Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 07/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/07-11-2017/servidores-da-ufjf-entram-de-greve-por-tempo-indeterminado.html

Título: Servidores da UFJF entram de greve por tempo indeterminado

Técnicos-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovaram, em assembleia geral realizada na manhã desta terça-feira (7), a deflagração da greve para a próxima sexta-feira (10). A suspensão dos serviços acontece por tempo indeterminado e segue o indicativo da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), instituição que congrega os demais sindicatos da classe do país. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), a intenção do movimento é mobilizar a classe e a sociedade, a partir de greves, paralisações e manifestações contra o pacote de medidas fiscais do governo Federal.

De acordo com representante do sindicato, Flávio Sereno, todas as atividades administrativas da universidade deverão ser suspensas, ficando a critério do Comando de Greve as negociações pontuais sobre os serviços prestados. O comando será instalado na manhã da próxima sexta-feira, dia em que estão previstas manifestações em todo o Brasil, reunindo integrantes de vários movimentos sociais contra a Reforma da Previdência, revogação da Reforma Trabalhista e do Plano de Demissão Voluntária (PDV) do Governo Federal. Em Juiz de Fora, a mobilização acontece às 17h, no Parque Halfeld. Segundo Sereno, a mesma pauta será trabalhada durante o período de paralisação dos servidores.

Desde o dia 23 de outubro, os servidores da UFJF se encontravam em estado de greve, aprovado em assembleia realizada no dia 16 de outubro, um alerta aos governantes, indicando que os trabalhadores, a qualquer momento,  poderiam deflagrar o movimento paradista por tempo indeterminado. Nesse dia, os funcionários paralisaram as atividades nos dois campi durante todo o dia.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 07/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/07-11-2017/ii-semana-de-ciencia-tecnologia-e-sociedade-da-ufjf-vai-ate-sabado.html

Título: II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF vai até sábado

A II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, organizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está sendo realizada no campus até o próximo sábado (11). A intenção do evento é abranger os pilares da universidade: ensino, pesquisa, extensão e inovação. A programação é variada e aberta ao público, exceto apresentação de trabalhos. O evento conta com palestras, oficinas, apresentação de novas tecnologias e rodas de conversa. Confira a lista completa de atividades neste link .

Outras atividades paralelas ao evento estão sendo realizadas, como a II Mostra de Ações de Extensão, que apresenta programas e projetos voltados para a comunidade e vai até a próxima quinta-feira (9). No programa estão previstos workshops, rodas de conversa, palestras, grupos de trabalho, plenária, apresentação de banners e atividades culturais extensionistas. Além disso, a semana conta com uma programação específica voltada para o Programa de Treinamento Profissional, Programa de Monitoria, de Educação Tutorial e de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras (PU), organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) também integra as atividades. Para compartilhar estratégias de empreendedorismo e divulgar o trabalho da Universidade na produção de tecnologia e conhecimento, o Critt organizou uma programação voltada para o público que produz e se interessa por inovação e empreendedorismo. O evento inclui oficina de negócios, quiz sobre empreendedorismo, mostras de tecnologias e portfólios, entre outros. Confira a programação aqui .

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 07/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/07-11-2017/jf-volei-tem-sequencia-indigesta-e-preparatoria.html

Título: JF Vôlei tem sequência ‘indigesta’ e preparatória

No último sábado, o Sesi-SP. Nesta quarta (8), às 20h, o EMS Taubaté Funvic (SP), no Ginásio do Abaeté, em São Paulo. Na próxima sexta (10), o Sada Cruzeiro na UFJF e, por fim, o Sesc-RJ no dia 19 de novembro, novamente como mandante. A árdua sequência de jogos do JF Vôlei na Superliga Masculina 2017/2018 (ver quadro) contra quatro das cinco primeiras colocadas (o Minas, 4º lugar, já foi adversário na estreia juiz-forana) pode assustar o torcedor que sonha novamente com os playoffs, mas possui importante papel na verdadeira meta da equipe gerenciada pelo diretor técnico Maurício Bara.

“Nosso objetivo é a permanência. Nunca escondi isso. Claro que, pela campanha passada, havia uma afã natural de ida aos playoffs, mas já estamos nisso há tempo suficiente para analisar a realidade. E a tendência é que no ano que vem esteja mais difícil ainda porque tem três, quatro times na Superliga B que vêm para subir de verdade, com investimento. Temos reestruturado todo o projeto, já aprovamos dois projetos de lei federal, um para a base e outro para o time, e estamos para aprovar um estadual, tudo para o ano que vem. Em função disso, o objetivo é a sobrevivência. Hoje ela significa o 10º lugar. A partir daí qualquer coisa é lucro”, salienta Bara.

Até o momento, o JF Vôlei é 11º colocado, sem ter pontuado após quatro rodadas, mesmo cenário do Copel Telecom Maringá (PR) e de Ponta Grossa Caramuru (PR), oponentes diretos na briga contra o rebaixamento. Neste contexto, a bateria de partidas contra as principais equipes do país tem foco na exclusiva procura pela primeira soma na tabela, como destacou o treinador Henrique Furtado.

“É uma sequência muito difícil, há muito tempo não jogamos com um adversário direto, mas sempre com equipes do primeiro escalão. Faz parte. É um aprendizado, e trabalhamos para buscar a vitória a cada jogo e, mas ao mesmo tempo para evoluir e chegar muito bem preparado para enfrentar os adversários diretos. Será novamente uma guerra muito difícil em que tudo pode acontecer”, antecipa.

Taubaté

O município paulista sedia o próximo compromisso juiz-forano na temporada. Um dos passos mais importantes neste duelo para os locais é a redução de erros em quadra. O central Bruno, titular do JF Vôlei na última temporada, assim como na atual, prevê embate muito complicado. “Eles têm uma equipe que saca, bloqueia e ataca muito bem. Teremos que errar pouco e passar a responsabilidade para o lado de lá. Precisamos encará-los minimizando os erros que tivemos nos últimos jogos.”

Em “relação transparente”, Henrique, Bruno e outros profissionais da equipe se mostraram serenos tanto ao admitir a necessidade de pontuar, quanto nas perspectivas do time ao encarar campeões olímpicos nas próximas rodadas. “Temos enfrentado adversários muito fortes, principalmente agora nessa sequência. Mas apesar disso, nos ajuda a crescer bastante. Você acaba aprendendo muito com essas partidas. Claro que o foco é sempre vencer mas, independente disso, o aprendizado é grande. Você se acostuma a praticar um voleibol de muito alto nível. E quando chegam adversários não tão fortes, estaremos preparados”, relata Bruno.

Para a partida desta quarta, o JF Vôlei deve ser escalado com o oposto Emerson Rodriguez, o levantador Felipe Hernandez, os ponteiros Rammé e Leozinho, os centrais Bruno e Rômulo, e o líbero Juan Mendez.

Na primeira divisão, mas com orçamento de terceira

Segundo o diretor técnico Maurício Bara, a diferença de investimentos entre o JF Vôlei e seus oponentes no principal campeonato de voleibol do país aumentou ainda mais do que na temporada passada. “A Superliga estava mudando, chegou a um ponto com vários times de investimentos mais baixos e, de repente, surgiram novas equipes com elevado poder econômico. No fundo, a sensação que temos é de que estamos na primeira divisão com orçamento de terceira. Nem de segunda, às vezes. Mas vamos tentar sobreviver.”

Em quadra, o técnico Henrique Furtado ressalta as dificuldades em manter o time na elite nesta temporada e chegar aos playoffs na 2016/2017. “É tão difícil quanto. Cada temporada tem uma história diferente, e é muito difícil fazer essas comparações. É um grande desafio permanecer com a vaga, que era o foco também da temporada passada quando o projeto se iniciou. Será uma missão muito grande porque chegaram duas equipes de grande força para essa competição, o Corinthians e o Sesc-RJ, de investimentos altos, o que valoriza e dificulta a competição. Mas seguimos trabalhamos forte para atingir o primeiro objetivo e, depois, lutar por outro.”

Torcida

A esperança dos profissionais do JF Vôlei é que a tradição do torcedor local abraçar o time nas dificuldades seja mantida e faça novamente a diferença na temporada. Nossa equipe passou por isso em 2015/2016 e mesmo diante de todos os obstáculos até na formação da equipe, o torcedor teve e tem parcela fiel nesse processo. Contamos com eles. Se no ano passado a curva foi um pouco para cima, neste ano pode ser um pouco para baixo”, conclui Bara.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 07/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/07-11-2017/oi.html

Título: Registro

Bicas está de luto com o falecimento do dentista Carlos Augusto Machado Veiga (79 anos), que era formado pela UFJF, na mesma turma de José Marcius Falabella e Maurício Ribeiro. Pesquisador, em 2013 ele lançou o livro “Um olhar para o passado”, com resgate histórico de sua terra natal. Irmão de José Maria Machado Veiga, Carlos Augusto deixa a viúva Maria Luiza e três filhos.

— —

Veículo: TV Integração – Globo

Editoria: MGTV

Data: 08/11/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/videos/v/estudantes-e-professor-da-ufjf-sao-premiados-em-feira-de-inovacao-e-tecnologia/6274211/

Título: Estudantes e professor da UFJF são premiados em feira de inovação e tecnologia

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata – MG

Data: 08/11/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/hu-ufjf-promove-mutirao-de-saude-em-distritos-de-juiz-de-fora.ghtml

Título: HU-UFJF promove mutirão de saúde em distritos de Juiz de Fora

O Hopsital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta sexta-feira (10) um mutirão itinerário de saúde para atender os distritos de Monte Verde, Torreões e Pirapetinga.

Em Monte Verde, a ação será das 8h às 16h e pretende oferecer serviços de prevenção e promoção da saúde a aproximadamente 800 famílias. As atividades propostas ocorrerão simultaneamente na Escola Municipal do distrito, templos religiosos, igrejas e na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Durante o evento, cerca de 40 funcionários do HU estarão presentes nas áreas de clínica geral, geriatria, ginecologia, pediátrica e urológica. Além disso, estarão no local assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, odontólogos e terapeutas ocupacionais. A equipe também terá representantes da área administrativa, além de residentes e alunos de graduação.

Os interessados devem apresentar a carteira de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizar o cadastro, de acordo com a atividade escolhida. Será disponibilizada linha de ônibus especial para atender à população local saindo de Torreões, às 8h e às 12h30, com destino a Monte Verde e saindo de Monte Verde às 12h e 16h com destino a Torreões.

— —

Veículo: Globo Esporte

Editoria: Vôlei

Data: 08/11/2017

Link: https://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/volei/noticia/taubate-supera-juiz-de-fora-em-casa-e-vence-a-quinta-seguida-na-superliga.ghtml

Título: Taubaté supera Juiz de Fora em casa e vence a quinta seguida na Superliga

O Vôlei Taubaté conquistou a quinta vitória consecutiva na Superliga Masculina na noite desta quarta-feira, 8. No ginásio do Abaeté, os taubateanos venceram o Juiz de Fora por 3 sets a 0, com as seguintes parciais: 25/16, 25/18 e 25/20. Enquanto os paulistas estão embalos, os mineiros ainda não venceram no nacional.

O oposto Wallace, do Taubaté, foi o principal pontuador da partida, com 14 anotados. O sérvio Ivovic, também dos donos da casa, vêm logo atrás, com 13 pontos marcados. Por Juiz de Fora, os principais pontuadores foram Raphael e Leozinho, com nove pontos cada.

Com esta vitória, o Taubaté chega aos 14 pontos. A equipe pula da terceira para a segunda colocação. O Juiz de Fora segue em pontos, na 11ª e penúltima posição.

Na próxima rodada, o Juiz de Fora entra em quadra nesta sexta-feira, 10, para enfrentar o Cruzeiro, às 19h30, no ginásio da UFJF. O Taubaté joga no dia seguinte, sábado, 11, contra o Minas, às 21h, no ginásio do Abaeté, com transmissão ao vivo do SporTV.

— —

Veículo: O Tempo

Editoria: Super Notícia

Data: 08/11/2017

Link: http://www.otempo.com.br/super-noticia/no-abaet%C3%A9-jf-%C3%A9-superado-pelo-taubat%C3%A9-e-segue-sem-vencer-na-superliga-1.1540638

Título: No Abaeté, JF é superado pelo Taubaté e segue sem vencer na Superliga

No Abaeté, em Taubaté, o JF Vôlei foi jogar, sob a pressão de não ter somado nenhum ponto ainda na Superliga, contra a forte equipe do EMS-Taubaté-Funvic-SP. Mesmo com o passe regular, o time mineiro foi superado principalmente na eficiência do ataque paulista por 3 sets a 0, na noite desta quarta-feira.

As parciais da derrota do JF foram de 25/16, 25/18 e 25/20. Wallace, oposto do Taubaté, e Raphael Marcarini, ponta que jogou como titular pelo JF, foram os maiores pontuadores do jogo, com 14 acertos. O ponteiro Ruiz, que jogou como titular ficou com o troféu Viva Vôlei.

Sexta-feira, às 19h30, o JF tem mais uma pedreira em busca da primeira vitória, quando recebe o Sada Cruzeiro, na UFJF. Já o EMS-Funvic-Taubaté vai receber o embalado Minas Tênis Clube, em jogo que vale a segunda colocação da Superliga Masculina.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 08/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/08-11-2017/sem-emerson-jf-volei-nao-suporta-forca-do-taubate.html

Título: Sem Emerson, JF Vôlei não suporta a força do Taubaté

Desfalcado de seu oposto titular, o venezuelano Emerson Rodriguez, o JF Vôlei não suportou a força ofensiva do EMS Taubaté Funvic na noite desta quarta-feira (8), no Ginásio do Abaeté, na casa do adversário paulista, e acabou derrotado por 3 sets a 0 com parciais de 25/16, 25/18 e 25/20 pela 5ª rodada da Superliga Masculina 2017/2018. O resultado mantém os juiz-foranos na zona de rebaixamento da competição nacional, sem ponto somado, enquanto leva o Taubaté aos 14 pontos, na segunda colocação.

O JF Vôlei foi escalado com o ponteiro, improvisado como oposto, Raphael Marcarini, o levantador Felipe Hernandez, os pontas Felipi Rammé e Leozinho, os centrais Bruno e Franco, e o líbero Juan Mendez. Emerson acabou fora da partida após torcer tornozelo no treinamento da última terça (7), já em Taubaté (SP). O atleta da Seleção Venezuelana tentou entrar em quadra, mas não suportou as dores e foi poupado.

Apesar da mudança não programada no time local, o substituto de Emerson foi quem mais pontuou no duelo, com 14 sucessos no total, mesmo número do campeão olímpico Wallace, da saída de rede do Taubaté. Raphael obteve eficiência em dez ataques e quatro bloqueios, enquanto o rival paulista anotou 13 pontos de ataques e um ace. Leozinho, com 12 pontos, e Ivovic, dos mandantes, com 13, além de Solé, com 11, complementam o rol de pontuadores de dois dígitos do duelo.

O JF Vôlei volta a quadra já nesta sexta-feira (10), quando recebe o Sada Cruzeiro às 19h30, no Ginásio da UFJF.

— —

Veículo: O Tempo

Editoria: Super FC

Data: 08/11/2017

Link: http://www.otempo.com.br/superfc/v%C3%B4lei/no-abaet%C3%A9-jf-%C3%A9-superado-pelo-taubat%C3%A9-e-segue-sem-vencer-na-superliga-1.1540638

Título: No Abaeté, JF é superado pelo Taubaté e segue sem vencer na Superliga

No Abaeté, em Taubaté, o JF Vôlei foi jogar, sob a pressão de não ter somado nenhum ponto ainda na Superliga, contra a forte equipe do EMS-Taubaté-Funvic-SP. Mesmo com o passe regular, o time mineiro foi superado principalmente na eficiência do ataque paulista por 3 sets a 0, na noite desta quarta-feira.

As parciais da derrota do JF foram de 25/16, 25/18 e 25/20. Wallace, oposto do Taubaté, e Raphael Marcarini, ponta que jogou como titular pelo JF, foram os maiores pontuadores do jogo, com 14 acertos. O ponteiro Ruiz, que jogou como titular ficou com o troféu Viva Vôlei.

Sexta-feira, às 19h30, o JF tem mais uma pedreira em busca da primeira vitória, quando recebe o Sada Cruzeiro, na UFJF. Já o EMS-Funvic-Taubaté vai receber o embalado Minas Tênis Clube, em jogo que vale a segunda colocação da Superliga Masculina.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 09/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/09-11-2017/mais-de-200-oculos-serao-entregues-criancas-da-rede-municipal.html

Título: Mais de 200 óculos serão entregues a crianças da rede municipal

Mais de 200 óculos doados através do projeto de extensão “Olho Vivo” foram entregues na tarde desta quinta-feira (9) para a Secretaria de Educação de Juiz de Fora e serão destinados a alunos de escolas do ensino fundamental da rede pública de ensino. A solenidade foi realizada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como parte da programação da II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ao todo, foram arrecadados 211 óculos em quatro meses de campanha.

“Geralmente, as doações ocorrem duas vezes ao ano quando, no mesmo período, duas escolas são atendidas. Nós realizamos o teste de acuidade visual e, caso seja apontado déficit de visão, realizamos reteste. Se diagnosticadas com algum déficit, as crianças são encaminhadas para atendimento oftalmológico no Serviço de Atenção Especializada ou no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente. A campanha teve um resultado positivo e já pensamos em fazer outras”, afirmou professora da Faculdade de Enfermagem da UFJF e coordenadora do projeto/programa Olho Vivo, Zuleyce Lessa.

Olho Vivo

O projeto nasceu há cerca de quatro anos e atende crianças que estão iniciando na rede pública de ensino. A iniciativa visa a beneficiar crianças e adolescentes com doença falciforme e outras hemoglobinopatias. A iniciativa promove ações de prevenção e promoção à saúde visual por meio de atividades lúdicas, como peças teatrais. Há também teste a partir da Escala de Snellen – utilizado para avaliar a acuidade visual.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 09/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/09-11-2017/jf-volei-encara-sada-cruzeiro-como-se-fosse-o-ultimo-jogo.html

Título: JF Vôlei encara Sada Cruzeiro “como se fosse o último jogo”

Se há diferença na técnica, por que não também na vontade em um ginásio lotado de juiz-foranos? Esse é o pensamento do JF Vôlei que, sem tempo de descansar após a derrota para o EMS Funvic Taubaté (SP) na última quarta-feira (8), fora de casa, promete lutar por cada bola impossível atacada pelo Sada Cruzeiro a partir das 19h30 desta sexta (10), no Ginásio da UFJF, em duelo da sexta rodada da Superliga Masculina 2017/2018.

Líbero do time mandante e filho do técnico celeste, Marcelo Mendez, o jovem Juan Mendez acredita na mentalidade guerreira para buscar a proximidade do equilíbrio na partida, diante da superioridade técnica adversária. “Nosso espírito tem que ser o de brigar por todas as bolas, jogar por todos os pontos como se fossem os últimos de nossas vidas, no último jogo de nossas carreiras. Não podemos perder essa postura de brigar. É isso que, nós como time, tentaremos mostrar em quadra. Vontade não poderá faltar. Às vezes, tecnicamente não somos os melhores, mas ninguém pode reclamar da nossa vontade, porque vamos sempre lutar e querer ganhar”, discursa o defensor da equipe local.

As dificuldades, contudo, devem ser ainda maiores do que as comumente projetadas em confrontos contra os atuais campeões mundiais e nacionais e líderes da Superliga, com campanha de 18 pontos após seis vitórias e uma derrota. O JF Vôlei, vice-lanterna sem ponto somado até o momento, pode não contar com o oposto venezuelano Emerson Rodriguez, que sofreu entorse no tornozelo antes do jogo contra o Taubaté (SP). O substituto, Raphael Marcarini, é ponteiro de origem, e, apesar de ter sido o maior pontuador da última partida, mesmo na saída de rede, com 14 sucessos, se encontra em processo de adaptação ao novo posicionamento.

“O Emerson é um jogador muito importante e sentimos a falta dele, mas o Raphael, que é o substituto direto, mesmo fora de posição manda muito bem como oposto e fez até um bom jogo contra Taubaté. Acho que o Raphael tem tudo para suprir bem a ausência do Emerson e conseguirmos realizar um grande jogo amanhã e até conseguir a vitória, que é sempre possível”, analisa Juan.

Os ingressos restantes da venda antecipada começam a ser vendidos no palco do duelo, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), a partir das 18h30.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 09/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/09-11-2017/236634.html

Título: Educação inclusiva

Logo mais, na Faculdade de Educação da UFJF, Gabriel Martins e Ana Paula Xavier lançam o livro “Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: múltiplos olhares, múltiplos saberes”, com textos de autores que abordam o gênero, a deficiência intelectual, o autismo e a surdez.

— —