A preocupação com a relação entre trabalho e saúde dos servidores técnico-administrativos em educação embasou a tese de doutorado defendida na última quinta-feira, 10, pela Coordenadora de Saúde, Segurança e Bem Estar da UFJF, Renata Mercês Oliveira de Faria. A pesquisa “O sentido da relação trabalho e saúde para os assistentes em administração da Universidade Federal de Juiz de Fora” foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPGS).
Para desenvolver a pesquisa, que teve como orientadora e co-orientadora as professoras Isabel Cristina Gonçalves Leite e Girlene Alves Silva (vice-reitora da UFJF), a doutoranda ouviu relatos de servidores da Universidade que contaram sobre as suas situações cotidianas e como tais situações afetam a saúde deles. “A superação de alguns problemas que identificamos ao ouvir os assistentes em administração da Universidade passa pela melhoria na divisão de trabalho em nossas unidades, pela boa relação com outros parceiros de trabalho e pelo reconhecimento e agradecimento das atividades prestadas”, afirma.
Os dados coletados pelo “I Inquérito sobre condições de trabalho e de vida dos trabalhadores da UFJF”, realizado pela Faculdade de Enfermagem e que teve participação de Renata, permitiram a identificação da importância do apoio social no contexto do trabalho. Segundo a pesquisadora, alguns pontos identificados nos grupos focais favorecem a relação de saúde e melhoria nos trabalhos desenvolvidos pelo servidor: “relações interpessoais; os desafios e bom êxito em situações inesperadas; uma gestão participativa, na qual o servidor opina e sente que está mudando o ambiente de trabalho; o reconhecimento e agradecimento perante um trabalho bem desenvolvido; incentivo e melhoria na qualificação da carreira do servidor técnico-administrativo; a divisão adequada de trabalhos”; dentre outros.
Renata acredita que a sua ligação com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem Estar da UFJF foi um ponto importante para a pesquisa e relata que a satisfação pessoal em seu ambiente de trabalho motivou os seus estudos. “Me sentir bem no ambiente de trabalho e permitir com que outros técnicos administrativos também tenham satisfação e saúde no trabalho é um desafio que me motiva todos os dias ao trabalhar aqui”, conclui.
Banca examinadora:
Profa. Dra. Isabel Cristina Gonçalves Leite (orientadora – UFJF)
Profa. Dra. Girlene Alves Silva (co-orientadora – UFJF)
Profa. Dra. Ana Lívia de Souza Coimbra – (UFJF)
Profa. Dra. Heloísa Campos Paschoalin – (UFJF)
Profa. Dra. Andréa Maria Silveira – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Prof. Dr. Emílio Peres Facas – Universidade de Brasília (UnB)
Outras informações: (32) – 2102 – 3848 – Programa de Pós-graduação em Saúde