foto1“A pessoa encarcerada e a percepção sobre os direitos humanos” foi o tema da  atividade desenvolvida na última segunda-feira, 14 de agosto, por estudantes da disciplina Estudos em Direitos Humanos, ministrada pelo professor Bráulio Magalhães, do Departamento de Direito do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Estudantes apresentaram o resultado de pesquisas realizadas na UFJF-GV e em faculdades particulares, para identificar percepções sobre o impacto da educação em direitos humanos, aplicado ao segmento pessoa encarcerada. Foram feitas perguntas sobre estigmas, menoridade penal, cor da pele, classe social, pena de morte, gênero e identidade sexual.  “Constatou-se uma diferença significativa que aponta uma densidade maior e uma incorporação por parte dos estudantes da UFJF-GV que permite registrar maior exploração do tema na universidade pública”, destacou Bráulio Magalhães.

Estudantes apresentaram também o resultado de um trabalho de campo em que um ator procurou o comércio local em busca de emprego. Em seu currículo constava a passagem pelo sistema prisional. Após a entrega do currículo, os empresários eram abordados pelos estudantes com perguntas sobre o tema. “Revelou-se a percepção de estigmas, sim, mas foi constatada também certa sensibilidade por parte dos empresários, embora com bastante receio”, ressaltou Bráulio Magalhães.

O debate contou ainda com a participação do Delegado Geral da Polícia Civil em Governador Valadares, Marcos de Alencar Miranda, que destacou o tema carcerário e a percepção sobre a relação segurança pública e direitos humanos.