Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 07/01/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjfliberacomprovantedopismnestasexta/

UFJF libera comprovante do Pism nesta sexta

A UFJF disponibiliza nesta sexta o acesso ao comprovante definitivo de inscrição para os candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2016. O documento traz informações cadastrais e os locais para realização das provas, que serão aplicadas nos dias 17 e 18 de janeiro. O programa bateu recorde de inscrições nesta edição, contabilizando 23.962 candidatos, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, quando o número foi de 22.300. O curso de medicina foi o mais procurado, com um total de 512 candidatos para as 54 vagas ofertadas no Campus de Juiz de Fora. No entanto, a maior concorrência, levando-se em consideração todos os grupos, é pelo curso de psicologia no Grupo B, com 30 candidatos disputando uma vaga. O Pism oferece 1.161 vagas em 59 cursos dos campi de Juiz de Fora e outras 250 em dez cursos de Governador Valadares. Mais informações no site http://www.pism.ufjf.br/.

——————————————–

Veículo: Blasting News

Editoria: Educação

Data: 07/01/2016

Link: http://br.blastingnews.com/educacao/2016/01/enem-saiba-quais-sao-as-notas-de-corte-para-cursos-de-engenharia-00724639.html

ENEM: SAIBA QUAIS SÃO AS NOTAS DE CORTE PARA CURSOS DE ENGENHARIA

Após Medicina, que é o curso mais procurado pelos estudantes, e que possui altíssimas notas de corte, as Engenharias são outros cursos muito concorridos. As engenharias mais buscadas são as Civil, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, havendo ainda a de Produção, a de Pétroleo, entre outras.

No campo da Engenharia Elétrica, as 5 maiores cortes são: 1º lugar – UFRJ – 781,69 pontos. 2º lugar – UFSCAR – 776,81 pontos. 3º lugar – UFJF – 774,76 pontos. 4º lugar – UFU – 771,65 pontos. 5º lugar – UNB – 770,43 pontos. Há notas de cortes menores na ampla concorrência, porém costumam estar acima de 650.

Na Engenharia Civil, a maior corte costuma estar na Universidade Federal do Paraná, com 800,612. Logo atrás vem a UFRJ, com 792,35, a UTFPR, com 780,88, além da Federal de Uberlândia, com 778,28.

Na Engenharia Mecatrônica, em primeiro lugar fica a Universidade de Brasilia – 773,8 pontos, em segundo a Universidade Federal de Uberlândia – 773,56 e em terceiro o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – 729,9 pontos. A menor corte na ampla concorrência foi 690.

Para o curso de Mecânica, a relação foi: 1º lugar – UFRJ – 793,08 pontos. 2º lugar – UFU – 790,14 pontos. 3º lugar – UFSCAR – 789,97pontos. 4º lugar – UTFPR – 781,11 pontos. 5º lugar – UNIFEI – 780,48 pontos. A menor corte foi 575,12, com cotas.

Na área voltada à Engenharia do Petróleo, a relação ficou em: 1º lugar – UFRJ – 780,63 pontos. 2º lugar – UFF – 758,88 pontos. 3º lugar – UENF – 748,72 pontos. 4º lugar – UDESC – 746,56 pontos. 5º lugar UFPEL – 733,88 pontos. O curso é oferecido por pouquíssimas universidades e muito procurado devido às amplas ofertas no mercado de trabalho.

Todas essas cortes foram filtradas do SISU 2014 e 2015, sendo que não muitas mudanças ocorrem entre a dinâmica de um ano e outro.

Cada área tem um segmento em específico, trabalhando no engenho de criação, desenvolvimento e manutenção de cada força em especial.

As notas do ENEM 2015 serão divulgadas nessa sexta-feira, dia 08 de Janeiro, e o SISU 2016 será aberto na segunda-feira, dia 11 de Janeiro.

——————————————–

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 08/01/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/umbairrosobdiversosolhares/

Um bairro sob diversos olhares

Localizado em um dos mais antigos e tradicionais bairros de Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio é referência visual, artística e histórica para a localidade, que também possui suas peculiaridades, pontos de referência e um cotidiano todo particular. A fim de registrar o que vai além dos seus muros, a instituição promoveu o concurso fotográfico “Mariano Procópio: O museu e o bairro”, que terá os trabalhos finalistas exibidos a partir deste domingo, às 10h, na varanda do parque do museu. Serão 14 trabalhos que ficarão expostos no local até 13 de março, mostrando um pouco da história, do patrimônio e do dia a dia do bairro.
Os trabalhos premiados pela instituição foram os de Tamires Gasparetto Orlando, Hugo Bonfatti Delgado e Magali Bastos Altomari de Souza, que, assim como os demais concorrentes, foram avaliados pela comissão julgadora formada pela pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria; pela professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Comppac), Ana Barbosa; e pelo repórter fotográfico Oswaldo Luiz Calzavara. Para definir os finalistas e vencedores, foram utilizados como critérios ineditismo, originalidade, técnica utilizada e adequação ao tema. Já o dia para o início da exposição (10 de janeiro) foi escolhido por ser a data de nascimento do fundador do museu, Alfredo Ferreira Lage. Segundo o diretor do Museu Mariano Procópio, Douglas Fasolato, o concurso tem como um dos objetivos valorizar a fotografia. “Começamos anos atrás um inventário da instituição e catalogamos mais de 35 mil itens em diversos materiais, como as imagens feitas em daguerreótipo, incluindo uma grande quantidade do século XIX. Muita coisa era do Ferreira Lage, que era amador, e vimos que precisávamos reforçar a questão da fotografia no museu, a relação do público com a foto”, explica. “Começamos com o ‘Safári no parque’, em 2009, e desde então transformamos esse olhar fotográfico do público em exposições temáticas.”
Se essas exposições concentravam-se em temas ligados à instituição, como o patrimônio do museu, as artes, a fauna e flora do parque do Mariano Procópio, desta vez o concurso mirou no entorno do museu. “Percebemos que era preciso trabalhar a vizinhança do museu, ampliando o sentimento de pertencimento por parte da comunidade. O entorno também precisa ser preservado, mas para preservar é preciso conhecer, mas não só o patrimônio material, como igualmente o imaterial. Afinal, o reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro não foi apenas do Museu Mariano Procópio, como também do bairro.” Ainda de acordo com Douglas, o concurso teve uma boa participação de moradores do próprio bairro – sendo que Tamires Gasparetto Orlando, vencedora do concurso, tem uma ligação sentimental com o bairro, que frequenta desde a infância e onde vive parte de seus parentes. O fato de nomes ainda pouco conhecidos estarem entre os vencedores é outro ponto que o diretor da instituição destacou. “Tivemos entre os três primeiros lugares fotógrafos que não são canônicos, que não conhecíamos pessoalmente e com visões diferentes”, comemora. “Muitas fotos tiveram a visão que o museu queria instigar: um pequeno detalhe, um ornamento, gesto, ofício, que muitas vezes passaria despercebido. Queremos que o Mariano Procópio seja um construtor da identidade e tenha ligação com a contemporaneidade.”
“O MUSEU E O BAIRRO”
Abertura neste domingo, às 10h. Visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Até 13 de março
Parque do Museu Mariano Procópio
(Rua Mariano Procópio 1.100 – Mariano Procópio)

——————————————–

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 08/01/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjfdisponibilizacomprovantedefinitivodopism/

UFJF disponibiliza comprovante definitivo do Pism

A UFJF disponibilizou na tarde desta sexta-feira (8) o comprovante definitivo de inscrição para os candidatos que irão prestar os três módulos do Pism 2016. Para acessá-lo, o candidato deve entrar no site do Siga. A impressão do mesmo é obrigatória para que o estudante possa apresentá-lo nos locais de prova e realizar os exames. No comprovante constam os seguintes dados: nome do candidato, local do exame, número de identidade, data, horário e, no caso dos candidatos do Módulo III, há ainda a opção de curso especificada. Neste ano, as provas acontecem nos dias 17 e 18 de janeiro, das 13h às 17h30.
Segundo a UFJF, a partir do momento em que o candidato acessa o comprovante, surge o Questionário Socioeconômico e Cultural para preenchimento de informações complementares. É importante que todos os dados do documento sejam conferidos atenciosamente. No dia da prova, além do comprovante definitivo de inscrição, o candidato precisa ter em mãos um documento com foto. Quem não comparecer ao exame nos dias, horários e locais definidos será automaticamente excluído do processo seletivo.
Além de Juiz de Fora, a prova acontece em Muriaé, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares e Volta Redonda (RJ). Nesta edição, estão inscritos 17.574 candidatos, nos três módulos, para realização das provas em Juiz de Fora, e outros 6.315 para o exame em outras cidades.

——————————————–

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Político

Data: 08/01/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/gestaoduquedaotomdoprimeirodebate/

Gestão Duque dá o tom do primeiro debate

Críticas à gestão do ex-reitor Henrique Duque (2006-2014) e à falta de estrutura do Campus de Governador Valadares foram os temas principais do primeiro debate entre os candidatos a reitor da UFJF, realizado ontem na sede da Universidade do Vale do São Francisco (Univale). As três chapas discutiram a necessidade de retomada imediata da construção da unidade e questionaram o projeto estrutural, elaborado na gestão Duque.
O candidato a reitor pela chapa 2, Rubens Oliveira, que já foi do grupo do ex-reitor e hoje integra a ala dissidente, instigou a polêmica no início do debate, lembrando da separação do grupo político de Duque, ocorrida no ano passado. Também provocou Dimas Augusto, da chapa 3, ao pedir que falasse sobre o apoio recebido por ele do ex-reitor.
A intenção era constranger o opositor uma vez que o clima do debate era de críticas à gestão Duque. Dimas não se incomodou e respondeu que “(o apoio) é muito bem-vindo”, mas se garantiu independente.
O candidato da chapa 3, por sua vez, destacou que quem foi indicado pelos ex-reitores Duque e Júlio Chebli para cargos de confiança foi o próprio Rubens. Dimas ainda afirmou que foi por eleição da comunidade acadêmica que chegou ao cargo de diretor do HU. “A gestão encantou mais ao senhor do que a mim. Tive divergências (com o ex-reitor).
Nas últimas eleições, eu era do grupo, me coloquei candidato e fui preterido “, rebateu.
O candidato Marcus David, da chapa 1, por sua vez, questionou a falta de iniciativa para o cumprimento de promessas por ambas as chapas adversárias. O professor da Faculdade de Administração indagou por que ambos os candidatos, que participaram dos últimos nove anos de gestão da UFJF, não cumpriram as promessas feitas anteriormente.
“Não há um tostão” Durante os questionamentos sobre as obras de construção do Campus de Governado Valadares, inicialmente orçadas em R$ 350 milhões, Rubens Oliveira, ex-pró-reitor de
Obras da gestão de Júlio Chebli, afirmou que é necessária a elaboração de um novo projeto e que hoje “não tem um tostão empenhado”. Rubens disse que a proposta do campus surgiu dentro do gabinete da Presidência da República, “com objetivos eleitorais, perdendo a lógica acadêmica”. Dimas disse que é preciso “abrir a caixa preta” da construção do campus e garantir sua retomada. Já Marcus David afirmou que o novo reitor deverá garantir a infraestrutura emergencial para atender alguns cursos, como clínicas e hospital de ensino para área da saúde.
A Tribuna acompanhou a discussão pelo YouTube, em canal disponibilizado pela comissão eleitoral. O primeiro debate em Juiz de Fora acontece no dia 13 de janeiro, na UFJF.

——————————————–

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 09/01/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/comecacorridaporvagasnasfederais/

Começa corrida por vagas nas federais

Está dada a largada! A corrida em busca da tão sonhada vaga em uma instituição pública começou. Tem início na segunda-feira e segue até a próxima quinta o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São quatro dias em que os candidatos precisam estar atentos às notas de cortes, que mudam a todo momento. A nota de corte é o mínimo que o candidato deve ter para concorrer ao curso selecionado. Ela é gerada a partir da atualização diária do sistema do Sisu. Quando um curso oferece dez vagas, por exemplo, a nota de corte será a décima nota menor dos candidatos inscritos até aquele momento, quem tiver uma nota menor do que o décimo colocado estará fora.
Para se inscrever no Sisu, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e não ter zerado a redação. Ao acessar o site www.sisu.mec.gov.br, o aluno precisa ter em mãos o número de inscrição e senha no Enem 2015. Quem não tiver os dois números pode recuperálos no site do exame. Na página, é possível selecionar até duas opções de curso. O candidato pode trocar suas opções a qualquer momento, até a data de encerramento das inscrições. O coordenador do ensino médio do Colégio Equipe, André Carneiro, orienta que o aluno escolha o curso que deseja fazer na primeira opção e um curso da mesma área na segunda opção. “Desde a orientação vocacional, conversamos com nossos alunos para que ele busque estudar para aprovação no curso que quer para a sua vida profissional no futuro. Então, orientamos para que não troquem a opção do curso mesmo que o ponto de corte esteja acima da sua nota. Ele não pode esquecer que pode continuar concorrendo na lista de espera.” O coordenador também indica aos estudantes selecionar universidades em locais que eles possam ir estudar. “Não adianta passar em uma instituição do Acre se ele não tiver condições de ir.” Carneiro lembra ainda que, quando o candidato é aprovado na sua segunda opção no Sisu, mesmo que ele tenha feito matrícula, pode continuar concorrendo com a primeira opção na lista de espera do processo seletivo. “Nada impede que ele seja chamado como excedente.” Vagas A UFJF está oferecendo 1.789 vagas para candidatos ingressantes do Sisu, no primeiro semestre de 2016. As oportunidades estão divididas entre os dois campi: são 1.498 vagas divididas entre 38 habilitações e bacharelados interdisciplinares no campus Juiz de Fora e 291 para dez cursos de graduação no Campus de Governador Valadares.
No IF Sudeste MG são disponibilizadas 583 vagas pelo Sisu. As vagas são destinadas aos 26 cursos de graduação nos campi Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba e São João del-Rei.

——————————————–

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 09/01/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/jfvoleivenceaprimeiranasuperliga/

JF Vôlei vence a primeira na Superliga

Quando o ponteiro Renato subiu para atacar na saída de rede, toda a história do primeiro turno da Superliga Masculina 2015/2016 passou como um filme na cabeça do torcedor do JF Vôlei, no confronto da noite deste sábado (9), contra o Voleisul/Paquetá
Esportes, no Ginásio da UFJF. O lapso de segundo entre o salto e a decisão do camisa 7 em cortar na diagonal durou uma eternidade e só acabou quando a bola caiu na quadra do adversário com o peso de 11 derrotas. Demorou, mas o time de Juiz de Fora chegou à sua primeira vitória na principal competição da modalidade com uma boa apresentação, com todos os atletas da linha de rede pontuando e momentos de boas dinâmicas de jogo que resultaram no triunfo por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 20/25, 25/27, 25/23 e 15/11. Sem nenhum dos reforços recém-chegados entre os titulares, os juizforanos deixaram claro que, na abertura do returno, queriam mostrar uma nova cara na competição. Com a atenção redobrada em quadra, o JF Vôlei começou a partida de forma consistente e chegou a abrir três pontos de frente em saque de ponteiro Renato, 10 a 7. A partir daí, o Voleisul chegou a esboçar uma reação, mas o set foi mesmo dos donos da casa, que fecharam em 25 a 23. A ordem das coisas se inverteu no set seguinte. E muito. Os visitantes pareciam mais concentrados e não encontraram dificuldades para abrir uma vantagem de 5 pontos e fechar o segundo set em 25 a 20. A partir daí, a partida ficou marcada por muito equilíbrio. Na base do toma lá da cá, as duas equipes praticamente trocaram pontos nos três sets finais. Em raras vezes, alguém conseguiu abrir uma vantagem maior que três pontos. Assim, o Voleisul fechou o terceiro set em 27/25. O JF Vôlei deu o troco na etapa seguinte: 25/23. No tie break, foi quando os juizforanos se impuseram de fato e colocaram a mão na vitória. Em uma boa sequência de pontos do central Ninão, que começou entre os reservas e entrou muito bem na partida, os donos da casa chegaram a abrir cinco de dianteira, vantagem ratificada quando Renato, eleito o melhor em quadra, subiu para o set point: 15 a 11. A vitória dá nova esperança, mas pouco muda a situação do JF Vôlei na atual edição da Superliga, já que os locais seguem na lanterna da competição agora, com 5 pontos conquistados. Para sair da posição incômoda é preciso muito mais do que uma vitória, mas uma sequência de bons resultados que pode ter início no próximo sábado, quando, mais uma vez em Juiz de Fora, a equipe recebe o Bento Vôlei/Isabela.

——————————————–

Veículo: Super Vestibular

Editoria: Noticias

Data: 09/01/2016

Link: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/locais-prova-pism-2016-ufjf-ja-podem-ser-acessados/328883.html

Locais de prova do Pism 2016 da UFJF já podem ser acessados

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, já soltou os locais de provas do seu Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2016, por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI). As provas do Pism 2016 serão aplicadas nos próximos dias 17 e 18 de janeiro. Confira:

Cartão de Confirmação de Inscrição Pism 2016 UFJF

Os candidatos passam pelos testes no turno vespertino, conforme o horário discriminado em seu CCI. Os portões de acesso aos locais serão fechados pontualmente às 13h.

Portanto, recomenda-se chegar com antecedência. Na ocasião, eles deverão estar munidos do CCI impresso, o documento oficial de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, além de lápis, borracha e régua transparente. 

As provas serão aplicadas nos municípios mineiros de Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares e Muriaé, além de Volta Redonda (RJ). Os participantes das duas primeiras etapas farão duas provas objetivas e oito testes discursivos de disciplinas de acordo com o ano. Para o terceiro módulo será uma prova objetiva e quatro exames discursivos de matérias, conforme a área de conhecimento.

Além das provas gerais, os concorrentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música também fizeram os Testes de Habilidades Específicas (THE) em novembro. Acesse o resultado!

Concorrência

No campus Governador Valadores, a carreira mais procurada é Medicina, com mais de 15 concorrentes por chance (ampla concorrência). Já no campus Juiz de Fora, Psicologia é o curso mais disputado, também na ampla concorrência. São dez inscritos por posto.

Confira a concorrência de todos os cursos!

Os candidatos do módulo III terão acesso às notas das provas em 22 de fevereiro. O resultado final está previsto para o dia 29 seguinte. Já os participantes do módulo I e II poderão consultas as notas das provas em 18 de abril.

Estão sendo oferecidas 1.411 vagas, sendo 1.161 para Juiz de Fora e outras 250 para Governador Valadares.  Para mais informações, acesse o Edital do Pism 2016 da UFJF.