Veículo: TV Integração – Globo

Editoria: MGTV

Data: 01/11/2017

Link: http://g1.globo.com/minas-gerais/videos/v/mg-tec-alunos-de-engenharia-da-ufjf-participam-de-encontro-de-inteligencia-artificial/6258628/

Título: MG Tec: Alunos de engenharia da UFJF participam de encontro de inteligência artificial

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Tecnologia

Data: 01/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/especiais/tech/01-11-2017/equipes-da-ufjf-disputam-competicoes-nacionais-e-internacionais.html

Título: Equipes da UFJF disputam competições nacionais e internacionais

As oportunidades de desenvolver atividades extra-curriculares durante o período de graduação têm sido aproveitadas por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em meio aos galpões da Faculdade de Engenharia, duas equipes se prepararam para disputar competições com outras universidades, na próxima semana. A Equipe Capivara de Eficiência Energética participa, entre os dias 6 a 9 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), da Shell Eco-Marathon, uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. As equipes constroem carros que passam por baterias de inspeção e de segurança. Se forem aprovados, os carros vão percorrer uma quilometragem específica e vence aquele que tiver a melhor eficiência energética, ou seja, fizer mais quilômetros por litro. A equipe da UFJF participa da categoria gasolina, mas há ainda competições nas categorias etanol e elétrico. O evento reúne equipes de todo o país e de várias universidades, e os finalistas vão para a etapa mundial.

Na mesma semana, no dia 8, a equipe de Robótica da UFJF Rinobot participa da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica (Larc), em Curitiba (PR). No torneio, cada grupo constrói um robô que desenvolve alguma atividade, como jogar futebol e luta de sumô. Em outra parte da disputa,  o grupo faz a programação de comando de um robô já pronto. Os equipamentos são autônomos, ou seja, não há qualquer interferência humana nas atividades do androide no meio da competição. Na categoria Futebol VSSS (Very Small Size Soccer), na qual robôs jogam uma partida de futebol, três robôs em campo disputam, em um campo de 1,5m x 1,8m, uma partida nos mesmos moldes de uma jogada por humanos. São 10 minutos de partida, e ganha a equipe que fizer mais gols.

Segundo o estudante João Paulo Pimentel, graduando de Engenharia Elétrica com Habilitação em Robótica e Automação Industrial, esta é a segunda vez que a equipe participa da competição. “No ano passado, em Recife, chegamos nas oitavas-de-final, fomos eliminados para equipe da USP. Nossa expectativa é grande, conseguimos evoluir depois dessa participação. Nós acreditamos que podemos ficar bem colocados na competição latino-americana.”

Microraptor

O resultado positivo dessas competições está sendo colhido por oura equipe da UFJF, desta vez de aerodesign. A equipe Microraptor ficou em quatro lugar na competição SAE Brasil de Aerodesign – categoria Micro – em competição realizada no último fim de semana, na cidade de São José dos Campos (SP). Os estudantes foram avaliados pelo relatório técnico entregue aos avaliadores, engenheiros do Instituto Técnico de Aeronáutica (ITA), e pelo desempenho nas baterias, em que foram desafiados a apresentar aeronaves extremamente leves e confiáveis. “O planejamento era ficar entre os cinco primeiros, e atingimos a nossa meta. Estamos montando uma equipe bem estruturada para brigarmos por alguma coisa maior. Fomos parabenizado pelo nosso projeto técnico, e isso é uma coisa muito gratificante, o que mostra que nosso projeto é reconhecido por profissionais da Embraer. Isso nos deixa confortável para seguir em frente”, afirma o estudante de Engenharia Mecânica Gabriel Antônio Mendes das Flores.

Para ele, as equipes de competição oferecem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala da aula, além de desenvolver diversas habilidades para o mercado de trabalho, como gestão de pessoas e trabalho em grupo. “É uma experiência gratificante quando conseguimos ver na prática o que vamos fazer na nossa profissão. O projeto é uma pequena amostra do que vamos vivenciar no mercado de trabalho. Pelo menos na classe micro, é a vivência real de um projeto. Ali premia quem faz projeto de engenharia”, conclui.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 01/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/01-11-2017/d.html

Título: Alô para vovó

Ao anunciar as manchetes do “Bom Dia Brasil”, ontem, no “Bom Dia Minas”, Ana Paula Araujo aproveitou para mandar um abraço para sua avó, Maria, que aniversariava e mora em Juiz de Fora. Ela falou dos vínculos com a cidade, onde estudou jornalismo na UFJF.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 01/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/01-11-2017/d.html

Título: Visita colombiana

Alice Marcela Gutierrez Pérez, professora da Universidad de San Buenaventura, e Lorena Cardona, da Fundación Universitária del Área Andina, foram recebidas pelos alunos do ensino fundamental do Colégio João XXIII, com música e declamação de alguns trechos do livro “Haikai”. A obra é resultado do projeto de oficinas literárias, liderado pela professora Lucilene HotzBronzato. Elas estiveram na cidade para firmar parceria com a UFJF, por iniciativa do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância, coordenado pelo professor Jader Janer Moreira.

— —

Veículo: CES JF

Editoria: Mestrado

Data: 01/11/2017

Link: https://www.cesjf.br/mestrado-noticias/3603-aluna-do-mestrado-apresenta-comunicacao-na-vii-jornada-literaria.html   

Título: Aluna do Mestrado apresenta comunicação na VII Jornada Literária

Evento acontece de 06 a 09 de novembro, na UFJF.

A psicóloga e discente do Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), Jennifer da Silva Gramiani Celeste, irá apresentar a comunicação “Entre curtidas, Eu-Líricos e Guardanapos: A Poesia de Pedro Antonio Gabriel no Meio Virtual” na VII Jornada Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras (Estudos Literários). Este evento irá acontecer de 06 a 09 de novembro de 2017, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A mestranda é orientanda pela professora  Juliana Gervason e integra o GT “A literatura e o cibercaminhos”, onde juntas pesquisam sobre a literatura produzida por jovens blogueiros e youtubers. A comunicação que será apresentada no evento é parte dos estudos que estão realizando a respeito da temática em questão.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 02/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/02-11-2017/a-6.html

Título: Treinos na Argentina

Ex-aluno da UFJF, Fernando Corrêa foi convocado pela nona vez para treinar os goleiros da Seleção Sub-15. Agora, no Campeonato Sul-Americano, que será disputado em Mendoza e San Juán, a partir de domingo. Na segunda, o Brasil estreia contra a Bolívia.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 02/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/02-11-2017/a-6.html

Título: Antenado

Usuários da linha UFJF-Centro são unânimes em afirmar que o motorista Joel Ferreira é um daqueles exemplos de bom profissional. Tranquilo ao volante (mesmo nos horários de pico) é também supereducado e gentil com os passageiros.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 03/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/03-11-2017/semana-de-ciencia-tecnologia-e-sociedade-acontece-na-proxima-semana-na-ufjf.html

Título: Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade acontece na próxima semana na UFJF

Ações realizadas no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora abrangem todas as frentes da universidade: pesquisa, ensino, extensão, e sobretudo, inovação. A II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade começa na próxima segunda-feira (6) e vai até o dia 11 de novembro. Será, ao todo, um conjunto de eventos de áreas distintas da universidade que se conecta para a promoção do evento, que ainda inclui atividades voltadas para o Programa de Treinamento Profisssional, Educação Tutorial, Universalização de Línguas Estrangeiras e Monitoria, pelo Prograd.

Com o intuito de apresentar projetos e programas à comunidade, a II Mostra de Ações de Extensão da UFJF, que acontece entre os dias 6 e 9, convidada todos para participar de workshops, rodas de conversas, palestras e atividades de extensão. Serão ainda organizados grupos de trabalhos e apresentação de banners. O objetivo é que toda pesquisa e novos projetos não seja apresentada somente aos próprios acadêmicos, mas que realmente surja um espaço de troca com o povo que pode se beneficiar dessas ideias, bem como colaborar com a própria elaboração.

Na próxima quinta-feira, 9, acontece ainda o 23º Seminário de Iniciação Científica da UFJF, que através de um trabalho de divulgação das pesquisas produzidas na instituição, busca ampliar e trazer novidades para o formato. Depois de passarem da primeira fase, quando os trabalhos foram avaliados por bolsistas do CNPq externos à instituição, 12 pesquisas de cada área de conhecimento foram escolhidas para serem apresentadas oralmente, por seus autores, durante a manhã de quinta, das 8h ao 12h.

A parte de tecnologia e incentivo à inovação está sendo organizada pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Através de uma programação específica, que vai do dia 7 ao dia 10, querem compartilhar noções de empreendedorismo e também o que produzem na UFJF. Oficinas de negócios, quiz sobre empreendedorismo e mostras de tecnologia são algumas das ações propostas pelo grupo.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Podcast

Data: 03/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/podcast/03-11-2017/alunos-da-ufjf-disputam-competicao-tecnologica.html

Título: Alunos da UFJF disputam competição tecnológica

— —