Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata – MG

Data: 04/11/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/settra-realiza-alteracoes-no-transito-para-provas-do-enem-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: Settra realiza alterações no trânsito para provas do Enem em Juiz de Fora

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) disponibilizará horários extras de ônibus e fará alterações no trânsito na região da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos próximos domingos, 5 e 12, quando acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Serão disponibilizados 17 ônibus extras das linhas 555 e 545 (UFJF) que vão operar a partir das 9h. Ainda atendendo à UFJF, a linha 755 (Zona Norte/ UFJF) terá horário extra às 10h50, saindo do Bairro Santa Lúcia.

A linha 590 (Zona Sul/UFJF/CAS-HU) atenderá os candidatos no horário das 11h15, saindo do Bairro Sagrado Coração de Jesus. A partir das 15h30, a linha 545 (Universidade) deverá voltar a operar com oito veículos, até as 18h30, saindo da UFJF, quando voltará à garagem, da mesma forma que a linha 555 (UFJF).

Confira as alterações no trânsito:

A Rua José Lourenço Kelmer vai operar em mão única, entre o portão Norte da UFJF e o trevo do Jardim Casablanca, nesta direção. Já a Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão de sentido.

Os veículos provenientes do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck, ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer.

Os ônibus provenientes do Centro, com destino ao Bairro São Pedro, transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino, Avenida Presidente Costa e Silva.

O transporte coletivo proveniente do Centro com destino à UFJF transitará pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita, UFJF.

— —

Veículo: Tribuna de Minas  

Editoria: Cidade

Data: 04/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/04-11-2017/atencao-redobrada-com-o-transito-para-nao-se-atrasar-para-o-enem.html

Título: Atenção redobrada com o trânsito para não se atrasar para o Enem

Em razão da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, realizada neste domingo (5), a partir das 13h, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) disponibilizou cerca de 17 ônibus extras para atender a demanda dos candidatos que farão a prova na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A expectativa é que mais de sete mil alunos participem do exame em diferentes partes do campus da universidade. Por isso, alguns ônibus também terão o trajeto estendido para levar os concorrentes à Faculdade de Engenharia. (ver quadro) A orientação, tanto para candidatos como para a população em geral, é evitar o trânsito em horários de pico e sair de casa com antecedência.

Segundo o gerente do Departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron Junior, o número de ônibus disponibilizado é para atender a maior demanda direcionada à UFJF. No entanto, todas as linhas e horários para os bairros e para a universidade serão mantidos, e os candidatos devem seguir os horários de domingo. “Comparado com outros locais, onde no máximo dois mil alunos participarão das provas, o volume de pessoas fazendo a prova no campus da UFJF é muito maior, em torno de sete mil. Além disso, são várias faculdades. Por isso, alguns ônibus atenderão também a Faculdade de Engenharia, mas os veículos seguirão o trajeto regular dentro da universidade.”

Além das linhas 545 e 555, que receberão os 17 veículos extras, cujo destino é o campus da UFJF, os candidatos podem utilizar linhas de ônibus que ligam o Centro a bairros próximos da universidade, pois alguns deles passam pelo anel viário e podem estar menos cheios. No entanto, é preciso ter cuidado com o tempo do trajeto.

De acordo com o gerente, a principal orientação para os concorrentes é que saiam de casa com antecedência e deem preferência ao transporte coletivo. “A Avenida Presidente Itamar Franco é o caminho natural para quem vai entrar pelo Portão Sul da UFJF, e a Avenida Presidente Costa e Silva é o caminho da entrada pelo Portão Norte. Só tem uma via que dá acesso a cada entrada, não há vias alternativas para assumir. Por isso, orientamos que os candidatos deem preferência aos ônibus, porque transportam mais pessoas. Com menos carros circulando, todos são beneficiados.”

Uso de carros

No caso das pessoas que moram mais longe ou que precisam ir de carro, necessariamente, o conselho é evitar os horários de pico. “Normalmente, aos domingos, existe um horário de pico no tráfego, apesar de ser tranquilo. No caso do Enem, o ideal é que os candidatos se desloquem com antecedência, programando-se para chegar ao local uma hora antes da prova, para que não sejam prejudicados no concurso por conta de retenções. Estimamos que, no horário do almoço, até por volta das 14h, e ao final da prova, já por volta das 18h30, a concentração de veículos próximo dos horários de prova seja maior.”

 

A orientação também vale para quem não vai participar da prova, mas pretende se deslocar pela cidade neste domingo. Ruas que dão acesso a escolas ou outros locais prováveis de prova devem ser evitados pelos motoristas. A organização da prova não informou quantos estudantes farão o exame em Juiz de Fora ou quantos locais de prova há na cidade.

Além da disponibilização de ônibus extras, mais agentes de trânsito estarão nas ruas neste domingo. Segundo informações da Settra, 17 agentes atuarão na cidade por turno, somando 34 no total. Destes, 28 vão atuar em razão da realização do Enem.

Trânsito e itinerário alterados

As principais vias de acesso à UFJF pelo Portão Norte passarão por alterações no trânsito durante o domingo. O objetivo é favorecer a fluidez de veículos durante o primeiro dia de prova. As principais alterações ocorrem no Bairro São Pedro. A Rua José Lourenço Kelmer vai operar em mão única, entre o portão Norte da UFJF e o trevo do Jardim Casablanca, nesta direção. Já a Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão de sentido.

Os itinerários dos ônibus que seguirão para a UFJF também serão modificados. Todos os ônibus que saírem do Centro para a UFJF transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Lauro Teles de Mesquita, até a universidade. Já os ônibus provenientes do Centro, com destino ao Bairro São Pedro, transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino, Avenida Presidente Costa e Silva (ver quadro).

A orientação da Settra para os concorrentes que desejarem saber os itinerários e horários de ônibus é acessar o site da Prefeitura, no endereço https://www.pjf.mg.gov.br/, ou baixar o aplicativo CittaMobi.

— —

Veículo: O Tempo

Editoria: Religião

Data: 04/11/2017

Link: http://www.otempo.com.br/capa/brasil/papa-aceita-discutir-fim-do-celibato-para-padres-na-amaz%C3%B4nia-1.1538898

Título: Papa aceita discutir fim do celibato para padres na Amazônia

Rio de Janeiro. O papa Francisco permitiu que seja aberta uma discussão na Igreja Católica sobre a possível suspensão parcial do celibato para os padres, segundo fontes do Vaticano ouvidas pelo jornal “Il Messaggero”.

A proposta inusitada dentro do tradicionalismo católico teria vindo do cardeal brasileiro Claudio Hummes, que tem uma próxima relação com o pontífice e quer encontrar uma solução prática e definitiva para a falta de padres na região amazônica. O tema tabu poderá ser discutido no sínodo de 2019.

De acordo com a imprensa italiana, os bispos de toda a região amazônica foram convocados para encontrar uma nova estrada para a evangelização.

O projeto defendido por Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, seria que homens fiéis casados pudessem ser nomeados a cargos de administração espiritual das suas comunidades, que muitas vezes ficam em áreas isoladas e de difícil acesso, evitando, assim, que o celibato continue a ser um dogma indiscutível em Roma.

O celibato de padres não é considerado um dogma católico, mas sim uma disciplina. Isso significa que não é uma verdade revelada pela fé, uma vez que por diversos séculos os sacerdotes puderam se casar e ter filhos.

Os relatos são de que, nos últimos dias, Dom Erwin Krautler, secretário da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falou sobre a urgência de lidar com a questão amazônica. O assunto teria sido tratado diretamente com o papa Francisco, segundo a agência austríaca Kna. Krautler reconhece que esse é um assunto que pode ser discutido, mas ressalta que não é o ponto principal do sínodo. “O sínodo não tem esse tema. O tema é a evangelização e novos caminhos em relação aos povos indígenas na Amazônia, que está ameaçada em sua sobrevivência. Fala-se também da escassez do clero nessas comunidades. Mas o sínodo foi convocado no dia 15 de outubro e não tem proposta nenhuma dessas ainda. Está tudo no começo”, pontuou Dom Erwin.

Abertura. “O próximo passo é ouvir as conferências, que farão suas propostas e, a partir de então, formar um manual de alinhamento para depois ser discutido em 2019”. Hummes não quis dar entrevista.

Em março, o papa Francisco já havia levantado publicamente a discussão sobre a possibilidade de mudar a disciplina do celibato eclesiástico. Sugeriu que poderia vir à pauta da Igreja o debate sobre a ordenação de Viri probati – ou seja, os homens de fé comprovada – que já fossem casados.

Evangelização tenta se descolar da época do descobrimento

A presença e a atuação do papa Francisco têm inspirado um clima de muita abertura e mudanças na Igreja Católica, e a região da Amazônia tem sido uma preocupação particular, segundo o teólogo e professor do programa de pós-graduação de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Faustino Teixeira.

Uma das questões específicas expressas pelos bispos brasileiros é que o papa pensasse numa solução de evangelização e de atuação da Igreja Católica na Amazônia, podendo inclusive ampliar o serviço ministerial também para os leigos, explica o teólogo. “Acho essa uma posição muito interessante, e que vem sendo debatida no Brasil e na América Latina. Os leigos teriam inclusive a possibilidade de ordenação para atuar como ministros, em função da grande carência de sacerdotes para atender a região, e pensar de forma diferente o exercício ministerial da igreja em função da crise vivida nos últimos anos”, avalia Teixeira.

De acordo com o professor, a forma de evangelização de comunidades indígenas atualmente nada tem a ver com a evangelização dos índios há 500 anos após o descobrimento do Brasil.

“O trabalho junto aos indígenas que tem sido realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) não é de converter os índios ao catolicismo, mas de atuar junto a eles no sentido de fortalecer a dignidade dessa população e reconhecer o respeito às suas terras”, diz.

— —

Veículo: O Tempo

Editoria: 2018

Data: 05/11/2017

Link: http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/divis%C3%A3o-interna-persegue-o-psdb-1.1539064

Título: Divisão interna persegue o PSDB

Ao longo dos anos, já tornou-se comum, em época pré-eleitoral, o PSDB não ter definido quem o partido lançará como candidato à Presidência da República. É assim desde 2002, eleição na qual a legenda perdeu o poder para o PT, após oito anos do mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Aos poucos, membros do partido começam a debater se a divisão interna pode estar por trás do insucesso eleitoral no plano nacional, apesar da força que a legenda tem demonstrado nos Estados e nos municípios.

Hoje os nomes que aparecem nas pesquisas de opinião e que brigam pela candidatura são os do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e do governador do Estado paulista, Geraldo Alckmin (PSDB). Recentemente, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), apresentou-se como candidato ao Palácio do Planalto, mas seu nome tem menos apelo na legenda.

Nas últimas eleições, em 2014, a competição no partido era entre o senador Aécio Neves (PSDB), que acabou tornando-se o candidato, e o governador de São Paulo. Quatro anos antes, brigavam para concorrer ao posto, José Serra (PSDB), o escolhido, e Aécio. Em 2006, a guerra inteira era entre Serra e Alckmin.

O presidente do PSDB de Minas, Domingos Sávio, avalia que essa disputa frequente pode ser um dos motivos para o partido não ter tido sucesso nas últimas eleições. “Essa indecisão pode, sim, ter influenciado”, diz. Ele afirma que, quando há essa situação, pode acontecer de os cabos eleitorais que apoiam um determinado político ficarem com raiva por ele não ter sido escolhido e não trabalharem para o candidato oficial do partido. “Já vi isso acontecer aqui em Minas. Muitos cabos eleitorais acabam puxando o tapete do candidato que não era o dele. Por isso, quando o candidato é escolhido previamente, com união partidária, todos trabalham por ele”, explica.

O deputado federal e vice-presidente do PSDB em Minas, Paulo Abi-Ackel, tem outra opinião. Ele considera que essa diversidade de possíveis candidatos é comum em um partido plural como o PSDB. “É natural em um partido como o PSDB, que possui fortes correntes em diversas regiões, que surjam candidatos. Considero isso uma virtude. Mostra que temos vários nomes de qualidade”, afirma.

O cientista político da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Paulo Roberto Figueira explicou que essa não é a questão central que leva o PSDB a perder as eleições, mas com certeza é um ponto a ser considerado. Ele afirma que o PSDB é um partido formado por parlamentares e com pouca base social, de militância, e, por esse motivo, o apoio interno é mais fraco. “As decisões do PSDB são sempre tomadas pela cúpula, por quatro ou cinco caciques, e nunca levam em consideração as bases do partido. Isso dificulta uma candidatura em que a maioria trabalhe a favor”, analisa.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 05/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/05-11-2017/o-charme-e-elegancia-de-ana-luiza-cabral.html

Título: Agenda Cultural

O psicólogo e professor da UFJF, Antenor Salzer Rodrigues abre, amanhã, no MAMM, a programação do Centro de Ação Cultural, coordenado por Lygia Toledo e Leonor Carneiro. Vai falar sobre a importância de Machado de Assis.

Dia 13, é a vez da professora Valéria Mendes Fazolatto, apresentar a vida e a obra da artista espanhola radicada no Brasil, Maria Pardos.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 05/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/05-11-2017/o-radio-nao-vai-acabar.html

Título: Voo livre

A equipe da AABB conquistou 20 medalhas no Meeting de Natação Masters 2017, na UFJF

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata- MG

Data: 06/11/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/queda-nos-repasses-do-governo-deixa-ufjf-em-situacao-de-dificuldade-financeira.ghtml

Título: Queda nos repasses do Governo deixa UFJF em situação de dificuldade financeira

A redução nos repasses do Governo Federal às universidades federais em todo o país tem tido reflexos negativos e complicado a situação financeira na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os recursos enviados para as instituições de ensino em 2017 foi cerca de 30% menor em relação ao ano de 2016.

De acordo com a UFJF, para a universidade o valor orçado foi de R$ 66 milhões, sendo que, até o momento, o valor recebido foi o equivalente a 85% do montante total. A instituição ainda não tem a garantia de que o valor restante será repassado até o final do ano.

O reitor da UFJF, Marcos David, revelou nesta segunda-feira (6) ao MGTVque a instituição teve grandes dificuldades financeiras para fechar as contas em dia este ano, sendo necessária a utilização de recursos próprios e de saldo positivo do ano anterior.

“O ideal era que usássemos esses recursos próprios para investir em novos projetos para a universidade, mas, devido à diminuição nos repasses foi necessário utilizá-los para manter as contas em dia”, explicou.

Segundo o reitor, o valor necessário para cobrir os custos de manutenção da UFJF gira em torno de R$ 100 milhões por ano. Ele prevê que, no próximo ano, as dificuldades serão ainda maiores, já que o governo não indica nenhuma previsão de aumento nos repasses.

Além dos problemas enfrentados para a manutenção, as obras também estão paralisadas em decorrência da diminuição nos repasses. Nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares há mais de 10 obras paralisadas, entre elas a expansão do Hospital Universitário (HU). A UFJF não sabe dizer quando as obras serão concluídas.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 06/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/06-11-2017/ingressos-para-confronto-entre-jf-volei-e-sada-cruzeiro-ja-estao-venda.html

Título: Ingressos para confronto entre JF Vôlei e Sada Cruzeiro já estão à venda

O JF Vôlei iniciou a venda de ingressos para o duelo contra os atuais campeões mundiais e nacionais- o Sada Cruzeiro, pela 6ª rodada da Superliga Masculina, agendada para esta sexta-feira (10), em Juiz de Fora. Nos valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), os torcedores já podem adquirir, no site acesseingressos.com.br, as entradas para a partida no Ginásio da UFJF, às 19h30.

A partir das 12h desta terça (7), é aberta também a venda nos pontos físicos das Óticas Carol (Rua Halfeld, 704, Centro/Av. Barão do Rio Branco, 2.307, Centro/Shopping Alameda, Loja 114), na Bela Padoca (Rua Sampaio, 371, Granbey), e na Cirúrgica Equilíbrio (Rua São Mateus, 416). No dia do embate, há possibilidade de compras na bilheteria do Ginásio da UFJF a partir das 17h. Antes deste duelo, o JF Vôlei visita o Taubaté no Ginásio do Abaeté (SP), nesta quarta (8), às 20h.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 06/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/06-11-2017/campanha-alerta-para-importancia-da-prevencao-de-doencas-cardiacas.html

Título: Campanha alerta para importância da prevenção de doenças cardíacas

O serviço de Cardiologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF-Ebserh) vai promover uma série de atividades para alertar a população sobre a importância da prevenção de doenças do coração. A iniciativa faz parte da campanha Coração Batida Certa que a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas promove em várias cidades do país para marcar o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, em 12 de novembro. Na terça-feira (7), as ações serão junto aos pacientes do HU unidade Santa Catarina, de 9h ao meio-dia, e no dia 11 de novembro, no campus da UFJF, de 8h às 13h. As ações serão realizadas a partir das 9h, com entrada franca ao público, que poderá adquirir conhecimentos básicos de como proceder caso uma pessoa tenha uma parada cardíaca.

De acordo com dados levantados junto à Secretaria Municipal de Saúde, entre 2012 e 2016, pelo menos uma pessoa morreu por dia devido doenças relacionadas ao coração. A maioria destas mortes ocorreu subitamente (morte súbita) e foi provocada por arritmias cardíacas que levam à parada cardíaca.

No entanto, os dados revelados pelo chefe do Serviço de Cardiologia do HU-UFJF-Ebserh, Hélio Lima Brito Júnior, são ainda mais preocupantes. Segundo ele, as doenças do coração são a principal causa de morte natural no mundo de 2005 até o último levantamento feito em 2016. Ainda conforme os dados apurados, Juiz de Fora registra quase o mesmo número de mortes que os Estados Unidos.

“Juiz de Fora, com uma população de pouco mais de 500 mil habitantes, tem uma média de 536 mortes por ano, quase duas por dia, todo ano. Este número é o mesmo registrado pelos Estados Unidos, que contam com uma população de quase 350 milhões de pessoas. São números assustadores, e muitas dessas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas estivessem preparadas para prestar socorro imediato. Por isso é muito importante conscientizar e treinar a população para que possa salvar vidas. Em menos de cinco minutos uma pessoa leiga pode ser treinada neste atendimento imediato da parada cardíaca”, esclarece.

Durante a campanha, médicos simulam em um boneco o atendimento a alguém que tenha perdido a consciência. Nesse caso, uma ação imediata aumenta muito as chances de evitar a chamada morte súbita. “Se a pessoa não receber um primeiro atendimento adequado, a probabilidade dela chegar ao hospital com vida ou sobreviver e receber alta desse hospital é muito baixa, cerca de 10%, até menos. Por isso, o ideal é que a pessoa receba uma atendimento em até cinco minutos”, afirma o chefe do Serviço de Cardiologia, Brito Júnior.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Agenda Cultural

Data: 06/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/agenda-cultural/exposicoes/06-11-2017/1a-expo-gatos-de-juiz-de-fira-e-regiao.html

Título: 1ª Expo Gatos de Juiz de Fora e Região

Inteligentes e cativantes, os gatos têm conquistado cada vez mais admiradores. Não importa a raça ou a personalidade, eles são menos dependentes e, ao mesmo tempo, bons companheiros em qualquer situação. Apreciadores dos bichanos terão a oportunidade de ver de perto cerca de 100 gatos de diversas raças exóticas, durante a primeira edição da “Expo Gatos de Juiz de Fora e Região”, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, sábado e domingo, no Gran Victory Hotel (Av. Presidente Itamar Franco, 3800, Cascatinha). A entrada é gratuita e o visitante poderá doar um sachê ou lata de alimento para gatos a uma ONG da cidade. O evento é uma realização da Associação do Gato Mineiro (AGM) e conta com o apoio da Royal Canin do Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Durante a Expo Gatos, o público poderá conhecer raças pouco comuns na região, como o Sphynx (gato pelado canadense), Bengal (“gato-de-bengala”, semelhante a uma pequena onça), Maine Coon (maior raça domesticada de gato do mundo), Exótico (raça irmã do gato persa, com os pelos curtos), Cornish Rex (pequeno porte, magro e pelo encaracolado), Ragdoll (o “boneca de pano” que se amolece ao estar no colo), Oriental de Pelo Curto (raça irmã do conhecido Siamês, mas com inúmeras cores), Sagrado da Birmânia (a raça com origem em templos budistas que transmite a paz no olhar), Norueguês da Floresta (pelos semilongos, aspecto selvagem), entre outros. Os mais conhecidos, como Persa e SRD (sem raça definida, o famoso “vira-lata”) também poderão ser apreciadas.

Um campeonato promete encantar os visitantes elegendo, a cada dia, os melhores exemplares de acordo com “Classe”; “Cor”; “Raça” e “Categoria”. A avaliação será feita pelos juízes alemães Mrs. Britta Busse e Mr. Dietmar Sagursky, e o brasileiro Hugo Cavalheiro, presidente da Associação da Raça Maine Coon no Brasil. Os vencedores acumulam pontos para posições no ranking nacional.

De acordo com os organizadores, mais de cinco mil pessoas deverão passar pelo Gran Victory Hotel no final de semana. Os bichanos da exposição não estarão à venda, mas quem pretende adotar um gatinho contará com a presença da ONG “Espaço Soul Cat”, que resgata animais abandonados. O “Clube do Gato Mineiro” terá secretaria montada no local para tirar dúvidas dos interessados em se associar.

Esta é a primeira vez que o evento acontece no estado de Minas Gerais fora da capital, Belo Horizonte. Entre as novidades, está a realização do “Papo de Gato”, rodas de conversa sobre variados assuntos relacionados aos felinos, organizadas por alunos da UFJF e ministradas por especialistas.

Os mais adequados, modernos e belos produtos específicos para bichanos, além de vestuário e bijoux com o tema “gato” farão a alegria dos visitantes.

Confira a programação 1ª Expo Gatos de Juiz de Fora e Região:

Campeonato: Sábado e domingo, das 10 às 18 horas.

Papo de Gato: Sábado e domingo, das 12 às 17 horas.

Novos assuntos a cada 30 minutos.

Lojinhas: Sábado e domingo, das 10 às 18 horas.

Adoções: Sábado e domingo, das 10 às 18 horas.

SERVIÇO:

1ª Expo Gatos de Juiz de Fora e Região

Data: 25 e 26 de novembro de 2017

Horário: das 10 às 18 horas

Local: Gran Victory Hotel (Av. Presidente Itamar Franco, 3800, Cascatinha)

Entrada gratuita – o visitante poderá doar um sachê ou lata de alimento para gatos

Informações na página da Associação do Gato Mineiro no Facebook e Instagram.

— —