Pedro e Lucas com as carteiras da OAB Foto Divulgação

Pedro e Lucas, agora, já podem encarar os desafios profissionais (Foto: Divulgação)

Em cerimônia realizada na última segunda-feira, dia 6, dois egressos do curso de Direito do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares receberam as carteirinhas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A solenidade ocorreu na 43ª Subseção da OAB em Governador Valadares, e representou o início da trajetória profissional dos bacharéis em Direito. O índice de aprovação dos formandos da primeira turma da UFJF-GV no exame da Ordem chegou a quase 90%.

Para o professor do curso Jamir Calili, o orgulho da vitória dos egressos atinge também os docentes do curso. “Como professor, ex-coordenador, orientador e torcedor, é gratificante vê-los entrando no mercado de trabalho, transformando-se em profissionais essenciais na luta pelo Estado Democrático de Direito.” Ainda de acordo com Calili, a conquista destaca o papel da UFJF-GV em entregar profissionais éticos e qualificados às sociedades valadarense e mineira.

Apesar de ser considerada uma prova que exige do candidato estudo específico de temas pré-definidos, o formando da primeira turma de Direito e agora bacharel Pedro Liberato ressalta a influência da UFJF-GV na formação dos estudantes para o exame. Segundo ele, “a capacidade argumentativa, habilidades de escrita e raciocínio jurídico desenvolvidas no curso de Direito foram fundamentais para a aprovação no Exame e também influenciarão, sem dúvidas, toda a minha carreira”. Pedro destacou, também, o apoio dos docentes do campus avançado no direcionamento para a carreira, no desenvolvimento da argumentação necessária e na preparação para a prova.

Após a aprovação no exame e o recebimento da carteirinha, têm início os desafios da vida profissional dos agora advogados. Lucas Franco comenta que a OAB é um importante ponto de partida: “que vai nos oferecer algo em troca de toda a boa formação que tivemos estudando em uma Universidade pública de excelente qualidade. Encarar a advocacia será um trabalho árduo, mas acredito que também promoverá grandes alegrias”.