Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm até o dia 15 de março (quinta-feira) para apresentar suas propostas de publicação para a Editora UFJF (EDUFJF), a fim de contribuir com a divulgação e a democratização da produção científica e tecnológica. A EDUFJF receberá textos originais para publicação, sem ônus para o autor/organizador, de acordo com as orientações apresentadas no edital, publicado no dia 18 de dezembro de 2017. Serão publicados, a princípio, até 16 livros, a critério do Conselho Editorial da EDUFJF.
A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira, comemora a retomada das atividades da Editora, que está com suas atividades de comercialização de livros paralisadas desde o início de 2015, quando houve o rompimento de contrato de gestão com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe). “Com muita satisfação informamos à comunidade acadêmica que a Editora está reativando suas atividades e apresenta uma chamada de publicação. Desde que foi desmembrada da Fadepe, por decisão dos órgãos de controle, a editora passou por um longo processo de reestruturação. Enfrentamos problemas relativos à comercialização das obras, destinação dos livros já editados, espaço físico, vagas específicas de técnicos, dentre outros”.
O diretor da Editora UFJF, professor Dmitri Cerboncini Fernandes, ratifica os motivos da comemoração. “Há muitos anos a Editora não lançava editais visando à seleção de novos livros. Ao contrário da escolha de livros ‘no varejo’, que em determinados contextos pode ser uma boa solução editorial, em época de restrição orçamentária, como a que estamos vivendo na atualidade, um edital transmite objetividade, qualidade e imparcialidade aos participantes, além de limitar os lançamentos ao orçamento disponível, sendo possível, assim, planejar em curto e médio prazo os possíveis rumos da Editora”
Serão selecionados projetos para a publicação de originais referentes às seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; além de Linguística, Letras e Artes.
Condições de participação
Para a inscrição de originais, ao menos um dos autores deverá cumprir as seguintes exigências: ser docente do quadro efetivo da UFJF; ser técnico-administrativo em Educação (TAE) lotado na Universidade; ser recém-doutor formado pela Universidade com até três anos de conclusão do curso, ou pós-doutor atualmente vinculado à UFJF, ou ainda pós-doutor que tenha desenvolvido pesquisas na UFJF nos últimos dois anos.
Os originais não poderão ser apresentados sob a forma de tese ou dissertação ou serem resultantes de congressos e eventos acadêmicos, devendo passar por adaptação para o formato de livro. Não serão aceitas propostas de reedição, coedição ou tradução.
Para o diretor, o edital marca também a retomada de uma política editorial ativa, que procura refletir o que vem sendo produzido em termos de novidade, abrangência e qualidade pela comunidade acadêmica da UFJF. “Essa era uma demanda trazida por muitos colegas com quem tive a oportunidade de conversar desde que assumi a direção da Editora, e que foi muito bem acolhida pelo Conselho Editorial”.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria da Editora UFJF, localizada na Rua Benjamin Constant, 790, no centro de Juiz de Fora. No ato da inscrição, o proponente deverá entregar: uma cópia impressa do currículo Lattes de cada autor/proponente, com data atualizada até dez dias da data do início das inscrições; o formulário de inscrição, disponível neste link, preenchido e assinado; uma cópia impressa do original; uma cópia do original em arquivo eletrônico editado em Word, idêntica à impressa, que deve ser enviada para o e-mail editora@ufjf.edu.br até as 23h59 do dia 15 de março.
Seleção dos originais
Os originais serão encaminhados para parecerista externo à UFJF e os pareceres serão submetidos ao Conselho Editorial da Editora UFJF, que deverá levar em conta o mérito do original e a viabilidade de sua publicação. Na ausência de obras classificadas em alguma das grandes áreas, o Conselho Editorial poderá remanejar a quantidade de obras por grande área a serem selecionadas.
Divulgação do resultado
A divulgação do resultado com as obras aprovadas para publicação será feita no dia 15 de julho, através da página da Editora. Não serão publicados no site ou disponibilizados aos autores os pareceres dos assessores, nem a relação completa de obras não contempladas para a publicação. O cronograma completo da seleção está disponível no item 12 do edital.
Mônica destaca que a retomada das atividades de comercialização dos livros foi possível graças ao esforço conjunto da equipe técnica da Editora, com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) e da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan). “Considero que ainda temos muitos desafios a enfrentar, mas esta chamada, no início de 2018, inaugura uma nova fase na EDUFJF”.
Apesar das dificuldades, Fernandes vislumbra um futuro promissor: “Estamos em processo de abertura de licitação para termos uma livraria no campus que venda os nossos catálogos físicos e online. Em breve, o corpo de funcionários da Editora retornará ao campus, o que auxiliará, e muito, no contato com os demais setores administrativos, de criação e os próprios autores situados na Universidade. Apesar dos cortes de orçamento e das dificuldades vislumbradas este ano, estamos esperançosos de que, depois de algum tempo, a Editora retome todas as suas atividades em outro patamar, e que se alce ao devido lugar de excelência e qualidade na região e no Brasil.”
A Editora
A Editora UFJF foi fundada em 1986 e é, atualmente, um dos mais importantes instrumentos de divulgação da produção científica dentro da Universidade. Seu catálogo reúne cerca de 200 títulos relacionados às mais diversas linhas de pesquisa e ensino existentes na Instituição.
Além dos livros, a Editora publica 18 periódicos, em sua maioria vinculados a programas de pós-graduação da UFJF. O sistema de permuta de revistas entre as universidades possibilita a circulação desses textos acadêmicos.
A afirmação da Editora frente ao mercado editorial vem sendo consolidada, principalmente, pela qualidade de sua produção – tanto no caráter acadêmico quanto no caráter gráfico – e pela sua ampla rede de distribuição, que conta com cerca de 150 pontos em todo o país, além de uma loja virtual.
Outro aspecto importante é a contribuição na formação dos alunos de graduação, através de projetos de treinamento nas áreas de revisão e criação/editoração gráfica. Os resultados conquistados pela Editora são fruto de uma política capaz de conceder independência na publicação e, ao mesmo tempo, autossustentabilidade na geração e na gestão de seus recursos.
Outras informações:
2102-3784 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa