Um estudo realizado no programa de Pós-graduação em Educação Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pode contribuir com o treinamento de ciclistas, especialmente no que diz respeito ao controle das cargas utilizadas pelos desportistas. A pesquisa de mestrado é do acadêmico Pedro Henrique Prazeres de Lima. Ele monitorou um atleta e as cargas utilizadas nos treinos, observando a frequência cardíaca, a potência e a escala de percepção subjetiva do esforço.
Com este acompanhamento frequente, o pesquisador verificou que os resultados demonstraram alta reprodutibilidade do teste de avaliação do desempenho e bom relacionamento entre os métodos de controle das cargas de treinamento.
Segundo o professor orientador da dissertação, Maurício Gattás Bara Filho, os resultados apresentados foram satisfatórios e demonstraram a aplicabilidade da prática a uma modalidade pouco testada até então. “O ciclismo, por possuir muitas peculiaridades, gera grandes desafios para a verificação do controle de carga. Dessa forma, testamos 3 métodos de análise de natureza diferente e todos eles apresentaram comportamento muito similar. Assim, a escolha de qual utilizar durante os treinamentos deve ser feita com base naquele que surtir o melhor efeito durante a prática.Independente da escolha, o controle é fundamental para a eficácia da aplicação.”
Para o mestrando, a importância do estudo está destinada aos atletas, uma vez que a pesquisa “demonstrou que as ferramentas avaliadas podem ser utilizadas no controle diário do treinamento dos ciclistas e, diante do crescente número de praticantes da modalidade, tais instrumentos irão auxiliá-los.”
Contatos:
Pedro Henrique Prazeres de Lima (mestrando)
pedro.hplima@yahoo.com.br
Prof. Dr. Maurício Gattás Bara Filho (Orientador – UFJF)
mgbara1973@gmail.com
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Maurício Gattás Bara Filho
Prof. Dr. Jeferson Macedo Vianna
Profa. Dra. Francine Caetano de Andrade Nogueira
Outras Informações: (32) 2102 – 3291 – Programa de Pós-Graduação em Educação Física