Lívia Leite, assessora de comunicação da Andifes, abriu o I Fórum de Comunicação da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas)

“A Imagem Institucional da Universidade é uma responsabilidade de todos”. Reforçando essa afirmação diversas vezes ao longo de sua palestra, a assessora de Políticas Públicas da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Lívia Leite, deu início às atividades do 1º Fórum de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta segunda-feira, 2. O evento, promovido pela Diretoria de Imagem Institucional, visa a promover a troca de experiências e conhecimento entre os participantes, estreitando o diálogo com jornalistas, assessores, outros profissionais de comunicação e, principalmente, usuários dos serviços do setor.

Durante a abertura do Fórum, o assessor de imprensa da Diretoria de Imagem, professor Ricardo Bedendo, destacou a oportunidade para que a comunidade acadêmica (estudantes, técnico-administrativos em educação, docentes e terceirizados) apresentem suas demandas em relação à comunicação da Universidade. “Estamos diante de uma iniciativa absolutamente estratégica, que nasceu no planejamento de gestão do reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene Silva, que reconheceram, logo de partida, a importância de debatermos e trocarmos experiências sobre política e planejamento de comunicação da UFJF”, afirma.

“Participar desse momento é uma honra”, reconhece Lívia. “É fundamental promover esse tipo de espaço de discussão, pois a comunicação institucional está em constante mudança e, por isso, precisa estar sempre em pauta, de modo que possamos nos adequar a essas mudanças. Além disso, estamos envoltos em um contexto comunicacional muito negativo e oscilante, onde se faz ainda mais necessário estar preparado. O Fórum começa a plantar um modelo de comunicação que nós precisamos adotar para mudar essa crise que vem sendo combatida todos os dias”, enfatiza a assessora.

Todos pela comunicação

Com 13 anos de experiência em comunicação pública e política, Lívia relata que viu, no início de sua trajetória, as redes sociais darem seu primeiro passo nesse segmento. “De lá para cá, as pessoas se tornaram mais imediatistas, lendo menos e querendo uma comunicação feita para elas. Tanto que o Twitter, por exemplo, tornou-se um símbolo da comunicação nos tempos atuais: transmite uma informação rápida, direta e objetiva. Além dessa mudança, temos que considerar que as universidades são interdependentes, o que torna inviável estabelecer um padrão de comunicação institucional para todas. Cada instituição deve pensar a estratégia que melhor atende seu perfil”, explica.

Para Lívia Leite, a formação de opinião pública se tornou mais instantânea com a disseminação das redes sociais. “A comunicação não pode ser encarada como uma exclusividade ou propriedade do jornalista e das assessorias de comunicação, e sim como prioridade por todos os setores, em níveis hierárquicos diferentes – horizontal e verticalmente. Isso é fundamental para fortalecer a imagem que se quer transmitir”.

Ricardo Bedendo, representando a Diretoria de Imagem Institucional da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas)

A assessora da Andifes destacou ainda a importância de mostrar à sociedade que a universidade pública é um investimento social que possibilita ao Brasil ter competitividade econômica internacional e está por trás de grandes avanços científicos. “Quando se tira um direito da Universidade, você tira do cidadão. Ao prejudicar a instituição, você faz o mesmo com o nosso país. Quem tem o poder de convencer as pessoas sobre esse papel é o aluno, o professor e o funcionário, ou seja, quem está na Universidade. Mas a comunidade acadêmica precisa de sentir parte da instituição para poder defendê-la. É um movimento que ecoa, naturalmente transmitido para o contexto social externo”, pontuou.

Ainda segundo Lívia, embora essa compreensão seja fruto de um trabalho de conscientização gradual, de convencimento e adesão, é ele que esclarece para cada setor da instituição a importância de comunicar o que fazem. “A Universidade é um organismo vivo, mas, para que ele possa funcionar com seu máximo potencial, todos precisam entender a comunicação como sua responsabilidade. Precisamos pensar a Imagem Institucional com a mesma importância do serviço que é desenvolvido pela UFJF. Afinal, de nada adianta realizar o melhor trabalho do mundo, se ele não for comunicado”, concluiu.

A programação do Fórum segue com palestras nesta terça e quarta-feira, 3 e 4,  de 8 às 12h, e grupos de discussão (GDs) à tarde, de 14h às 16h. É preciso ficar atento aos diferentes locais de realização de cada atividade, divulgados no site do evento.

Outras informações: (32) 2102-3967 / 3966 / equipecerimonial@comunicacao.ufjf.br (Diretoria de Imagem Institucional