Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata – MG
Data: 04/10/2017
Título: UFJF firma parceria com Universidade de Guadalajara, do México
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade de Guadalajara (UdG), do México, oficializaram nesta quarta-feira (4) um acordo de cooperação. O objetivo é estreitar os laços de pesquisa, incentivar a troca de conhecimento e compartilhar aprendizados acadêmicos.
Segundo a UFJF, a parceria amplia a possibilidade do intercâmbio de alunos e inclui todas as áreas de conhecimento das universidades, permitindo ainda a mobilidade de estudantes, professores e técnicos-administrativos (TAEs).
Participaram da formalização do acordo a diretora Relações Internacionais (DRI) da UFJF, Bárbara Daibert; o professor do Departamento de Turismo da UFJF e coordenador do Acordo de Cooperação UFJF-UdG, Thiago Duarte Pimentel; o professor da UdG, Alfredo Dachary e a responsável pelo setor de acordos e redes da DRI, Andressa Soares.
A diretora da DRI, Bárbara Daibert, destaca a semelhança entre os países para reforçar o acordo horizontal instituído. “O México é um país estratégico para nossa Universidade. Brasil e México são dois países que têm muita semelhança e, assim, podemos aprender a forma como cada um lida com suas questões sociopolíticas e também na área das soluções com o Turismo. Nossos alunos podem se beneficiar bastante com esse intercâmbio.”
O professor Dachary continua em Juiz de Fora realizando seu ciclo de palestras e lançamento de livro até o fim desta semana. Os eventos são abertos ao público e geram certificado de participação.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 04/10/2017
Título: UFJF terá Festival de Ginástica “De Pernas Pro Ar” nesta sexta
Esporte e arte estarão ainda mais próximos na noite desta sexta-feira (6), quando o Ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe a segunda edição do Festival de Ginástica De Pernas Pro Ar. O evento irá contemplar apresentações de nove grupos de diferentes tipos de ginástica, como geral, acrobática, rítmica, artística, aeróbica, artes circenses e demais manifestações relacionadas ao universo da ginástica. A expectativa é a de que 160 pessoas, entre crianças e adultos, participem das exibições, com entrada gratuita.
A iniciativa é organizada pelo projeto de extensão da Federal denominado De Pernas Pro Ar com objetivo de promover benefícios no intercâmbio esportivo e cultural sobretudo a iniciantes na área. “É importante as pessoas poderem ter acesso a outras de diferentes idades, formas de vivência, porque temos, por exemplo, praticantes nos grupos com deficiências ou limitações motoras. A perspectiva é de conseguir juntar todos nas atividades. Temos que divulgar a ginástica como atividade física, lazer e relação com a arte, o que às vezes é deixado de lado. As pessoas devem saber que existem grupos da cidade que possuem preocupação com essa área de conhecimento”, reitera.
Entre as nove apresentações, estão programadas as participações do projetos de extensão da UFJF De Pernas Pro Ar e de Ginástica Rítmica da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), além dos grupos de instituições como o Colégio de Aplicação João XXIII, Centro Integrado Arco-Íris e Colégio Magnus, escolas municipais Álvaro Lins, Rocha Pombo e Professor Helyon de Oliveira – CAIC, além do Stúdio de Aulas Coletivas MM’s Fitness.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 04/10/2017
Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/04-10-2017/ufjf-promove-feira-de-ciencias.html
Título: UFJF promove Feira de Ciências
Acontece no próximo dia 25 a 28ª edição da Feira de Ciências do Departamento de Física da UFJF. A iniciativa oferece às escolas de Juiz de Fora e de outros municípios da região uma plataforma para a exibição de seus trabalhos, ao mesmo tempo em que serve de oportunidade para que os alunos participantes conheçam a instituição e as possibilidades da carreira científica.
O evento é aberto aos estudantes de todos os níveis do ensino básico de escolas públicas e privadas. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelos professores ou diretores das escolas, no formulário disponível no site site do evento, até a próxima sexta-feira (6). Cada colégio poderá concorrer com até dez trabalhos, com temas livres. Em 2016, foram cerca de cem experimentos, realizados por 500 alunos de 20 diferentes escolas.
A feira acontece no Instituto de Ciências Exatas da UFJF e oferece conferências para os alunos participantes e uma visita guiada em alguns espaços da universidade. Além disso, acontece a exposição dos experimentos produzidos pelos alunos dividida em três categorias: A, destinada às turmas até o 5º ano do ensino fundamental; B, do 6º ao 8º ano do fundamental; e C, que vai do 9º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio ou técnico.
Os trabalhos serão avaliados levando em conta a criatividade do projeto, sua adequação à série em que se encontram os alunos e o grau de dificuldade de sua execução. Os três melhores trabalhos de cada categoria serão contemplados com premiações, assim como os professores orientadores dos projetos. Os grupos selecionados na categoria C irão concorrer a bolsas de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), com duração de 11 meses. O primeiro lugar vai representar a UFJF na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
— —
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata – MG
Data: 04/10/2017
Título: Em Juiz de Fora, Hospital Universitário vai abrir inscrições para mais de 70 vagas de residência médica
Serão abertas na próxima segunda-feira (9) as inscrições para 73 vagas de residência médica em 28 programas, sendo 14 deles para a entrada direta e 14 com exigência de pré-requisitos, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) As inscrições se estendem até dia 19 e podem ser feitas na internet.
Os candidatos com graduação em Medicina podem optar por apenas uma especialidade com entrada direta, enquanto os que já tiverem concluído residência credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), ou que vão concluir até 31 de março de 2018, podem escolher por uma especialidade que exija pré-requisito e outra que tenha entrada direta, podendo fazer, no máximo, duas provas.
Para cada programa, o candidato deverá efetuar uma inscrição e o pagamento de uma taxa no valor de R$ 160. A seleção conta com duas etapas: a primeira tem uma prova geral de conhecimentos médicos, com valor de 90 pontos, que será aplicada no dia 19 de novembro; e a segunda é composta por análise curricular, com valor de 10 pontos
Outras especificações do processo seletivo se encontram no edital, bem como a lista de documentos necessários.
O resultado deve ser divulgado no dia 30 de janeiro de 2018. As atividades devem começar no dia 1° de março do ano que vem.
— —
Veículo: TV Integração – Globo
Editoria: MGTV
Data: 05/10/2017
Título: Docentes e estudantes da UFJF ajudam na regularização de imóveis em Juiz de Fora
Resumo: Os estudantes e professores dos cursos de Engenharia Civil e Direito da UFJF estão usando o conhecimento para auxiliar pessoas que precisam regularizar os imóveis, mas não tem condições financeiras para fazer isso.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 05/10/2017
Título: Juiz-forano disputa Sul-Americano no Chile
O jovem estudante Pedro Henrique de Oliveira, 16 anos, atleta do CRIA UFJF/Colégio Apogeu, já está em Santiago, no Chile, onde disputa, pela Seleção Brasileira, a partir deste sábado (7), duas provas pelos Jogos Sul-Americanos da Juventude. O juiz-forano terá pela frente alguns dos principais nomes do atletismo do continente na categoria sub-18 nas provas dos 3.000m rasos – sua especialidade, no sábado – e de 2.000m com obstáculos, no domingo (8).
O jovem está no Chile desde o dia 26 de setembro ao lado dos companheiros da equipe brasileira. “Fui antes por conta da abertura, dos treinos e pela adaptação ao lado dos outros atletas da Seleção”, contou à Tribuna. A preparação longe de Juiz de Fora, segundo ele, rendeu algumas dificuldades, rapidamente superadas.
“Esses dias agora estão sendo tranquilos, mas nos primeiros treinamentos o clima estava ruim e senti reflexos na respiração, por exemplo. Minha rotina aqui tem sido treinar de manhã, almoçar, ir para a fisioterapia, descansar e fazer palestras em alguns dias”, relata. A convocação para vestir a amarelinha no Sul-Americano veio após o juiz-forano conquistar este ano a marca de 9m14s nos 3.000m, sua melhor performance, no Campeonato Brasileiro Interclubes de sua categoria.
Superar este tempo, aliás, é uma das metas traçadas pelo atleta. “Espero competir e representar bem a Seleção Brasileira. Vou buscar superar a minha marca e conquistar meus objetivos”, resume ele, que é o também atual campeão brasileiro e vice sul-americano de Cross Country na faixa sub-18.
O foco é nos 3.000m, mas uma vaga nos 2.000m com obstáculos surgiu, e o local acabou inscrito. Com o pupilo no país vizinho, a ansiedade é grande para a treinadora do Cria UFJF e de Pedrinho, Gabriela Lopes, que não poupa elogios ao promissor atleta e também torce por um recorde pessoal. “Torcemos para que ele consiga melhorar sua marca. Ele é muito dedicado, concentrado, e esperamos que consiga um bom desempenho. Treina seis dias por semana, está sempre focado e buscando melhorar”, salienta.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 05/10/2017
Título: ‘Políticas públicas sobre drogas para a juventude’ é tema em Conferência
Segue até sexta-feira (6) a Conferência Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas, na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450, 7º andar), das 8h às 18h. Nesta edição, o tema a ser abordado é “Políticas públicas sobre drogas para a juventude: não falar deles sem eles”, com palestras, apresentações culturais e grupos de discussão.
Durante o dia o evento apresenta a leitura do regimento interno e mesa de debate, além dos grupos temáticos, com facilitadores de cada área específica para conduzir as discussões. Os grupos serão divididos em quatro eixos de trabalho: educação, redes sociais e mídia; participação cidadã do jovem e saúde; assistência social; e segurança pública. Dentro de cada eixo serão abordados e correlacionados os temas do “JF+Vida” para propostas em âmbito municipal: cuidado, prevenção, geração de emprego e renda e autoridade.
A abertura aconteceu nesta quinta-feira (6) e contou com as apresentações do grupo teatral “As Ruths” e a dupla “Vozes do Equilíbrio”, além da palestra ministrada pelo professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e consultor “ad hoc” da Senad, Telmo Ronzani.
A conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Políticas Integradas Sobre Drogas (Compid), através da Secretaria de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e reúne representantes das polícias Civil e Militar, PJF, conselhos locais, Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Câmara Municipal, Governo estadual e representantes da sociedade civil.
Confira a programação abaixo:
Sexta-feira (6)
8h: Credenciamento
9h: Leitura do Regimento Interno
9h30: Mesa e Debate
Andréia Stenner – Chefe do Departamento de saúde mental – PJF;
Cláudia Stumpf – Coordenadora do grupo técnico do JF+Vida;
Fernando Santana – Docente da UFJF, mestre em saúde coletiva e doutor em psicologia social;
Claudinei Lima – Sociólogo da Câmara Municipal de Matias Barbosa, conselheiro estadual da Criança e Adolescente e representante da ONG Axé Criança.
11h: Grupos temáticos – Coordenadores / Facilitadores
13h15: Almoço
14h30: Grupos temáticos – Coordenadores / Facilitadores
16h: Plenária Final – Propostas – Eleição de Delegados – Moções
18h: Encerramento
Grupos temáticos
Os grupos serão divididos de acordo com os temas, e haverá facilitadores de cada área específica para conduzir as discussões. Eles serão divididos de acordo com o esquema abaixo:
EIXO 1 – Educação: discutir sobre a diversidade de ideias e o pluralismo de concepções que influenciam na abordagem da temática de álcool e outras drogas, e propor sugestões para a criação e implementação de ações específicas nesta temática no currículo escolar.
Facilitadores/ coordenadores: Conrado, psicólogo, mestre em promoção de saúde e prevenção à violência, e Giane Elisa Sales de Almeida, pedagoga e mestre em Educação.
EIXO 2 – Redes Sociais e Mídia: a influência da mídia e das redes sociais na construção da identidade do jovem, no partilhamento de ideias, objetivos, pensamentos e valores em comum.
Facilitadores/ coordenadores: Luiz Felipe, jornalista, e Mariana Rebelatto, arquiteta e empreendedora.
EIXO 3 – Participação cidadã do jovem: discutir sobre o protagonismo e engajamento do jovem nas políticas públicas e questões sociais relacionadas ao fenômeno das drogas.
Facilitadores/ coordenadores: Adenilde, liderança comunitária, e Lais Perrut, liderança jovem.
EIXO 4 – Saúde, Assistência Social e Segurança Pública: debater o panorama atual das redes de saúde, assistência social e segurança pública existentes em Minas e propor sugestões para adequação ou implantação de novos serviços direcionados ao público jovem.
Facilitadores/ coordenadores: Jovanio Campos Miranda, major da Polícia Militar, e Fernando Santana, docente da UFJF, mestre em saúde coletiva e doutor em psicologia social.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 05/10/2017
Título: JF Vôlei inicia venda de ingressos para estreia na Superliga
Encerrada a participação no Campeonato Estadual com derrota para o Sada Cruzeiro na semifinal por 3 sets a 1 (22/25, 25/19, 25/17 e 25/18) na noite desta quarta-feira (4), em Contagem (MG), o JF Vôlei já muda a chave com atenção exclusiva à Superliga Masculina 2017/2018, que começa no dia 14 de outubro, sábado, com duelo contra o Minas Tênis Clube às 18h no Ginásio da UFJF. A venda de ingressos para o duelo tem início já nesta sexta-feira (6), apenas pelo site acesseingressos.com.br.
A partir do sábado (7), o torcedor pode adquirir seu bilhete de forma antecipada também em pontos físicos, no horário comercial, nas lojas da Óticas Carol na cidade (Rua Halfeld, 704, Centro; Av. Barão do Rio Branco, 2.307, Centro; Shopping Independência, Loja 16; Shopping Jardim Norte, Loja 1.074; ou Shopping Alameda, Loja 114), e na Cirúrgica Equilíbrio (Rua São Mateus, 416, São Mateus). No dia do jogo, as entradas restantes são vendidas no ginásio a partir das 17h. Os valores cobrados são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
— —
Veículo: Globo Esporte
Editoria: Vôlei
Data: 05/10/2017
Título: “Vamos tirar muito material”, diz Henrique Furtado sobre jogo com Cruzeiro
A vitória contra o Cruzeiro e a respectiva vaga na final do Mineiro não vieram, mas na avaliação da comissão técnica, a apresentação do JF Vôlei na noite dessa quarta-feira, em Contagem, vai render bons frutos na reta final da preparação para a Superliga Masculina de vôlei.
De acordo com o técnico Henrique Furtado, o time fez bom jogo, lidou bem com as dificuldades impostas pelo adversário e tem um caminho a seguir na preparação para pegar o Minas.
– Jogo muito bem jogado. Apresentamos boa consistência no saque, recepção, ataque, fundamentos que trabalhamos bem. Enfrentamos um adversário que o tempo inteiro teve uma rodagem de bola muito alta, rodou o tempo inteiro com passe quebrado, com passe A também, jogadores do mais alto nível e que imprimiram muita qualidade durante todo o jogo. Acho que tivemos uma resposta positiva em relação ao grande adversário que enfrentamos, um time que nos exigiu muito na recepção, com saque muito agressivo e acho que aguentamos muito bem. Vamos tirar muito material para estudar para a Superliga. Saímos fortalecidos – disse.
Eliminado no Estadual, o JF Vôlei volta as atenções para o dia 14, sábado, às 18h. A data marca a estreia da equipe na Superliga, no ginásio da UFJF, contra o Minas.
— —
Veículo: Rede Globo
Editoria: TV Integração
Data: 05/10/2017
Título: TV Integração agita o Dia das Crianças em Juiz de Fora
O Dia das Crianças, em Juiz de Fora, já tem diversão garantida. A TV Integração promove, no dia 12 de outubro, mas uma edição do Integração criança que, pelo segundo ano consecutivo, será realizado na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), das 9h às 14h. A entrada é gratuita.
Cerca de 20 parceiros se unem à emissora para proporcionar atividades de lazer, esporte, cultura e muita diversão, não só para as crianças, mas também para toda a família. Haverá rua de lazer, teatro de fantoches, pintura facial, escultura de balões, clínicas esportivas, doação de animais e muitas brincadeiras. No palco, shows com as bandas infantis Trupicada e Abracadabra, além de apresentações de dança e da banda do Exército.
As crianças também terão a oportunidade de receber orientações sobre saúde bucal e escovação. Já para as mamães, dentro da campanha Outubro Rosa, o Ascomóvel (ônibus da Ascomcer), disponibilizará exames clínicos de mama e informações sobre como prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero.
Mais uma vez, o Integração Criança contará com uma praça de alimentação solidária, formada por sete instituições beneficente. Os participantes poderão se deliciar com diversas guloseimas e, ainda, ajudar as entidades, pois toda a verba arrecadada será revertida para as próprias instituições.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 05/10/2017
Título: Cine-Theatro Central abre inscrições para propostas de ocupação em novembro e dezembro
Está aberto o edital para ocupação do Cine-Theatro Central no período que vai de 1º de novembro a 31 de dezembro de 2017. A seleção de propostas prevê o preenchimento, em até 20 datas, para agendamentos de demanda espontânea, sendo que os proponentes poderão inscrever até cinco propostas. Serão selecionados espetáculos de teatro, dança e música, além de eventos de conferências, palestras, formaturas e afins que contribuam com a disseminação cultural e estimulem produções e espetáculos de qualidade na cidade.
A abertura de novo edital viabiliza a manutenção do funcionamento contínuo do Cine-Theatro Central. As datas limite foram estipuladas em função do prazo do Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo Corpo de Bombeiros no dia 27 de setembro.
Inscrições
Poderão se inscrever pessoas jurídicas (produtores teatrais, associações de classe, entidades, grupos de artistas em teatro, entre outros) e pessoas físicas (junto a documentação que comprove o mínimo de três anos de experiência nas atividades previstas). Os documentos previstos no edital deverão ser entregues em envelope único e lacrado ou enviados pelos correios (exclusivamente por sedex) até a data limite de inscrição, devidamente registrados.
As inscrições serão realizadas na sede do Cine-Theatro Central, de 3 de outubro a 20 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O Conselho Diretor do Cine-Theatro Central julgará as propostas apresentadas. Os resultados da seleção serão divulgados no Diário Oficial da União e nos sites da UFJF e do Cine-Theatro Central. O prazo da divulgação de resultados finais vai de 6 de outubro a 27 de novembro de 2017.
Para mais informações, os interessados deverão entrar em contato com o Cine-Theatro Central pelo telefone (32) 3231-4051 ou pelo e-mail cinetheatrocentral@ufjf.edu.br.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 05/10/2017
Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/04-10-2017/taekwondo-para-maiores-de-3-anos.html
Título: Taekwondo para maiores de… 3 anos!
Criada com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de crianças na arte marcial, a Copa M&M Taekwondo chega à sua terceira edição neste sábado (7), com abertura às 8h30, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. Cerca de 200 atletas de 3 a 45 anos estarão envolvidos na disputa em eliminatória simples.
Já estão confirmados lutadores de Juiz de Fora e cidades da região, como Ponte Nova, Ubá, Rio Doce, Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte. Os jovens abaixo de 10 anos possuem apenas as lutas sem contato e todos os atletas recebem premiação, além de recompensa em dinheiro às três melhores equipes e troféu às cinco primeiras no geral.
Para o professor Wallace Detoni, a meta é promover o esporte para as crianças. “Inicialmente, pensávamos em um torneio exclusivo para elas, mas começamos a ter uma evolução tão grande que aceitamos as categorias mais velhas. Normalmente, os eventos acontecem em Belo Horizonte, mas a distância é grande, o que faz com que um torneio em Juiz de Fora consiga atrair a participação de cidades próximas. E houve também melhoria na estrutura. Neste ano teremos a utilização dos coletes eletrônicos. Até então apenas o Campeonato Mineiro possuía este equipamento no estado”, destaca.
Nata mineira
Alguns dos principais atletas da modalidade em Minas estarão no evento. É o caso dos juiz-foranos Ivan Gervásio e Luiza Bicalho, representantes locais nas seleções Mineira e Brasileira, respectivamente. O lutador, 34 anos, também dá aulas de taekwondo desde 2002. Há quatro anos representando a equipe mineira master, ele irá competir e orientar quarteto de alunos de 8 a 12 anos na Copa.
“Esse evento é importante para o desenvolvimento do esporte e das crianças. Elas podem ter uma vivência mais clara de como é uma competição, porque há árbitros de nível nacional, além da disputa nos mesmos moldes de competições como as Olimpíadas”, relata Ivan, que treina para a Copa Brasil, pela seleção mineira em novembro, em Brasília. “Espero um nível alto pelo conhecimento facilitado que os atletas possuem hoje e estudo sobre as minhas performances.”
Quer participar?
Os interessados ainda podem participar, com inscrição permitida até esta quinta-feira (5), em contato com o Mestre Marcelo Bicalho, no número (32) 98715-3732 ou professor Wallace Detoni, (32) 99911-5838, nos valores de R$ 60 (uma categoria de luta) ou R$ 70 (duas categorias). Durante o evento, a organização solicita que atletas e público doem 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão repassados a alguma instituição de caridade, ainda a ser definida. Mais informações do torneio também podem ser acessadas no site da Federação de Taekwondo de Minas Gerais, ftkdmg.com.br.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Coluna Cesar Romero
Data: 05/10/2017
Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/05-10-2017/232084.html
Título: Voo livre
Após passagem pelas redações da TV Globo e da “Revista Híbrida”, o jornalista Yuri Fernandes é o novo ‘social media’ da Coca-Cola. Mineiro de Ipatinga, Yuri é formado na UFJF.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Coluna Cesar Romero
Data: 05/10/2017
Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/05-10-2017/232084.html
Título: Desenvolvimento de JF
O secretário Nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo fala na abertura do VII Fórum de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes, hoje, no Gran Victory. Amanhã, a promoção da Agência de Desenvolvimento tem sequência com o professor da UFJF Ignácio Godinho Delgado destacando “O papel da inovação na recuperação da economia da Zona da Matra”. Outro convidado para falar é o advogado Frederico Binato que vai abordar o tema “Compliance, ética e desenvolvimento da empresa.”
— —
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cidade
Data: 06/10/2017
Título: Faculdade de Comunicação da UFJF comemora 60 anos com evento especial
Dizem que recordar é viver. Melhor ainda quando há a possibilidade de recordar, viver e estabelecer novas relações em um ambiente de descontração e, ao mesmo tempo, de troca de conhecimentos e oportunidades. Para comemorar os 60 anos da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e também os dez anos que o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGcom) completa em 2017, será realizado um encontro de alunos, ex-alunos, funcionários e professores no próximo sábado, dia 7. O evento vai acontecer no Hotel Green Hill a partir das 22h.
A organização espera contar com um público entre 300 e 400 pessoas na celebração, que não acontecia desde 2014. O Diretor de Imagem Institucional da UFJF e responsável pela criação do encontro, professor Márcio Guerra, destaca a reaproximação e o afeto envolvido num encontro como este. “Fico sempre esperançoso em rever tantas pessoas que passaram pela minha orientação, pela produtora, pela rádio e pela faculdade em si. Fico na expectativa de que o evento seja um sucesso, porque é uma demonstração de amor à faculdade, que formou tanta gente boa”. Para além da confraternização, o professor aponta a oportunidade como “uma chance que os alunos têm de saber o que está acontecendo no mercado, de se aproximarem dos profissionais que, possivelmente, poderão empregá-los depois”.
O convite para o baile dá direito a comida e a bebidas. Durante a comemoração, todos podem desfrutar de cantinhos de comidas típicas, cerveja, refrigerante e água à vontade. É permitido que cada um leve suas bebidas preferidas de casa. Além disso, o bar vai funcionar para quem desejar comprar outros drinks. O traje é liberado, para que todos fiquem à vontade. O som da festa fica por conta da banda “Baile” que, ao som eclético de diversos gêneros musicais, irá agitar a pista como em um baile de formatura.
Logo na entrada da confraternização, os egressos serão contemplados com imagens nostálgicas encontradas em arquivos, convites de formatura e eventos anteriores. Além disso, o professor Márcio Guerra está reunindo imagens de turmas passadas enviadas pelos ex-alunos. Basta mandar os arquivos a serem exibidos por inbox no Facebook. Em uma outra tela, imagens do novo prédio da Facom serão exibidas para que todos conheçam o novo espaço
Os convites estão sendo vendidos na Secretaria da Facom em dinheiro ou cheque. Também será possível comprá-los no dia e local do evento. O estacionamento no Hotel será gratuito e, para quem quiser se hospedar para o evento, o Green Hill está oferecendo um pacote especial
O Hotel Green Hill fica localizado na Avenida Deusdedith Salgado, nº4351, bairro Salvaterra.
INGRESSOS
– Estudantes (incluindo estudantes de outros cursos além da Comunicação), R$ 60
– Ex-alunos, professores e funcionários, R$ 90
– Acompanhantes R$ 90.
A venda no local do evento será apenas em dinheiro.
Fonte: Assessoria/UFJF
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 06/10/2017
Título: Aliança de Mulheres pela Maternidade debate ‘E quando o planejado não acontece?’
A maternidade é, por muitas vezes, idealizada pelas mulheres. A expectativa é grande, e a responsabilidade de ter um filho é enorme. Mas, e quando o planejado não acontece? Este é o tema da roda de conversa organizada pela Aliança de Mulheres pela Maternidade (Amma), que será realizada neste sábado (7), das 10h às 12h, ao lado do Jardim Sensorial da UFJF, próximo a reitoria. O encontro é aberto ao público.
O grupo, que se reúne uma vez ao mês, colocará em pauta os sentimentos que vêm à tona quando aquilo que se idealizou não acontece e como lidar com essas situações. Temas como morte prematura, morte materna e crianças com deficiência estarão em pauta. Para uma das coordenadoras da Amma, Malu Machado, a iniciativa busca a sororidade, termo que não está nos dicionários tradicionais, mas que propõe o pensar no próximo com amor e carinho. “O intuito disso é se fortalecer, pois o ser humano, principalmente a mulher, se fortalece com a troca de experiências”.
Para os interessados em comparecer ao evento, é interessante que levem algo para sentar no chão, como cangas, toalhas ou banquinhos, e também algum item para que seja feito um café após o evento. A organização ainda informa que, caso as condições climáticas sejam desfavoráveis, com ventos muito fortes, chuva, ou muito frio, o evento será transferido para a sala de ginástica da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF.
A Amma é uma comunidade virtual que possui um grupo constituídos por homens e mulheres que discutem a maternidade e a paternidade. Os membros buscam o respeito à primeira idade, à criança, ao tipo de parto que a mulher escolher e também a busca do empoderamento por meio do conhecimento.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Corrida de olho
Data: 06/10/2017
Título: Virada de lote na Corrida da Ascomcer
Seguem até o dia 14 de outubro as inscrições para a 5ª Corrida Solidária da Ascomcer, que acontece no dia 22, na UFJF. Até neste sábado (7), os interessados em participar da prova pagam R$ 50. A partir do domingo (8), o valor sobe para R$ 60. Os interessados em atletas podem ser inscrever diretamente no Hospital, na loja Planeta Corrida, na Corpore ou pelo site www.runnerbrasil.com.br. Para os que optarem pelo kit promocional, que não oferece a tradicional camisa de prova, o preço cai para R$ 30. Tais inscrições, no entanto, só podem ser feitas na própria Ascomcer. Todos os inscritos concorrerão a uma moto, que será sorteada ao final da corrida. A largada será pontualmente às 8h na entrada da Praça Cívica da UFJF, e o trajeto passará pelo ICB, faculdade de Odontologia e parte da FAEFID.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Economia
Data: 06/10/2017
Título: Fórum reúne mais de 500 na busca do desenvolvimento sustentável
Mais de 500 pessoas marcaram presença nos dois dias do Fórum de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes, que manteve a tradição de unir palestrantes renomados, autoridades, empresários e formadores de opinião na discussão acerca do desenvolvimento sustentável. Com o tema Ética, criatividade e investimento – vetores de alavancagem do desenvolvimento, o fórum, realizado a cada dois anos pela Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, criou a sua identidade e consolida-se no calendário municipal como oportunidade de debate e troca de ideias em prol do avanço socioeconômico do município e da região.
No primeiro dia do evento, o secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, realizou conferência ao presentes, seguida por visita aos estandes. Nesta sexta-feira, o professor da UFJF Ignácio Godinho Delgado falou sobre o papel da inovação na recuperação da economia da Mata mineira. O empresário Henrique Neves apresentou o case de joint venture da Tate & Lyle e a Gemacon Tech. O professor da UFJF Fernando Perobelli destacou a importância do indicador de atividade econômica municipal na tomada de decisões. O presidente da Unimed, Hugo Borges, falou sobre a gestão inovadora de pessoas, e o gerente de Marketing do Bahamas, Nelson Júnior, destacou a importância do planejamento e do aproveitamento de oportunidades para um negócio. O evento foi encerrado com uma mesa-redonda sobre o polo de cervejas artesanais da Zona da Mata.
Entre os palestrantes do dia estava Mauro Carrusca, CEO da Carrusca Inovation e autor de um artigo que está “bombando” na internet: “O seu mundo vai desaparecer”. Em entrevista à Tribuna, Carrusca comenta que o mundo que conhecemos está “indo embora”, e muitos ainda não perceberam isso. “As transformações digitais têm impactado profundamente a sociedade, as organizações e as empresas, e não dá mais para ficar simplesmente olhando e esperando o futuro chegar. A gente tem que trazer o futuro para o presente.” Segundo Carrusca, a transformação digital e o investimento em tecnologia são obrigações para as empresas. A inovação, no entanto, vai além. “É muito mais que isso. Significa gente e mudança de mentalidade. É preciso entender que a colaboração, a inclusão e uma gestão mais horizontal são fundamentais nos novos tempos. Se isso não for feito, para essas empresas, o mundo vai acabar.”
Já o consultor Wilson Caldeira, palestrante que representou o Sebrae-MG no evento, destacou a importância do empreendedorismo na geração de empregos e na superação dos desafios impostos pelo século XXI. “Muitos questionam que o emprego diminuiu, mas é preciso entender que empreender é uma forma de ter e gerar emprego.” Em sua palestra, Caldeira falou sobre a importância econômica das startups. “As grandes empresas contribuem para o desenvolvimento, mas quem gera riqueza são as pequenas, e as startups estão exatamente nesse caminho.” Na avaliação dele, Juiz de Fora tem “ingredientes interessantes”, como o Sebrae, a UFJF, através do Critt, e uma comunidade chamada 040 muito estruturada em relação ao assunto. “O passo inicial é ter as entidades. O próximo, que é o desafio, é que elas funcionem concatenadas.”
Em busca do melhor modelo para a cidade
Também presente ao fórum, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, João de Matos, destaca a importância da discussão sobre o desenvolvimento da cidade, sob o princípio da ética, “que é muito buscado e procurado por todos nós dentro da Prefeitura”. O secretário citou os resultados divulgados no primeiro dia da programação, que colocam Juiz de Fora em 43º lugar entre as melhores cidades para investir em negócios, em ranking da consultoria Urban Systems, divulgado com exclusividade pela Revista Exame. João citou, ainda, outras posições de destaque do município, em quesitos, como melhor cidade para criar filhos, as mais inteligentes, transparência e cidade mais amigável. Ele ressaltou a meta constante de colocar o município mais próximo daquele que vive e nele habita. “Juiz de Fora tem uma necessidade de avançar, de forma rápida, para encontrar o melhor modelo.”
O presidente da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Jorge Montessi, destacou a capacidade de o fórum congregar pessoas que querem fortalecer a cidade e a região. “A gente vê aqui, nesses dois dias de discussão, pessoas interessadas que Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes cresçam.” Montessi citou o espaço para apresentação de novas ideias e divulgação de cases de sucesso, ressaltando a importância da inovação, sem perder de vista a preocupação com a ética. Ao longo dos 14 anos de trajetória do evento, o presidente destaca a credibilidade alcançada, manifesta no número de patrocinadores desta edição. Destacando a potencialidade do município e a sua posição como polo em setores, como saúde e educação, Montessi ressalta a necessidade de criar confiança no empresariado, para que ele possa investir na cidade. “Acredito que essa união vai fortalecer muito Juiz de Fora e toda a região. A nossa cidade é tão hospitaleira e acolhedora que as pessoas que chegam não têm vontade de ir embora. O fórum visa a abrir a cabeça das pessoas no sentido de acreditarem na cidade, unindo forças para se criar uma cidade diferente para nossos filhos e netos.”
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 06/10/2017
Título: Ponto do Samba valoriza composições locais em segundo CD
O passado e o presente – ou o clássico e contemporâneo, se assim preferir – do samba vivem em Juiz de Fora. O projeto Ponto do Samba, ação cultural de alguns dos principais nomes do cenário musical da cidade, realiza nesta sexta-feira (6) e sábado (7), às 20h, na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora, os shows de lançamento do CD “Vol. 2”. Além das canções do trabalho mais recente, a apresentação terá algumas músicas do primeiro e sambas marcantes para a história musical de Juiz de Fora.
No palco, além dos integrantes do Ponto do Samba (Roger Resende, voz e violão; Carlos Fernando Cunha, voz e percussão; Fabrício Nogueira, cavaquinho; Armando Júnior, violão de sete cordas; Caetano Brasil, sopros; Márcio Gomes, percussão; e Jansen Narciso, percussão), o show terá a participação especial de Mamão, que também está no álbum, e uma homenagem a Nancy de Carvalho, figura que tinha forte ligação com a turma do projeto e que morreu há pouco mais de dois meses. O show em Juiz de Fora vem na esteira de duas apresentações, no Rio de Janeiro e em São João Nepomuceno, que serviram de “esquenta” para o lançamento do CD, em espetáculo com iluminação de Marcos Marinho e projeções de imagens de Pedro Salim.
Surgido em 2012, o Ponto do Samba tomou maior porte a partir de 2014, quando se tornou projeto de extensão da UFJF, fruto de recursos obtidos por meio de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão, do PT. Assim como o primeiro disco, o “Vol. 2” reúne sambas históricos (alguns nunca gravados) das décadas de 1940, 1950 e 1970, além de composições atuais de integrantes do projeto e nomes em atividade do cenário local. Ele foi gravado entre maio e julho no estúdio Versão Acústica. A direção musical é de Roger Resende e Carlos Fernando Cunha, com Roger ficando responsável também pelos arranjos das músicas. O arranjo de sopros é de Caetano Brasil, e o projeto gráfico ficou a cargo de Juliana Stanzani.
“O Ponto do Samba sempre teve por objetivo mostrar a produção contemporânea e pesquisar os sambas antigos, muitos deles não gravados, e então reunimos esse material para decidir o que entra no álbum”, explica Carlos Fernando Cunha. “Dos antigos, escolhemos três que dialogavam entre si (‘Amar foi minha ruína’, ‘Última chance’ e ‘Desperta coração’), algumas inclusive cantadas em batalhas de confetes, e as reunimos em uma faixa.”
“Mas também regravamos uma faixa ou duas”, emenda Roger Resende. “No ‘Vol. 2’ temos ‘Zumbi, rei negro dos Palmares’ (Zezé do Pandeiro, Flavinho da Juventude e Roberto Medeiros), o clássico samba da Juventude Imperial de 1973, além do ‘Samba do aniversário’, do Mamão. São canções de importância histórica e que são cantadas até hoje em rodas de samba.”
Uma cidade que dá samba
Roger destaca ainda a inclusão de “Pagode da laje”, também de Mamão, canção muito executada, sobre uma roda de samba tradicional do Bairro Santa Luzia, mas nunca registrada em estúdio. Carlos Fernando lembra, inclusive, que uma das metas do grupo ao gravar os álbuns é levar para o disco o clima das rodas de samba e mostrar essa produção que tem entre suas características registrar um pouco da cidade antes que essas histórias se percam no tempo. “É questão fundamental não perder a oportunidade de falar dessa cidade em que vivemos e que cantamos.”
Outra música que merece destaque é “Da água pro vinho”, composta a oito mãos por Carlos, Roger, Edynel e Tide. “É uma forma de colocarmos em evidência novamente o Tide, um grande compositor que gravou muitas canções com o Edynel, é importante dar visibilidade a essa gente que compõe há tantos anos”, afirma Roger Resende.
Se o CD é a parte mais visível do projeto, o Ponto de Samba realiza outras atividades que ajudam a resgatar e preservar o samba juiz-forano, sem se esquecer de alavancar a produção contemporânea. Desde que se tornou projeto de extensão da UFJF, a iniciativa aproveitou para realizar eventos como o Roda de Samba na Praça Armando Toschi (Ministrinho), no Jardim Glória; uma série de eventos no Museu Mariano Procópio, apresentações em projetos da Prefeitura; e oficinas de instrumentos para bateria de escolas de samba.
“Além disso, o projeto ganhou duas bolsas de extensão em 2016 para auxiliar na realização das nossas propostas, que foram para alunas do IAS, e recebemos uma Monção Honrosa como um dos melhores projetos de extensão da UFJF”, comemora Carlos. “Este ano também fomos contemplados com outra bolsa de projeto de iniciação científica para uma aluna do curso de história, para estudar a história do samba em Juiz de Fora a partir do século XIX por meio dos jornais da cidade.”
Ainda de acordo com Carlos Fernando Cunha, o Ponto do Sambo tomou um vulto maior do que o imaginado por seus integrantes, mas nem por isso eles descansam. “Temos muitas ideias para executar. Uma delas é um documentário com oito episódios, cada um dedicado a um sambista de Juiz de Fora e da região”, adianta Carlos. “Esses episódios devem ser reunidos posteriormente em um longa. É um projeto ainda em estágio inicial de desenvolvimento.”
Show de lançamento do disco “Vol. 2”
Sexta-feira (6) e sábado (7), às 20h, na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora (Rua Oscar Vidal 134)
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 06/10/2017
Título: História da ópera é contada em espetáculo, neste domingo, no Central
O Cine-Theatro Central recebe neste domingo (8), às 20h, o concerto ‘Operando’, com a participação de solistas, alunos e ex-alunos do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento é organizado pela Orquestra Sinfônica Pró-Música, em parceria com os corais da Cesama e do Pró-Música, cantores solistas do curso de Música da UFJF e Studio de Dança Vivian Mockdece e tem o objetivo de atuar como plataforma de divulgação da ópera, apresentando brevemente a história do gênero.
Em um primeiro momento, serão apresentadas músicas instrumentais de ópera, e, em seguida, o evento contará com a participação dos corais, dos cantores solistas e das dançarinas. O show será antecedido por uma conversa sobre a história e o repertório a ser executado, que inclui peças que marcam o início do gênero – como a primeira ópera da história ocidental a consolidar o modelo da forma que conhecemos hoje, “L’Orfeo”, de Claudio Monteverdi, de 1607 – até obras de Puccini, Bizet, Handel e Gershwin.
O repertório abrange peças de destaque do barroco (Monteverdi, Handel, Purcell e Ramaeu), clássicas (Mozart) e românticas (Verdi, Puccini, Bizet e Mascagni), além de “Porgy and Bess”, de George Gershwin, que representa o moderno, fundindo elementos de jazz com a ópera. O grupo de cantores solistas é composto por Júlia de Oliveira, Michele Flores, Elmir Santos, Tamara Medeiros, Cecília Costa, Tâmara Lessa, Alexandre Pereira e Lucas Miranda, além dos dançarinos do Studio de Dança Vivian Mockdece e dos corais Cesama e Pró-Música.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Coluna Cesar Romero
Data: 06/10/2017
Título: Valeu a ideia
A sugestão do leitor Frederico Godinho no Antenado, sobre a identificação das árvores no Campus, com nome popular e científico de cada espécie, foi muito bem recebida na UFJF. Segundo o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, o professor Gustavo Soldati vai estender o projeto de catalogação do Jardim Botânico também para o Campus.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Coluna Cesar Romero
Data: 06/10/2017
Título: Autógrafos em BH
Carlos Augusto Gomes lança, hoje, no Congresso Brasileiro de Clínica Médica, no Minascentro, o livro “Abordagem das urgências e emergências gastroenterológicas no Pronto Socorro”, com coautoria do clínico geral Oswaldo Fortini Levindo Coelho. O destacado médico é professor da Suprema e da UFJF e foi editor e autor de capítulos de um dos volumes da série “Emergências Clínicas Brasileiras”, publicado pela Atheneu – principal selo de obras médicas do país.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Coluna Cesar Romero
Data: 06/10/2017
Título: É simples
Do professor de moda da UFJF, Javer Volpini: “só é moda aquilo que está sendo muito usado, que está nas mídias. O que não é replicado por muitas pessoas não está na moda”.
— —