Os interessados à bolsa do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (Proac) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), podem se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 13, para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes), com duração máxima de um ano.
Segundo o coordenador do Proac, Klaus Chaves Alberto, o bolsista vencedor terá a experiência de um pesquisador brasileiro no período do pós-doutorado. “Poderá organizar eventos da área de pesquisa e dar aulas no Mestrado, entre outras atividades, sempre com supervisão. É um ano muito produtivo para a pessoa”, explica.
Ainda na visão do coordenador, o saldo final é positivo tanto para o Proac quanto para o bolsista. “O pesquisador se mantém na área, vinculado e melhorando a qualidade da sua produção. A outra virtude é para o programa, pois vamos ter contato com pesquisadores de outras áreas. Assim, temos a oportunidade de desenvolver novos campos de pesquisa”, afirma.
Dedicação exclusiva
Será oferecida uma bolsa no valor de R$ 4.100, com início previsto para janeiro de 2018. O bolsista aprovado deverá se dedicar integralmente à pesquisa, ao ensino e à extensão durante o período, além de seguir uma lista de obrigações previstas no edital. O candidato precisa apresentar diversos documentos, entre eles um projeto de pesquisa. Esse projeto deverá ter no máximo oito páginas em inglês ou português.
O processo seletivo será feito em uma etapa de caráter classificatório. Uma banca examinadora avaliará o Currículo Lattes do candidato, o perfil, a trajetória e a qualidade científica de sua proposta.
As inscrições devem ser enviadas pelo e-mail do Proac ou na secretaria do Programa de Pós-graduação, localizado na 4ª Plataforma do Setor de Tecnologia, sala 4156, da Faculdade de Engenharia. O resultado final será divulgado no quadro de avisos da Secretaria e no site do Proac, em 1º de dezembro, às 17h.
Outras informações: (32) 2102-6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído