Adenilde Petrina, convidada para mesa de abertura do evento (Foto: Alexandre Dornelas)

A cerimônia de abertura da IV Semana da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced – UFJF) aconteceu nesta  terça-feira, dia 26, no Anfiteatro de Estudos Sociais. O evento, que traz o tema “Educação, Política e Sociedade”, começou com uma mesa de honra, seguida de mesa-redonda, com a participação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da UFJF.

A professora doutora honoris causa da UFJF, Adenilde Petrina Bispo analisou o cenário atual do país e da posição da periferia nesse processo. Para Adenilde, a Educação, a Política e a Sociedade têm sido separadas.  “Eles fazem questão de engavetar cada uma dessas áreas da nossa vida em caixotes e que não tenha ligação uma coisa com a outra. A gente fica disperso, alienado e também sem orientação de como conviver e que estratégias ter dentro dessa sociedade. Eu acho que está tudo separado e essa separação é proposital”, afirma Adenilde, destacando que um caminho possível é o da conversa, o do estudo e o da organização social.

Adenilde também falou sobre projetos sociais que contam com a sua participação – a rádio comunitária Mega FM, hoje já encerrada, e o Coletivo Vozes da Rua, que surgiu em decorrência da emissora. O coletivo trabalha com formas de arte, como a poesia e Cultura Hip-hop. As iniciativas foram geradas no Bairro Santa Cândida, comunidade da periferia localizada na Zona Leste de Juiz de Fora.

“A rádio foi super importante porque mostrou que a gente pode fazer comunicação, que a gente pode entender os meios de comunicação através do aprendizado no dia a dia. Muitas pessoas que faziam a rádio não tinham nem ensino fundamental completo, mas entenderam a proposta, que era levar conhecimento, educação, informação e ser uma ponte para fraternidade. Foi uma experiência muito rica, maravilhosa, onde a gente falou tudo o que quis, pra não ter arrependimento depois. No coletivo, nós estamos trabalhando com a arte. Apesar da pobreza, da dificuldade, nós estamos criando uma nova narrativa a partir da poesia e da música”, conta Adenilde, acrescentando que a arte é mais uma forma de resistência.

O professor do Colégio de Aplicação João XXIII, Júlio César Silva, o Julio Satyro, também participou da mesa-redonda e leu alguns de seus poemas. O docente já publicou o livro de poesia “Balbucio”, através da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, em 2012.

Compromisso com a sociedade é ponto destacado pela vice-reitora

Vice-reitora, Girlene Silva: "A temática traz para o seio da discussão, o papel da educação na formação do povo brasileiro" (Foto: Alexandre Dornelas)

Girlene Silva: “A temática traz para o seio da discussão, o papel da educação na formação do povo brasileiro” (Foto: Alexandre Dornelas)

A vice-reitora no exercício da reitoria da UFJF, Girlene Alves da Silva, participou da mesa de honra de abertura. Para Girlene, com a Semana, a

Faculdade de Educação reafirma o seu compromisso ao debater as relações entre Educação, Política e Sociedade, no momento atual da educação pública.

“A Faculdade de Educação, ao trazer a temática (Educação, Política e Sociedade) para a sua Semana, envolvendo os seus alunos da graduação em Pedagogia, os seus mestrandos e doutorandos, reafirma esse compromisso com a sociedade ao dizer o seguinte: nós estamos atentos, porque levamos resistência ao processo. A temática traz para o seio da discussão, o papel da educação na formação do povo brasileiro, como a educação pode transformar, como é um instrumento de resistência”, avalia.

A vice-reitora também acredita que o evento é uma oportunidade para refletir sobre temas como a formação de professores e educação pública. “O evento traz essa possibilidade e eu não tenho dúvida de que será uma Semana muito rica de debates, sugestões, estratégias e enfrentamentos. É isso que eu acredito que mobiliza educadores a se reunirem para trazer um tema caro no sentido do nosso papel dentro do sistema da educação pública brasileira”, conclui.

A noite também foi de reconhecimento a servidores da Faculdade de Educação aposentados recentemente. As professoras Beatriz Bastos Teixeira e Maria Assunção Calderano estiveram presentes e receberam as homenagens das professoras Sandrelena da Silva Monteiro e Maria Zelia Maia de Souza. A IV Semana da Faced segue até esta quinta-feira, 28. Confira a programação completa.

Outras informações: (32) 2102-3911 – Faculdade de Educação