Neste domingo, dia 26, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu mais uma edição do Domingo no Campus, que contou com muitas brincadeiras, músicas e contação de história.
O ambulante e morador do bairro São Pedro, Luiz Leandro, sempre que possível participa no Domingo no Campus com suas filhas Maria Clara, de 6 anos, e Maria Laura, 4 anos. “O melhor do evento é a interatividade que as crianças têm umas com as outras, principalmente porque a Universidade é o único espaço de diversão para elas aqui por perto”.
Luiz destacou ainda a importância de manter a Universidade aberta à comunidade. “O melhor é ter um local para a família conviver com outras pessoas. Ao invés das crianças ficarem pelas ruas, a UFJF se torna uma alternativa muito boa e que proporciona um ótimo espaço para a diversão das crianças.”
Roberta Fernandes, mãe do Gabriel de 2 anos, é professora da UFJF e moradora do bairro São Mateus e contou que soube do Domingo no Campus pela internet e, desde então, vem sempre que consegue. “Meu filho adora. Ele brinca, corre, se diverte muito. O que ele mais gosta é a contação de histórias e eu também acho maravilhosa essa forma de dialogar com as crianças.”
Já João Paulo Santos, pai do Caio de 3 anos, é servidor público e morador do Bom Pastor e destacou a diferença das atividades desenvolvidas no Domingo no Campus. “Aqui temos contato com atividades diferentes das que temos hoje, que são muito voltadas para a tecnologia. Com isso, esse tipo de brincadeira ao ar livre se torna ainda mais importante, pois ajuda no desenvolvimento das crianças e nos faz muito bem.”
João Paulo pontuou ainda que a interação com seu filho é outro ponto positivo proporcionado pelo Domingo no Campus: “É bem legal a gente poder mostrar para os nossos filhos brincadeiras da nossa época, um pouquinho do nosso passado e como era nossa infância. Além disso é um lugar que nos aproxima, proporcionando um contato mais intenso, o que muitas vezes acaba não acontecendo muito no dia a dia.”
O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF com recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e Deputada Federal Margarida Salomão (PT-MG).