Começa, neste sábado, 9, a maior edição da história do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nossa equipe está distribuída pelo campus e em diversos locais da cidade, para garantir aos candidatos e seus familiares as informações e orientações necessárias. Acompanhe, nesta matéria, o andamento destas ações e demais informações, que serão atualizadas ao longo do dia.
13h02 – Portões fechados
A UFJF deseja uma boa prova a todos os candidatos ao Pism 2018!
12h59 – Com mãe ex-aluna, Luisa tenta uma vaga na Engenharia Computacional
Filha de uma egressa da Faculdade de Letras, Luisa Christine Dias de Souza, vai fazer a prova do Pism III, tentando uma vaga na Engenharia da Computação, na mesma faculdade que sua mãe Terezinha da Silva Dias se formou. Para escapar do trânsito e um possível atraso, a candidata chegou na UFJF por volta das 10 horas. Aproveitando o tempo livre, as duas foram passear pelo campus.
12h48 – Alunos da Escola Francisco Bernardino fazem prova no Direito
Um grupo de amigos de Juiz de Fora se reúne na frente da Faculdade de Direito antes da prova do Pism II. Ansiosos, mas ao mesmo tempo confiantes, eles chegaram no local com antecedência. “Estudamos todos juntos na Escola Estadual Francisco Bernardino e alguns de nós viemos de ônibus, outros vieram de carona, mas chegamos cedo para não ficarmos presos no trânsito.”
12h45 – Trânsito intenso no campus
O tráfego na subida para o ICB, ICE, IAD e Faculdade de Engenharia está intenso. Faltam 15 minutos para o fechamento dos portões.
12h41 – Candidatas vieram de ônibus da Prefeitura
As candidatas ao Pism III, Isabela dos Santos e Ana Paula Lima vieram de Descoberto (MG). A prefeitura da cidade disponibilizou um ônibus para que os candidatos pudessem vir fazer a prova. “Saímos de casa às 8 horas da manhã e a condução estava muito cheia.”
12h35 – UFJF é prioridade para candidatos
A UFJF é prioridade para a maioria dos participantes do Pism. Os que vieram de outra cidade saíram de casa muito cedo, como por exemplo, Carolina Ribeiro e Gabrielle Santos, que vieram de Areal e Três Rios, respectivamente. As candidatas ao curso de Direito e Psicologia, contam que também pretendem participar de processos seletivos de outras instituições, mas a UFJF ainda é o foco principal.
12h30 – Portões fecham em meia hora
Atenção candidatos! Os portões para acesso aos locais de prova fecham em meia hora. A partir das 13h, não será permitido o acesso às salas de aplicação de provas.
12h27 – Candidata aponta diferenciais da UFJF
Ana Clara Reis Guimarães, veio de Visconde do Rio Branco, e deseja fazer Moda. “Minha irmã fez Direito na UFJF, e tenho uma tia que mora aqui, então facilita para mim mudar para Juiz de Fora. Outro diferencial da Universidade é que quero focar na parte de Moda e Sociologia, e terei esta oportunidade aqui.”
12h25 – Moradia Estudantil atrai candidata à UFJF
Vindo de Bicas (MG), Isabela Martins Pereira quer fazer um curso na área da Saúde, mas ainda não se decidiu ao certo qual quer. Participando do Pism II, ela escolheu a UFJF por ser uma referência na região. “Até pensei em desistir de vir, mas com a Moradia Estudantil ganhei ânimo para tentar a segunda etapa, pois tem uma garantia extra de que não vou ficar sem lugar para morar.”
12h19 – Candidata sabatista faz prova na Educação Física
Caroline Aquino está fazendo Pism I e pretende cursar Medicina (vídeo: Jéssica Marques)
12h16 – Candidatos acessam locais de prova no Instituto Estadual de Educação
Na Escola Normal, uma fila de candidatos começa a entrar no locais de prova. Exame começa às 13h.
12h13 – Congestionamento na subida da Itamar Franco
A fila de carros na avenida Itamar Franco chega ao Independência Shopping.
12h11 – Pais desejam boa prova aos candidatos
Uma mãe de candidata abraçou a filha antes da entrada no local de prova.
12h07 – Portões abriram às 12h
Entrada nos locais de prova já está permitida. Agora é concentrar para o início das provas às 13h. Vídeos mostram abertura dos portões na Engenharia (vídeo: Camilla Monteiro de Castro) e no João XXIII (vídeo: Vanessa Negraes).
12h05 – Candidato fala sobre a acessibilidade das provas
De Valença, Carlos Augusto Nascimento, 17 anos, faz o Módulo III do Pism (Vídeo: Maria Elisa Diniz)
12h03 – Candidato veio de Petrópolis
De Petrópolis, o candidato André veio com o pai Caio Marquioli.
11h59 – Estacionamento da Praça Cívica começa a encher
Quem vem ao campus de carro pode estacionar na Praça Cívica da UFJF. O estacionamento no anel viário não é permitido.
11h55 – Candidatos aguardam abertura de portões na Educação
Na Faculdade de Educação, nossa equipe registrou movimento intenso de candidatos.
11h53 – Movimentação na Faculdade de Engenharia
Na Faculdade de Engenharia, candidatos aguardam a abertura dos portões.
11h46 – Pais e candidatos lotam arredores do João XXIII
No Colégio de Aplicação, os candidatos aguardam a abertura dos portões às 12h.
11h40 – Trânsito intenso sentido Centro
Itamar Franco desde a Maternidade Therezinha de Jesus travada. Para quem mora na Cidade Alta ou Zona Sul e faz a prova no Centro, vale ficar atento e se antecipar.
11h38 – Trânsito no campus é intenso
Vídeo mostra o tráfego dentro da Universidade (Vídeo: Rafael Antunes)
11h30 – Trânsito intenso na região do Granbery
Faltando meia-hora para a abertura dos portões, no bairro Granbery, o trânsito começa a complicar.
11h27 – Movimentação no Colégio dos Jesuítas
Candidatos aguardam a abertura dos portões no Colégio dos Jesuítas.
11h14 – Candidatos no Colégio Granbery
Os candidatos ao módulo I que farão prova no Colégio Granbery já aguardam a abertura dos portões às 12h.
11h09 – Estacionamento na Praça Cívica é liberado
Para quem vem ao campus da UFJF de carro, o estacionamento da Praça Cívica está liberado. Não é permitido estacionar ao longo do anel viário.
11h03 – Sentido do trânsito é alterado no Pórtico Norte
Para garantir fluidez na chegada e saída do campus, Settra faz alteração.
10h54 – Pontos de ônibus no Centro começam a encher
Na Getúlio Vargas, no Centro, o ponto de ônibus para o campus estão cheios. Candidatos são orientados a chegar cedo nos locais de prova.
10h52 – Fiscais recebem orientações para aplicação das provas
Fiscais recebem últimas informações para garantir a lisura e segurança na aplicação das provas. Caso precisem de ajuda, os fiscais devem recorrer à coordenação do Pism presente em cada unidade. As orientações ressaltam a responsabilidade dos trabalhadores, uma vez que um deslize pode anular o processo seletivo. Assim como os candidatos, não é permitido que os fiscais estejam com celular. As provas não podem ficar sem supervisão e, antes de abri-las, em cada sala, são escolhidos dois candidatos, aleatoriamente, para conferir o rompimento do lacre e constatar que não houve violação. A partir das 12h, os fiscais já estarão dentro das salas e dão início a demais processos, como conferir o material dos candidatos está de acordo com as normas do edital.
O relógio manuseado pelos fiscais, dentro de cada sala, é atualizado a cada trinta minutos. O tempo de prova começa a ser contado a partir do momento que a mesma é iniciada, não de acordo com o horário de Brasília.
A coordenadora dos fiscais que atuam na Faculdade de Serviço Social, Cristina Bezerra, acredita que a função do fiscal é de grande responsabilidade. “Muitos candidatos estão passando por esse processo pela primeira vez, então temos que mantê-los tranquilos pois eles já têm muitas preocupação em relação à prova. Devemos transmitir a segurança que a Universidade tem sobre o processo.”
10h50 – Pórtico Norte começa a apresentar lentidão
Há congestionamento entre o Bretas do bairro São Pedro e o Pórtico Norte.
10h44 – Trânsito na Itamar Franco apresenta lentidão
Entre o Independência Shopping e o Hospital Monte Sinai, já é possível ver lentidão no trânsito. A orientação é que os candidatos cheguem o mais cedo possível ao campus, para evitar congestionamentos perto do início da prova. Há congestionamento entre o Bretas do bairro São Pedro e o Pórtico Norte.
10h37 – Medicina e Fisioterapia são fora do campus
Candidatos que farão provas nas faculdades de Medicina e de Fisioterapia devem ficar atentos, pois as duas unidades funcionam fora do campus, no Hospital Universitário do bairro Dom Orione.
10h34 – Candidatos começam a chegar no João XXIII
O Colégio de Aplicação João XXIII está recebendo os primeiros candidatos. Colégio recebe candidatos ao Pism I.
10h30 – Cantinas ficam abertas até 12h
A Cantina da Faculdade de Educação já está aberta. Lembramos que todas as cantinas serão fechadas às 12h, uma hora antes do início das provas.
10h15 – Candidatos começam a chegar nos locais de prova
Os candidatos ao Pism começam a chegar nos locais de prova. De Rio das Ostras, Julia Pereira veio com a mãe, Selsa Maria Pereira. Ela escolheu a Universidade Federal de Juiz de Forta (UFJF) por seu referência em educação. “Já estou amando pela recepção que estamos tendo antes da prova pela equipe da UFJF. Isso ajuda a manter a calma e a tranquilidade.”
10h – Equipe da Diretoria de Imagem e da Central de Atendimento embarcam nos ônibus
Nossa equipe, pronta para fornecer orientações para os candidatos, já está a postos para embarcar nos ônibus em direção à Universidade.