Instituído pelo Departamento de Medicina da UFJF-GV, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), promove na próxima quinta-feira (16), a primeira ação do Programa Permanente de Formação Docente, criado com o objetivo de aprimorar a prática dos docentes do curso de Medicina, em alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação médica.
O tema a ser abordado nesta ação inaugural é “Avaliação de Habilidades Clínicas: Metodologias OSCE e MINI-CEX”. Escolhido para o primeiro curso em função da importância da avaliação como parte do processo formativo, o tema desperta dúvidas e questionamentos por parte dos docentes e dos discentes, apresentando-se como temática de interesse, conforme destacou a professora Maria Gabriela Parenti Bicalho, sub-chefe do Departamento de Medicina da UFJF-GV. “Dentre as diferentes formas de avaliação, destaca-se a avaliação das habilidades e competências clínicas, pois precisamos de metodologias que possibilitem avaliar o aluno em situações práticas, o que não pode ser feito por provas tradicionais, que avaliam apenas a aquisição de conhecimentos teóricos”.
MINI-CEX e OSCE são metodologias de avaliação frequentemente utilizadas nos cursos de graduação médica. “MINI-CEX (Mini-Clinical Evaluation Exercise) consiste numa escala de avaliação que permite avaliar seis competências clínicas nucleares, a partir da observação do atendimento realizado pelo graduando. No OSCE (Objective, Structured Clinical Examination), diferentes habilidades dos estudantes são avaliadas, no atendimento em situações simuladas”, explicou a professora Maria Gabriela.
O curso “Avaliação de Habilidades Clínicas: Metodologias OSCE e MINI-CEX” será ministrado pela professora Lélia Capua, do Departamento de Medicina da UFJF-GV.
Anote na agenda:
“Avaliação de Habilidades Clínicas: Metodologias OSCE e MINI-CEX”
Data: 16/03/2017
Horário: 18h
Local: Casa Unimed, Rua Cora Coralina, 549, Bairro Belvedere.