefeito, sei a importância destes recursos federais e estaduais chegando aos municípios. E por isso que vou lutar por esta candidatura onde posso, caso seja a vontade do partido e da população de Minas Gerais, posso representar o povo mineiro no Congresso Nacional, no Senado Federal”, afirmou.

Durante a entrevista coletiva, ele destacou que assim como o ex-presidente Itamar Franco em 1974, depois de cinco anos e meses como prefeito, decidiu pleitear a candidatura. E reconheceu que segue o exemplo do padrinho político.

“Eu não sou o Itamar, mas o que ele fez de ética, transparência, eficiência, no caso da Prefeitura, grandes obras, isso realmente a gente leva para a vida pública. Já tive a honra de administrar Juiz e Fora, de executar diversos projetos importantes, obras públicas, projetos sociais, projetos na saúde, educação para o nosso município. Nesse sentido poder seguir a sua filosofia, o seu jeito de trabalhar, podemos dar continuidade. Evidentemente o futuro dirá o que vai acontecer na questão política da minha vida pública, mas sem dúvida nenhuma todos os fundamentos e ensinamentos que tive com ele vão dar sequência na continuidade no trabalho que faço na vida pública”, comentou.

Sequência do projeto de governo em Juiz de Fora

Bruno Siqueira destacou que a renúncia para tentar concorrer ao Senado não significa uma ruptura no modelo de gestão do município. Ele disse que o programa de governo em andamento deste a primeira gestão dele terá sequência sob o comando de Antônio Almas.

“Evidentemente que ele vai tocar a Prefeitura da sua forma, com algumas pequenas mudanças que irá fazer no decorrer do tempo porque isso inclusive é natural. Mas o corpo da equipe continua porque é um projeto de governo, um programa que nós apresentamos para a cidade, eu e ele, nós vamos dar continuidade. Ele vai ter desafios diários de administrar uma cidade com quase 600 mil habitantes. Sem dúvida ele terá os servidores, uma equipe muito competente ao seu lado para que ele possa fazer com que estas políticas públicas sejam implementadas, complementadas, continuadas na Prefeitura”, ressaltou.

Além disso, ressaltou que mesmo renunciando, continuará ajudando a gestão de Antônio Almas. “Mesmo não estando na Prefeitura, estarei ao seu lado, apoiando, ajudando, seja com cargo ou sem cargo para fazer com que a nossa cidade possa avançar”, afirmou.

Críticas ao PT e pedido de mudança no MDB

Ao contextualizar a importância de pleitear a chance de concorrer ao Senado, Siqueira fez várias críticas à gestão petista de Dilma Rousseff, inclusive à especulação de que ela pode também concorrer a uma cadeira no Senado por Minas Gerais. “A ex-presidente Dilma quebrou o país, ajudou a quebrar o nosso Estado, parece que agora ela quer levar as suas ideias para o Congresso Nacional. Caso ela faça isso, evidentemente será muito ruim para o país”

Ao ser questionado, considerou “incoerente” a especulação que aponta uma possibilidade de coligação do MDB com PT em Minas.

“Essa proximidade aconteceu na campanha do governo do Estado, mas sabemos que no Brasil não acontece. Aqui em Juiz de Fora, com todo respeito inclusive ao Partido dos Trabalhadores (PT), não acontece. É uma questão que vai ser muito debatida internamente, porque em várias cidades de Minas esta proximidade não acontece. Há uma incoerência hoje em relação a isso, uma questão eleitoral, mas não tem fundamento do ponto de vista da coerência das cidades mineiras da questão nacional”, analisou.

Para ele, o movimento interno do partido aponta para outra direção. “Nós sabemos quer há uma força muito grande dentro do partido, principalmente das bases, dos prefeitos, dos vereadores para que nós possamos ter, das lideranças partidárias, candidatura própria ao Estado”, analisou.

No entanto, ele considera que a própria legenda também precisa se reformular. “O partido precisa mudar muito a sua filosofia. Precisa estar mais próximo à população, o meu chefe é o povo, não tenho outro chefe. E neste sentido nós queremos lutar muito para esta candidatura no Senado. Caso conquistamos dentro do partido a candidatura, levaremos para os mineiros as nossas propostas, os nossos desafios para melhorar a vida da população”, comentou.

Vice assume Prefeitura

Quem assumirá o cargo a partir da tarde desta sexta será o vice-prefeito Antônio Almas (PSDB), de 58 anos, que é médico nefrologista há 34 anos. Almas é casado e pai de dois filhos.

O vice foi aprovado em concurso público da Prefeitura de Juiz de Fora em 1984, quando foi nomeado médico da UAPS no Bairro São Judas Tadeu e do Posto de Saúde da Vila Mello Reis.

Em 1992, foi eleito vereador da cidade por dois mandatos consecutivos. Em seguida, dirigiu a Policlínica de Benfica de janeiro 2001 a março de 2004 e de janeiro a setembro de 2009, quando promoveu reforma da unidade e implantação do Pronto Atendimento Infantil.

Atuou no Serviço de Controle de Diabetes, Hipertensão e Obesidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e é membro do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia e do Centro de Tratamento de Doenças Renais e do Hospital Monte Sinai.

Siqueira estava no 2º mandato

Bruno foi eleito para o cargo de prefeito pela primeira vez em 2012, no segundo turno das eleições, com 163.174 votos, o que equivalia na época a 157,16% do total de votos válidos. Em 2016, o peemdebista foi reeleito com 151.194 votos, 57,87% dos votos válidos, contra 110.059 de Margarida Salomão (PT) – 42,13%. Na época, ele disse ao G1 que “ia lutar por um futuro melhor para a cidade”.

Bruno Siqueira tinha 41 anos quando venceu a última eleição. Ele é casado desde 2006 com Daniele Camacho Siqueira e tem um filho com ela. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte.

Foi eleito vereador por três mandatos seguidos (2000 a 2004; 2004 a 2008; 2008 a 2012). Nas eleições municipais de 2008, ele se reelegeu com 6.483 votos e foi presidente da Câmara nos anos de 2009 e 2010, ano em que foi eleito deputado estadual com quase 70 mil votos. Na Assembleia Legislativa, foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Painel

Data: 06/04/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/painel/06-04-2018/abaixo-assinado-defende-candidatura-propria-do-mdb-ao-governo-de-minas.html

Título: Chaloub na CBN

O cientista político Jorge Chaloub, da UFJF, destacou, nesta quinta-feira, no programa “Pequeno Expediente”, da Rádio CBN, que o cenário político fica totalmente aberto numa eventual prisão do ex-presidente Lula, uma vez que nenhum nome ocupa hoje os espaços políticos disponíveis pelo representante petista. Observou, porém, que qualquer previsão, agora, é incerta ante a própria mobilidade do quadro político. Ele observou ainda que nem mesmo os outsiders, que tentam demonizar a política, têm a garantia de que vão tirar vantagens.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 06/04/2018

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/06-04-2018/257247.html

Título: Cotação alta em SP

Ex-professor da UFJF, o pediatra Luiz Antônio Tavares Neves fez conferência com transmissão ‘online’, na Faculdade de Saúde Pública da USP, para mestrandos e doutorandos em saúde perinatal. Ele falou sobre os aspectos preventivos da lesão cerebral em recém-nascidos prematuros.

— —