A busca pela compreensão de como os líderes religiosos utilizam os recursos discursivos na televisão brasileira motivou o acadêmico Ricardo Rodrigues Assis a desenvolver a sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), nesta terça-feira, 27.
O pesquisador utilizou, inicialmente, três bases de dados para fundamentar suas análises: a Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM), o levantamento da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Através dessas análises, foi possível identificar que, mesmo com todo o avanço tecnológico, a TV ainda é o meio de comunicação mais buscado, além de obter o tempo médio de programação na TV aberta dos programas de cunho religioso e, por fim, entender o perfil socioeconômico de cada religião analisada”, aponta o mestrando.
O acadêmico analisou casos específicos de expoentes de três diferentes religiões e seus respectivos programas: Padre Marcelo Rossi, representante do catolicismo; Divaldo Pereira Franco, do espiritismo; e Valdemiro Santiago, do evangelismo neopentecostal. A hipótese formulada por Ricardo Assis inicialmente apontava para o fato de que “cada líder religioso se apropriaria dos recursos da mídia de mercado a fim de alcançar consumidores-fiéis, havendo um discurso diferente em cada um dos segmentos, já que existem diferenças de um público para o outro, sem contar que inicialmente se pensou que cada religião dialogaria apenas com seu público”.
Para o professor Márcio de Oliveira Guerra, orientador da pesquisa, o trabalho fornece resultados substanciais sobre a temática e tem muito a contribuir para a análise dos discursos religiosos no meio televisivo. “Ricardo fez uma análise minuciosa sobre como são as especificidades das falas e os objetivos de cada líder religioso ao proferirem seus discursos na televisão. Observa-se que há sempre uma necessidade de manter seu público cativado, mas também existe o desejo de persuadir novos fiéis.”
A metodologia de pesquisa utilizada foi a Análise de Discurso (AD), tendo em vista as possibilidades de leitura permitidas, considerando as diferentes materialidades contidas numa discursividade na TV (imagem, som, gestual, por exemplo). O mestrando acredita que as lideranças religiosas encontraram no meio televisivo um eficiente aparato de divulgação de doutrinas. Além disso, o acadêmico concluiu que por representarem uma autoridade frente aos seus seguidores, a atuação do discurso religioso na TV tende a potencializar cada vez mais a influência desses líderes perante seus fiéis. Outra observação apontada por Assis foi a de que há um público híbrido que busca, nos programas religiosos, independente da vertente, soluções imediatas para conflitos morais e materiais, evidenciando a realidade desigual da maioria da população brasileira.
Contatos
Ricardo Rodrigues Assis
Márcio de Oliveira Guerra
Banca examinadora
Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra (UFJF)
Prof. Dr. José Luiz Ribeiro (membro externo)
Prof.ª Dr.ª Iluska Maria da Silva Coutinho (UFJF)
Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação