concurso_1

Foto vencedora, intitulada “Espelho da Natureza”, é do estudante Douglas Mota

Como forma de ampliar a percepção dos alunos da Faculdade de Arquitetura (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi realizado no mês de dezembro o Primeiro Concurso de Fotografia do Cantinho do Patrimônio. O concurso é um desdobramento das atividades realizadas pelos alunos das disciplinas de Técnicas Retrospectivas e Projeto em Patrimônio Cultural, ambas ministradas pela professora Mônica Olender.

A competição era aberta somente à alunos da FAU, e o curto prazo de duração, de apenas cinco dias, tinha o propósito de guiar os participantes em sua percepção sobre Juiz de Fora apenas pelos sentimentos, evitando planejamentos. Como consta na descrição do concurso,“o importante é que a cidade e suas inúmeras e inesperadas “surpresas” momentâneas – materiais e imateriais – atraiam a atenção dos fotógrafos/ participantes”.

As 39 fotografias foram recebidas e analisadas por uma comissão julgadora, composta  pelo Arquiteto e Urbanista da Dipac Paulo Gawryszewski, pela professora da FAU/UFJF Raquel Portes e pela funcionária da Funalfa Eridan Leão. Foram selecionadas 13 fotografias, utilizando como critério a presença de informações que tendem à percepção do material e imaterial da cidade. A vencedora do concurso é uma imagem da Feirinha da Avenida Brasil, do estudante Douglas Mota, intitulada “Espelho da Natureza”. Como prêmio simbólico, Douglas irá ganhar um calendário com todas as imagens selecionadas.

Para Mônica Olender, professora do curso de Arquitetura e idealizadora do concurso, medidas como essa são muito proveitosas. “Tudo começou com uma atividade dentro da sala de aula, e então, junto com os alunos, analisando o centro da cidade pelo ponto de vista da apropriação de espaços, percebemos que a teoria aliada à prática culminava nos melhores resultados”. Segundo ela, devido aos bons resultados do primeiro concurso, em 2016 outros serão organizados.

No site, é possível conferir outras intervenções propostas na disciplina, como a série #aruaénossa_jf, realizada no Calçadão da Rua Halfeld. em novembro passado.