Observatório da Educação buscava melhor compreender os problemas de fluxo e rendimento escolar das redes de ensino (Foto: Géssica Leine)

Mestranda Maria Vanderli de Souza Marques desenvolveu a pesquisa a partir de pressupostos de que os dados gerados pelas avaliações externas poderiam se tornar instrumentos para análise e redimensionamento de ações nos âmbitos pedagógico e administrativo (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Com o objetivo de analisar se e como tem acontecido as práticas de apropriação dos resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) em uma escola mineira, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a acadêmica Maria Vanderli de Souza Marques, produziu sua dissertação junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo a pesquisadora, a proposta do estudo surgiu a partir de pressupostos de que os dados gerados pelas avaliações externas e pelos vários processos avaliativos ocorridos dentro da escola poderiam-se tornar instrumentos para análise do trabalho desenvolvido e redimensionamento de ações, tanto em âmbito pedagógico, quanto administrativo. “Para que isso aconteça, as ações do gestor devem convergir para fortalecer um processo permanente de reflexão dentro da escola, viabilizando possibilidades de análise dos resultados das avaliações em larga escala e o apontamento de caminhos que vão além da busca por melhores resultados”, explica.

Para realizar o estudo, Maria valeu-se do método de pesquisa qualitativa, baseada em análises interpretativas de documentos oficiais destinados à divulgação/publicação dos resultados. “Nesses documentos, buscamos identificar dados da escola estadual que auxiliem no processo de definição do perfil da escola no que se refere à relação com o currículo e os resultados das avaliações em larga escala”. A mestranda promoveu também a realização de um grupo focal, envolvendo os profissionais que atuam na escola, ouvindo-os e identificando como compreendem os resultados oriundos do Simave. “Com a realização do grupo focal, obtivemos informações e opiniões resultantes da interação entre os indivíduos, nesse caso professores que lecionam na escola em estudo, o que foi relevante para a reflexão sobre realidade, experiências, significados, entendimentos, bem como para a proposição de novas práticas de apropriação no contexto estudado.”

A partir da conclusão do trabalho, segundo a pesquisadora, foi possível levantar reflexões frente ao processo de apropriação de resultados e a articulação desses com a prática cotidiana nas escolas de ensino médio, a partir das peculiaridades da escola investigada, podendo servir de referência para que gestores de outras unidades de ensino que apresentem particularidades semelhantes possam adaptar e replicar as ações propostas.

Maria Vanderli destacou ainda a participação do Plano de Ação Educacional (PAE), que integrou a pesquisa. “O PAE visa implementar uma nova cultura de apropriação dos resultados das avaliações do Proeb, das quais a escola participa e que são objeto de interesse deste estudo. As ações propostas, no plano, têm o intuito de provocar o debate coletivo e sistemático na escola acerca dos resultados alcançados, das suas possíveis causas; a responsabilização e compartilhamento do que já existe na escola”.

A pesquisadora complementa, afirmando que o objetivo do plano é “fazer com que os resultados das avaliações externas (após serem aplicadas e gerarem relatórios) retornem à sala de aula, para que sejam utilizados como ferramenta de apoio da gestão pedagógica desenvolvida na escola, de forma a possibilitar a articulação das práticas pedagógicas e dos projetos educativos desenvolvidos no interior da escola, como estratégia para a integração coletiva e garantia da aprendizagem dos estudantes”.

Segundo a acadêmica, a expectativa “é de que todo o estudo empreendido neste trabalho contribua para a solução de impasses que os atores educativos vivenciam em relação à apropriação dos resultados e a articulação desses às práticas pedagógicas cotidianas, e ao mesmo tempo, que possa fornecer subsídios para a melhoria da aprendizagem no contexto estudado.”

Contato:
Maria Vanderli de Souza Marques (mestranda)
escola.330761@educacao.mg.gov.br

Rosângela Veiga Júlio Ferreira (orientadora)
rosangelaveiga.ferreira@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Rosângela Veiga Júlio Ferreira (C.A. João XXIII)

Profª. Drª. Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (UFJF)

Prof. Dr. Roberto Perobelli de Oliveira (Ufes)

Prof. Dr. Glauco da Silva Aguiar (Cesgranrio)

Outras informações:
(32) 4009-9319 – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública