As inscrições para contratação de professor visitante brasileiro e estrangeiro para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – que serão realizadas em três chamadas –  estão abertas. Interessados devem ficar atentos, pois a primeira chamada vai até a próxima quarta-feira, dia 11. Segundo informações da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, o edital nº 28/2017 oferece vagas para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

“Esse edital é fruto de um grande esforço institucional, envolvendo a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e a Progepe, com total apoio do reitor, ao atribuir parcela importante do banco de equivalentes da Instituição (111 pontos) à pós graduação. É fruto do Programa de Estímulo ao Intercâmbio na Pós-Graduação, amplamente discutido e aprovado no Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa”, afirma a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira.

Inscrições

A segunda chamada das inscrições acontecerá entre os dias 22 de fevereiro e 9 de março de 2018; e a terceira irá de 23 de maio a 8 de junho de 2018. A primeira chamada de inscrições será para todas as seleções constantes do Anexo I do edital. Para a segunda e a terceira chamadas, será publicado novo edital com as seleções, conforme o Anexo I, para as vagas que não tiverem sido preenchidas. Somente será permitida a submissão de inscrições com a apresentação de documentos, plano de trabalho e currículo, em língua portuguesa ou inglesa. Não será cobrada taxa de inscrição. Os interessados poderão se inscrever para concorrer a uma vaga de professor visitante (se brasileiro) ou professor visitante estrangeiro (se estrangeiro), em regime de contratação por tempo determinado. São 41 vagas, distribuídas entre o mesmo número de Programas de Pós-graduação (PPGs), sendo 40 para o campus-base e uma destinada ao campus avançado.

O professor visitante nacional ou estrangeiro deverá atuar na melhoria da qualidade da pós-graduação, podendo ministrar aulas, orientar alunos, cooperar na elaboração de projetos de captação de recursos nas agências nacionais e internacionais, bem como na produção de artigos a serem submetidos a revistas de alto fator de impacto. o selecionado também deverá ser capaz de expandir as atividades de internacionalização, viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico e a participação em redes de pesquisa – prioritariamente internacionais.

Para se inscrever, os candidatos deverão atender a requisitos de titulação e competência profissional, tais quais, como: possuir título de doutor, no mínimo, há cinco anos; ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área; e ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos, ou ter reconhecido renome em sua área profissional.

O candidato estrangeiro que não possuir o diploma de doutorado reconhecido e registrado por universidade brasileira deverá requerer, quando da inscrição, a avaliação de equivalência, que será analisada pelo Comitê de Avaliação de Professor Visitante, designado pelo Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa (CSPP). Não serão admitidos professores aposentados da UFJF.

Recursos

A decisão inicial sobre o deferimento do reconhecimento do renome na área profissional e da avaliação de equivalência do diploma de doutorado de candidato estrangeiro, de competência do CSPP, será divulgada na página do concurso, de acordo com o cronograma previsto para cada uma das três chamadas de inscrições.

Os recursos deverão ser interpostos nos dias 19 de outubro de 2017 (para a primeira chamada); 22 de março de 2018 (para a segunda); e 21 de junho de 2018 (para a terceira chamada de inscrições). A decisão final será divulgada em 24 de outubro de 2017 (para a primeira chamada); 2 de abril de 2018 (para a segunda) e 29 de junho de 2018 (para a terceira chamada de inscrições). A distribuição das vagas por PPG está prevista no Anexo I do edital.

O contrato

O contrato de trabalho do professor visitante poderá ser de 20 ou 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. No caso de professor visitante estrangeiro será admitido somente o contrato em dedicação exclusiva. A remuneração do professor visitante e do professor visitante estrangeiro será estabelecida com base na qualificação e experiência do candidato a ser contratado, observada a correspondência com as faixas de remuneração do plano de carreiras e cargos do Magistério Federal, podendo se dar nas seguintes classes e níveis: classe C (adjunto) nível 1; classe D (associado) nível 1; e classe E (titular). A tabela de remuneração pode ser conferida no item 4.4 do edital.

O processo de seleção

A seleção se dará por processo seletivo simplificado, constando de prova de títulos e de análise do Plano de Trabalho a ser desenvolvido. Os requisitos de titulação e competência profissional serão conferidos pelos membros da banca examinadora. Na hipótese de não estarem em conformidade com as exigências estabelecidas, o candidato será eliminado do processo seletivo simplificado.

A prova de Títulos tem caráter classificatório e eliminatório, cuja nota deve ser igual ou superior a sete. Já a avaliação do Plano de Trabalho tem caráter classificatório e eliminatório, e sua nota também deve ser igual ou superior a sete.

“O processo seletivo será simplificado, feito remotamente pelo Siga, com versões em português e inglês. Nesse momento de início de outro quadriênio avaliativo dos Programas de Pós-Graduação pela Capes, essa incorporação de professores visitantes ao corpo docente dos PPGs é importantíssima, principalmente no que se refere ao processo de internacionalização”, explica Mônica.

Edital nº 28/2017

Outras informações: (32) 2102-3930 (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas)