As atividades acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) contam agora com um novo local para acontecer. Foi anunciada, nesta quarta, 30, a assinatura do contrato de locação da Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac) pela UFJF. Na ocasião, foi realizada a entrega das chaves da instituição, com a presença de ambos os diretores, docentes e técnico-administrativos em Educação. Com a locação, a UFJF-GV confirma a volta às aulas na próxima segunda-feira, 4 de setembro.
O reitor Marcus David considerou a assinatura importante, devido à complexidade das alterações que ela representa. “É um contrato complexo, de grande dimensão, que demandou o envolvimento de vários setores da Universidade para ser viabilizado em prazos tão curtos. Temos a expectativa de que a UFJF em Governador Valadares continue uma caminhada de sucesso na nova sede”, avaliou.
Para o diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade, o momento é muito importante na história do campus. “Estamos prestes a completar cinco anos de atuação em Governador Valadares e firmamos agora mais uma relação institucional. Temos cursos em comum com a Unipac, então temos parcerias de estruturas, mecanismos para favorecer relações acadêmicas. Com a Unipac, poderemos realizar eventos, projetos de pesquisa e projetos de extensão, atividades para irmos além de uma parceria contratual”.
O diretor da Unipac, Rogério Primo, destacou a satisfação da Instituição em receber a UFJF. “Vejo uma parceria muito positiva, tanto para a Unipac quanto para a UFJF-GV, a sociedade, nossos alunos e professores. Desejo que todos sejam bem-vindos”.
A assinatura foi comemorada também pelo diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), Ângelo Denadai. Para ele, “essa relação traz segurança jurídica e administrativa para ambas as partes, o contrato é o ponto de partida para uma relação harmônica”. Os seis cursos do ICV estarão lotados na Unipac a partir da próxima semana.
Mudanças nas instalações das unidades locadas
No espaço locado da Unipac, a UFJF-GV contará com 35 salas de aula para uso das 7h às 17h30, além de 17 laboratórios, sendo quatro de anatomia e dois de informática. Dos laboratórios, nove são de uso integral e os demais para utilização das 7h às 17h30.
O contrato assinado tem duração de três anos, “o que dá uma segurança adicional à UFJF-GV”, de acordo com Andrade. Os horários e locais das aulas, juntamente com o mapa das salas, serão divulgados pelos coordenadores dos cursos e setores administrativos do ICV, nesta sexta, 1º. Ainda segundo Andrade, os cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas permanecem no Pitágoras.