Após uma pausa no mês de julho, o Domingo no Campus voltou à Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora e trouxe muitas opções de lazer, de cultura e de esporte para os presentes.
Em comemoração ao dia da infância, o resgate do espírito de ser criança foi o tema desta edição. E um dos símbolos desse resgate é Cristiano Braga, que mora no bairro Jardim Casablanca, que lembrou que frequenta o Domingo no Campus desde a sua criação, na gestão da ex-reitora (1998-2006), e atual Deputada Federal, Margarida Salomão.
“Eu venho ao Domingo no Campus desde que eu tenho 15 anos de idade, e voltar aqui é sempre bom, porque além de lembrar da minha infância, é um espaço saudável, de muita alegria.”
Por conhecer o projeto há um bom tempo, o pai de 4 filhos (João, 7 anos, Eliseu, 6 anos, Yandra, 9 anos, e Elisa, 4 anos) não hesitou em trazer a criançada para o Campus. “Dar oportunidade para as crianças brincarem e se divertirem nas manhãs de domingo é muito gratificante e assim que eu soube que o projeto tinha voltado, logo me interessei”.
Cristiano ressalta que, mesmo com a crise financeira que o país vem passando, projetos como esse é o que fazem a diferença: “Eu acho importante ter espaços como esse na UFJF, porque isso está ligado à nossa felicidade. Mesmo com a crise, nada pode tirar nossa diversão. Esse é um espaço que deve ser da comunidade e ele deve ser um lugar que nos traga alegria”.
Além das brincadeiras e de muita música, o Domingo no Campus teve a contação de histórias da Tia Nilcea, que já foi um sucesso no primeiro semestre e voltou com tudo, atraindo pessoas de todas as idades, e sempre com muita interação.
Luana Rosa, moradora do bairro Adolpho Vireque e mãe do Pierre de 5 anos, enfatizou que o Domingo no Campus é mais uma das ações que a UFJF vem desenvolvendo para a população do entorno: “O melhor para mim são as brincadeiras ao ar livre e a contação de histórias, já que hoje em dia eles ficam muito em casa. Aqui eles conhecem novas crianças, fazem amizades e ainda ouvem boas histórias. Além disso, a UFJF é um espaço amplo, com muitas opções para a comunidade, o que sempre é muito bom.”
Outra atividade que movimentou muitas pessoas no Domingo no Campus foi a oficina de bordado. E a artesã Maria Regina Pinheiro, moradora do São Mateus, passou horas na oficina. “Eu acho excelente essa oportunidade de nós passarmos o domingo aqui. É como uma terapia para mim, a gente vê novas pessoas, a criançada brincando, e ainda aprendemos a fazer novas atividades, o que é o melhor para mim, é tudo de bom!”
Para fechar a edição, o DJ Pedro Paiva promoveu o baile da criançada, com músicas que foram sucesso nas décadas de 80 e 90 e encerrou o domingo de manhã com uma verdadeira festa.
O projeto Domingo no Campus é realizado com verbas de emenda parlamentar da Deputada Federal do PT, Margarida Salomão.