Cerca de 20 mil alunos da graduação e pós-graduação iniciam as aulas nos campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta segunda-feira, 5. A instituição espera receber neste primeiro semestre letivo 2.757 calouros, sendo 2.317 em Juiz de Fora e 440 em Governador Valadares. Para as boas-vindas, há uma programação com bate-papos e apresentação cultural, em homenagem também ao Dia Internacional da Mulher.
O evento de recepção aos calouros será na terça-feira, 6, na Praça Cívica da UFJF. A programação começa às 17h com a presença do reitor, da equipe da administração superior e diretores acadêmicos.
Para quebrar o gelo e ajudar os calouros com informações, haverá um bate-papo com a drag queen Femmenino para tirar dúvidas gerais sobre a UFJF, às 17h30. Em seguida, das 18h às 19h, os estudantes poderão curtir a apresentação cultural em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, com o grupo Ingoma. Durante a programação de recepção, serão distribuídas canecas da UFJF para uso no Restaurante Universitário.
Aprovada para a Faculdade de Medicina, Ana Isis Silva Mendonça, vê na nova trajetória uma oportunidade para realizar seus sonhos. “Sempre idealizei ter contato com a área de pesquisas, laboratórios e a contribuir como bem estar das pessoas de alguma forma, tanto durante a graduação, quanto depois de formada. Encontrei na Medicina essa possibilidade.” Além disso, ela conta que a escolha pela UFJF se deu pelas “possibilidades que a instituição oferece, como laboratórios, equipes de esportes, qualidade de ensino e contato com pessoas de diferentes regiões do país”.
Para não ficar desinformado
Para começar o semestre com o pé direito e aproveitar tudo o que a UFJF tem a oferecer, é importante que os alunos saibam alguns detalhes que fazem parte da vida acadêmica dentro da Universidade. Confira nas matérias:
Não sabe como entrar no Siga nem qual ônibus pegar para o campus?
Moradia, transporte e alimentação: os custos de quem é de fora e como a UFJF pode ajudar
Apoio estudantil
A Pró-reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (Proae/UFJF) também fará alguns encontros de boas-vindas, aproveitando o contato com os estudantes para explicar sobre os programas, bolsas e grupos de apoio estudantil. Eles percorrerão os institutos a partir do dia 12 de março. As informações sobre os eventos serão publicadas em breve.
O programa de apoio estudantil dispõe de auxílios para moradia, transporte, alimentação, creche e duas modalidades de bolsas no valor de R$ 400 mensais. Confira aqui como são as modalidades oferecidas e como funciona o processo para inscrição.
Dos 16.599 alunos de graduação matriculados na UFJF, 8.235 não são naturais de Juiz de Fora. Para atender a essa realidade, além dos auxílios, a Universidade também conta com dois edifícios de alojamentos localizados logo ao lado do campus, no bairro São Pedro. De acordo com o pró-reitor Marcos Freitas, o edital de 2018 estará disponível na segunda quinzena de março.
Trote é proibido
Com todo início de semestre, surgem as brincadeiras (de mau gosto) mais conhecidas como trote. A UFJF proíbe todas as formas de coação, ofensa, exposição e agressão aos calouros dentro do campus. Nenhuma pessoa pode ser obrigada a participar de atividades desta natureza. Conforme Regimento Geral da UFJF, os discentes responsáveis por práticas consideradas abusivas dentro do campus estão sujeitos a advertência, suspensão e até desligamento da Universidade. Quem se sentir coagido, agredido ou lesado pode denunciar o fato à Central de Atendimento e à Ouvidoria da UFJF, que funcionam no prédio da Reitoria. As queixas são mantidas no anonimato.
A proibição do trote também encontra respaldo na legislação. Em Juiz de Fora, a Lei Municipal Nº 13.028 dispõe sobre a vedação da realização da prática em vias e logradouros públicos da cidade e prevê multa aos responsáveis pelo trote e ao respectivo diretório acadêmico. Já o artigo 146 do Código Penal Brasileiro considera crime a prática de constrangimento obrigatório, com pena de detenção de três meses a um ano, ou multa.