A complexidade da relação existente entre família e escola ao tratar de estudantes com e sem deficiência motivou a estudante colombiana Cristina Fuentes Mejía a realizar sua tese de doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A acadêmica analisou como vem sendo concebido o envolvimento família-escola em dois países da América Latina: Brasil e Colômbia.

Cristina conta que se interessou pelo tema pois, como psicóloga escolar, professora universitária e pesquisadora, desejava desenvolver uma tese que integraria todas as suas áreas de formação. “Com o objetivo de fazer meu doutorado fora da Colômbia, optei por desenvolver uma tese que focalizaria na área da psicologia e na área da educação. O tema da relação família-escola na perspectiva da legislação de dois países da América Latina converteu-se num assunto  inovador que pode ser analisado pelas duas disciplinas em questão.”

A pesquisadora desenvolveu seu trabalho em duas fases. Durante a primeira, realizou uma pesquisa documental a partir da análise de documentos relacionados à inclusão educacional construída por entidades governamentais da Colômbia e do Brasil. Para a segunda etapa, elaborou um questionário acerca da caracterização do sistema familiar que foi respondido por famílias de estudantes com e sem deficiência e por gestores escolares. A psicóloga ressalta que, dando voz às legislações, à escola e às famílias, foi possível compreender como cada uma das partes enxerga essa relação. “Os relatos obtidos a partir das entrevistas permitiram construir um sistema categorial para o entendimento das especificidades do envolvimento de família e escola.”

Durante a pesquisa, a doutoranda concluiu que essa interação favorece processos de desenvolvimento humano e possibilita a construção de práticas educacionais inclusivas, sendo extremamente importante verificar os efeitos acarretados para os alunos. “Pesquisas vêm tentando identificar as consequências advindas dessa relação para o desenvolvimento social, cognitivo e acadêmico dos estudantes, sendo a presente pesquisa parte dessa tentativa.”

A professora orientadora Nara Liana Pereira explica a importância que a tese assume ao tratar de legislação educacional. “Trata-se da primeira tese que trabalha com esse assunto em dois países da América do Sul, fazendo uma relação dos protagonistas da escola (famílias e gestores escolares) com educação inclusiva.” Além disso, a docente destaca que a forma como foi realizada a pesquisa foi fundamental para os resultados obtidos. “O rigor metodológico adotado permitiu análises qualitativas de forma sistematizada e complexa, sendo a utilização de fontes humanas e documentais um aspecto forte da tese.”

Contatos:
Cristina Fuentes Mejía (doutoranda)
krisfmejia16@hotmail.com

Nara Liana Pereira Silva (orientadora- UFJF)
naraliana.silva@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profa. Dra. Nara Liana Pereira Silva (orientadora- UFJF)
Profa. Dra. Fabiana Cia (UFScar)
Profa. Dra. Ana da Costa Polonia (Unieuro-Brasilia)
Profa. Dra. Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (UFJF)
Profa. Dra. Juliana Perucchi (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3103 – Programa de Pós Graduação em Psicologia