Professores e estudantes do curso de Farmácia do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), promoveram na manhã desta sexta-feira (19), na praça dos Pioneiros, centro da cidade, mais uma atividade da campanha pelo Uso Racional de Medicamentos desenvolvida pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG).

Com o apoio do Sesc e Prefeitura de Governador Valadares, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientação à população que circulava pela Praça dos Pioneiros, no centro da cidade.

Para a professora Simone de Araújo Medina Mendonça, do Departamento de Farmácia da UFJF-GV, as orientações sobre o uso de medicamentos e aferições realizadas são importantes para descobrir ou prevenir doenças. “Orientamos pessoas que podem, por uma série de fatores, desenvolver hipertensão ou diabetes. Então realizando as aferições a agente já tem um parâmetro para o encaminhamento desta pessoa para iniciar o tratamento, prevenindo que se tenha uma doença crônica não tratada”.