Nove Programas de Pós-graduação (PPGs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) melhoraram seus desempenhos na primeira etapa da avaliação quadrienal promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2017. A UFJF passa a contar, também, com sete PPGs avaliados com conceito 5 – numa escala de 1 a 7, baseada em conceitos atribuídos (Muito Bom; Bom; Regular; Fraco; e Insuficiente) a cada item da ficha de avaliação, sendo 5 a nota máxima aferida por PPG’s que oferecem apenas mestrado -. Na avaliação anterior, quatro Programas da Universidade obtiveram esta nota.
“Devemos levar em conta que o contexto nacional – nos últimos anos e especialmente em 2017 – não é favorável à expansão e à consolidação da pós-graduação. Ocorreu uma gradativa diminuição dos recursos por meio do Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap), além dos imensos cortes no setor da pesquisa (recursos FINEP-CT-Infra) que, refletem diretamente na produção da pós-graduação”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira.
Para a pró-reitora, mesmo em um contexto adverso, a Reitoria buscou parcerias e criou uma série de políticas que impulsionou a qualidade dos Programas ofertados pela Universidade. “A saber: a política de credenciamento e recredenciamento, por meio da qual estimulamos e monitoramos o processo em todos os PPGs; a política de avaliação por meio de pareceristas externos, ao disponibilizarmos apoio à vinda de avaliadores de outras instituições e da própria Capes. Também defendemos a manutenção da política de investimento institucional aos Programas, o chamado APG (Apoio à Pós-graduação) e buscamos destravar dificuldades internas para o gasto mais racional destes recursos.”
Ainda segundo Mônica, o atual processo de universalização experimentado pela Universidade apresenta-se como fator primordial para a consolidação da pós-graduação no âmbito acadêmico. “A Diretoria de Relações Internacionais está trabalhando lado a lado conosco na formalização dos convênios internacionais e na definição de metas e ações mais adequadas para o processo de internacionalização, tão necessário à produção acadêmica de alto nível. Esta série de ações refletiu nesta sensível melhora de nossa pós-graduação”.
A avaliação quadrienal 2017 da Capes foi divulgada nesta quarta-feira, dia 20. Os PPGs em Educação Física (parceria com a Universidade Federal de Viçosa – UFV); Engenharia Elétrica; Psicologia; Artes, Cultura e Linguagens; Clínica Odontológica; Ciências Farmacêuticas; e Geografia; além dos Mestrados Profissionais em Educação Matemática; e Gestão e avaliação da Educação Pública tiveram seus conceitos aumentados.
Além disso, os PPGs que apresentam nota 5 na avaliação da Capes agora são sete: os Programas acadêmicos em Educação Física; Ciência da Religião; Engenharia Elétrica; Psicologia; Química; e Saúde; além do Mestrado Profissional em Matemática, em rede nacional. Na UFJF, 42 Programas apresentam qualidade considerada acima da média (com notas a partir de 3): 35 acadêmicos e sete profissionais.
“Estamos organizando todo um planejamento institucional para acompanhar os PPGs nesse novo quadriênio. Faremos reuniões específicas com os programas, buscando traçar estratégias de enfrentamento de dificuldades e ajudar na definição de metas para elevação dos conceitos na próxima avaliação. Já iniciamos esse processo com a criação da Política de Estímulo ao Intercâmbio Acadêmico e de uma série de resoluções junto à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, para viabilização de vagas de professores visitantes nacionais e estrangeiros a cada PPG, além de uma vaga de professores substitutos para saídas para pós-doutorado, mediante certas regras e critérios. Contudo, acreditamos que a melhoria da qualidade e consolidação da nossa pós-graduação depende de um esforço conjunto da gestão, professores, pesquisadores e alunos”, finaliza a pró-reitora.
PPG em Educação Física melhora conceito em todas as avaliações
O Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPG Ed. Física) é uma parceria entre as universidades Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de Viçosa (UFV), sendo as aulas e pesquisas dos cursos de Mestrado e Doutorado desenvolvidas em ambos os campi. As atividades foram iniciadas no ano de 2007, exclusivamente com o Mestrado, com o conceito 3. No ano de 2012, o PPG em Educação Física alcançou a nota 4 e, em 2016, obteve a autorização da Capes para abertura do Doutorado. Na avaliação mais recente, divulgada esta semana, mais uma conquista: o PPG em Educação Física agora tem nota 5.
Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mateus Camaroti Laterza, o êxito é resultado do trabalho em equipe para o cumprimento de metas previamente estabelecidas. “Nossa mentalidade desde o princípio sempre foi buscar ampliar a nota do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Para isso, construímos estratégias motivacionais e práticas, como o aumento da produção intelectual, por meio de artigos científicos e patentes. Essas últimas ocorrem quando nossos pesquisadores desenvolvem inovação de produtos como, por exemplo, um aparelho para aferir a força dos membros superiores ou uma bicicleta para o meio aquático, dentre outros.”
Laterza acrescenta que o processo de internacionalização também contribuiu sobremaneira para o bom resultado do programa na avaliação da Capes. “Além de buscarmos publicar fora do país e de termos docentes que cursaram ou estão cursando o pós-doutorado no exterior, também incentivamos a vinda de alunos estrangeiros para o programa. Recebemos recentemente um aluno da Venezuela, por exemplo. Outra questão importante é que, ao investirmos na formação dos discentes, muitos deles, ao concluírem o curso, tornam-se referência na área da Educação Física em outras regiões do país, montando seus próprios grupos de pesquisa e difundindo ainda mais conhecimento. Desse modo, tínhamos uma boa expectativa em relação à nota 5. Agora trabalharemos para consolidá-la e para novas conquistas.”
O PPG em Educação Física tem atualmente 21 professores/pesquisadores e cerca de cem alunos matriculados. De 2007, ano de fundação, até hoje foram realizadas, aproximadamente, cem defesas de dissertação.
Engenharia Elétrica: índices contundentes
“É o momento de reconhecer e agradecer o esforço dos professores, discentes e da administração superior, que incentiva e apóia os programas de pós-graduação na Universidade”, declara o coordenador do PPG em Engenharia Elétrica, Carlos Augusto Duque. Na segunda avaliação, após a criação do seu curso de doutorado, o programa subiu para o conceito 5. “Nossa graduação forma alunos muito bons, e também recebemos estudantes de qualidade da região. Além disso, possuímos um quadro de docentes, permanentes e colaboradores, muito promissor. Nossos índices são contundentes, alguns até ultrapassando a nota 5. Agora, é hora de consolidar esse conceito e buscar o 6, pois acredito que temos as condições necessárias.”
Pioneirismo e quase 600 defesas em oito anos
O pioneirismo é uma das principais características do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, cujo conceito subiu de 3 para 4 na mais recente avaliação da Capes. Criado em 2009, é o primeiro no país a oferecer um Mestrado Profissional na área de Educação. Além disso, é interdisciplinar e semipresencial. Ao todo, o Programa tem hoje 41 docentes permanentes e 17 colaboradores; 341 alunos matriculados; e 588 defesas já realizadas.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Eliane Medeiros Borges, atribui o bom resultado ao empenho coletivo de docentes e discentes. “É uma vitória muito grande e que valoriza o esforço conjunto, coletivo. É um programa pioneiro. A equipe sente-se grata ao esforço para a concretização do Mestrado Profissional, especialmente por parte do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e da Faculdade de Educação da UFJF. O novo conceito 4 ratifica a relevância da formação de gestores em educação no país.”
Arte com conteúdo
Implementado em 2013, o Programa de Pós-graduaçao em Artes, Cultura e Linguagens procura responder aos desafios e à ampliação dos espaços e dimensões da arte e da cultura no mundo contemporâneo, tendo por principal objetivo formar pesquisadores e docentes capacitados a atuarem no âmbito das artes e da cultura em uma perspectiva interdisciplinar.
Em 2013, o PPG havia sido avaliado com nota 3, sendo aquela a sua primeira avaliação. Desta vez, o mestrado obteve nota 4, segundo a Capes. “Isso representa o reconhecimento de um Programa que, embora novo, vem apresentando resultados satisfatórios em termos de produção, potencialidade de internacionalização e inserção social. Isso é fruto de um esforço conjunto de docentes, técnicos e discentes, pois o que se avalia é o Programa, e não a trajetória individual”, afirma o coordenador do curso, professor Luís Rocha Melo.
“As perspectivas agora se abrem no sentido de consolidarmos parcerias que configurem internacionalização e também ampliarmos o nosso programa com um doutorado. É o que procuraremos fazer para os próximos quatro anos, tentando sempre manter um alto nível na seleção de projetos e no estímulo a pesquisas que possam pensar questões de interesse não apenas no contexto cultural e artístico mas também social e político, já que tudo está interligado”, complementa.
Educação Matemática: resultado não é apenas a soma, mas sim todo o conjunto
“É um resultado que mostra como um programa de pós-graduação não é apenas a soma dos trabalhos individuais de cada integrante, mas sim fruto do trabalho feito em conjunto, como um todo”, destaca o coordenador do Mestrado Profissional em Educação Matemática, Marco Antônio Escher. O programa subiu na avaliação, conquistando o Conceito 4. “Divido esta conquista também com as coordenações anteriores. O aumento no conceito é a expressão de uma maior ênfase nos produtos educacionais produzidos, não só pelos professores, como também pelos discentes.” Escher também faz parte da Comissão de Avaliação da Capes, e ressalta que o maior contato com a plataforma também foi um fator decisivo. “Com isso, foi possível ter um cuidado maior em transmitir corretamente as informações relativas ao nosso programa.”
Geografia acompanha o crescimento qualitativo dos PPGs na Universidade
O Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo-UFJF) foi criado em 2011. Na avaliação da Capes de 2013, o curso foi avaliado parcialmente, já que, à época, o ciclo de avaliação foi tomado de forma incompleta, conferindo conceito 3. Assim, a avaliação da Capes deste ano, com conceito 4, é considerada a primeira realizada de forma integral, o que é motivo de satisfação para o professor e coordenador do curso, Roberto Marques Neto. “Essa primeira avaliação completa da Capes do PPGeo é reflexo de um trabalho coletivo. O ‘fator de impacto’, indicado pela Plataforma Sucupira, já sinalizava que obteríamos um resultado satisfatório.
Para Neto, observar que o PPGeo acompanhou o crescimento dos demais Programas de avaliação de pós-graduação da UFJF dá a sensação de dever cumprido. E que, diante da nota divulgada, o ano de 2018 será “de muito empenho e trabalho, já que pretendemos lançar edital, agora não mais só de mestrado, mas de doutorado também.”
Diagnóstico e planejamento estratégico
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), com ênfase em Produtos Naturais Bioativos, iniciou suas atividades em agosto de 2010, com conceito 3. De lá para cá, foram desenvolvidas inúmeras ações visando ao seu desenvolvimento. Os esforços foram coroados esta semana com o aumento da nota Capes para 4.
Segundo o coordenador do PPGCF, Ademar alves da Silva Filho, o programa já contabiliza 65 dissertações defendidas, tendo atualmente em seu quadro 12 docentes e 22 alunos matriculados. “O aumento do conceito Capes se deu em razão de vários fatores, principalmente do empenho e dedicação de todos os docentes e alunos do Programa nesses últimos anos. Além disso, foram muito importante o esforço das coordenações anteriores, as colaborações internas e externas e o apoio institucional da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Direção da Faculdade de Farmácia.”
Silva Filho acrescenta que, após a divulgação da primeira nota da Capes, realizada em 2013, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas efetuou uma autoavaliação de seus indicadores, tendo sido elaborado um diagnóstico e, em seguida, estabelecido um planejamento estratégico de ações.
“Dessa forma, se iniciou um processo de reestruturação e reformulação no PPGCF, visando sua evolução, sua melhoria na qualidade da pesquisa e, principalmente, sua consolidação e seu desenvolvimento. Neste quadriênio (2013-2016), o PPGCF apresentou evolução em vários indicadores, principalmente àqueles relacionados à melhoria da infraestrutura de pesquisa, bem como aumento quantitativo e qualitativo da produção intelectual do corpo docente e corpo discente.”
Comunicação vislumbra abertura do aguardado curso de doutorado
O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom-UFJF), que está comemorando 10 anos, manteve nota 4 junto à avaliação da Capes.
A coordenadora, Gabriela Borges Martins Caravela, acredita que avaliação reflete positivamente todo um trabalho de reestruturação do curso, de acordo com a consultoria da Capes, promovida nos últimos dois anos. “Adequamos para duas linhas de pesquisa (Mídias e Processos Sociais e Competência Midiática, Estéticas e Temporalidades) com vistas ao doutorado. Contamos, agora, com um corpo docente mais enxuto, ligado a redes de pesquisa, o que permite avaliar esse cenário como propício para apresentarmos nosso projeto para o doutorado em 2018.”
Odonto: nota 4 é fruto de mudanças e esforço coletivo
A criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Clínica Odontológica tornou-se possível devido ao alicerce acadêmico construído ao longo da história da Faculdade de Odontologia da UFJF.. Desse modo, o Curso de Mestrado em Clínica Odontológica foi aprovado pela Capes em 2006 e, recentemente, o Programa recebeu uma bolsa para o Estágio Pós-doutoral do Programa Nacional de Pós-doutorado.
“O Programa teve início em 2006. Desde então, busca, através da transparência, de orientações, essa nota, que é fruto de tudo aquilo que nós programamos. No início da nossa gestão, ouvimos especialistas, pessoas ligadas à Capes, e construímos uma proposta que envolvia o corpo docente e discente, além de alterações nos nossos estatutos e regimentos, na forma de entrada dos estudantes, o egresso, na publicação”, ressalta o coordenador do PPG, professor Antônio Márcio Resende do Carmo.
O Programa, que na última avaliação obteve nota 3, subiu seu conceito para nota 4. Tudo isso nós conseguimos com o tempo, então essa nota quatro representa o fruto de um trabalho que não é fácil, não é simples, mas que foi tomado com muito afinco, em prol do PPG e da UFJF”, argumenta o coordenador, que vislumbra a implantação do doutorado no PPG. “Em relação às nossas expectativas, pretendemos consolidar a nota e as modificações que permitiram que chegássemos a ela. Posteriormente, com todo o cuidado possível, construir a propositura do doutorado. Para isto, nós contamos com a possibilidade de trazer pessoas que possam nos orientar, para que possamos ter uma proposta palpável, correta, e que esse doutorado possa vir para complementar a Faculdade de Odontologia.”
Psicologia investe em internacionalização
O Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF obteve nota 5 de acordo com avaliação da Capes, superando a última nota 4. Com este conceito, o Programa, que completa 10 anos em 2018, entra para o ranking dos programas mineiros de Psicologia classificados com as maiores notas. De acordo com o coordenador, Francis Ricardo dos Reis Justi, a nota sinaliza que o Programa está seguindo o fluxo correto em termos de planejamento. “O aumento desse conceito foi progressivo e constante. O resultado é fruto de um trabalho colaborativo do corpo docente, que afirma nossa excelência”.
Justi pontua que, de agora em diante, dois desafios surgem. “Diante da visibilidade positiva que este conceito nos traz, surge o desafio de manter o padrão de qualidade, no intuito de atrairmos mais alunos e, também, de aprimorar a internacionalização, visando os conceitos 6 e 7”.
Outras informações: (32) 2102-3773 (Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa)