Andreia Lira

Bacharel em canto pela UFJF, Andreia se dedica à música clássica e popular, com foco nas composições nacionais

Um panorama musical histórico, animado e lírico, é o que promete a apresentação da cantora Andreia Lira na próxima terça, 12, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). A intérprete apresenta as canções de seu último álbum “Quebra coco”, que traz composições importantes do cancioneiro popular brasileiro do século XIX até a atualidade.

O trabalho remonta aos pioneiros do gênero, misto de erudito e popular, como Chiquinha Gonzaga e Alberto Nepomuceno, passando pelo trio Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Francisco Mignone, e chegando a autores contemporâneos, como  o violonista  pernambucano Jorge L. Santos e o pianista mineiro André Renó. O repertório também inclui canções pouco conhecidas dos autores nacionalistas Luciano Gallet e Lorenzo Fernandez.

A soma de composições belíssimas e da interpretação impecável de Andreia Lira resulta numa obra de relevante regaste histórico da música brasileira e de qualidade estética incontestável.

Junto com Andreia Lira, se apresentam Marcos Lopes (piano), Flávia Lima (percussão) e Jorge Santos (violão).

A intérprete
Bacharel em canto pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Andreia Lira dedica-se à música clássica e popular, dando enfoque a composições nacionais. Integrante do Duo Lira & Lopes e do Duo Guaranis, interpreta o repertório brasileiro erudito e popular, atuando em diferentes gêneros:  do lírico ao choro e ao samba, sem deixar de lado a bossa nova e a MPB. A cantora também desenvolve um trabalho de longo prazo com o repertório de música antiga, tendo sido integrante dos Grupos de Música Antiga Gesta Aquilana e Lira Antiga.

Em 2012, foi selecionada para o XV Festival e Concurso Internacional de Canto no Peru, se apresentando na cidade de Trujillo e realizando masterclass com renomados regentes e cantores, como o maestro Carlos Aransay (Esp./Ing.) Em 2014, venceu concurso e foi solista junto à Orquestra de Câmara Pró Música, interpretando as “Bachianas Brasileiras N.5” de Heitor Villa-Lobos.

No mesmo ano, foi contemplada pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura com o projeto para a gravação do álbum “Quebra coco”, que teve lançamento em outubro de 2015.

Outras informações: (32) 3229-7650