A utilização do Princípio Fundamental da Contagem e o desenvolvimento de outras estratégias para o ensino de análise combinatória e probabilidade foram os principais objetivos da dissertação de mestrado desenvolvida pelo acadêmico Rômulo Machado Garcia. A pesquisa foi apresentada no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A análise combinatória facilita os processos de contagem dentro do estudo da matemática. No entanto, segundo o pesquisador, é um assunto que provoca dificuldades para os alunos do terceiro ano do ensino médio, principalmente para aqueles que estão na fase preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa perspectiva, Rômulo relata que a angulação do estudo foi no sentido de simplificar os processos de assimilação da análise combinatória por meio do raciocínio: “Eu propus uma estratégia para resolver diversos problemas, trabalhando este assunto sem que o aluno ficasse preso ao uso de fórmulas, priorizando o raciocínio para resolver uma questão.”
Neste contexto, o professor de matemática ressalta que esse método de ensino mantém os alunos estimulados pelo conteúdo, porque eles passam a vivenciar e a entender o problema, além da memorização de fórmulas. Além disso, o acadêmico afirma que a dissertação defendida pode ser usada como ferramenta de pesquisa para outros professores na educação básica.
O professor orientador do estudo, Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos, indica que o projeto apresentado representa um material de referência para o ensino de Análise Combinatória. O docente destaca a importância da pesquisa para o meio acadêmico: “O PROFMAT tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada e relevante para a docência na Educação Básica, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática. Este Programa tem a importante contribuição de trazer para a UFJF o estudo colaborativo entre professores do departamento de Matemática e professores da rede básica de ensino em torno de temas de Matemática da Educação Básica.”
Contatos:
Rômulo Machado Garcia (mestrando)
machadogarcia@gmail.com
Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos (orientador – UFJF)
sergio.guilherme@ufjf.edu.br
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos (Orientador – UFJF)
Prof. Dr. Rogério Casagrande (UFJF)
Prof. Dr. Mateus Balbino Guimarães (IF Sudeste-MG)
Outras informações: (32) 2102 – 3339 – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFJF)
Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar
É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.