IMG_3279

Professor Rodrigo ministra palestra sobre tumores prostáticos. (Foto: Juliana Nedina)

A importância dos estudos em Anatomia e sua aplicabilidade nas mais variadas áreas da saúde são tema da 1ª Jornada de Anatomia Clínica e Cirúrgica, iniciada nesta sexta (10). O evento é uma ação da Liga Acadêmica de Anatomia Humana Clínica e Cirúrgica (LAHCC) da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), e conta com palestras de discentes, docentes e profissionais dos ramos da Medicina, Odontologia, Fisioterapia e outros núcleos da saúde. As atividades continuam neste sábado, no auditório do Hospital Bom Samaritano, em GV.

Durante o primeiro dia da Jornada, cerca de 80 estudantes da UFJF-GV e de outras faculdades da região se reuniram para aprender mais sobre o uso da anatomia no cotidiano das mais diversas profissões. Segundo a presidente da LAHCC, Letícia Martucci, o público variado reforça a ampla aplicabilidade dos estudos nesse tema. “A anatomia está presente no trabalho de muitos profissionais. Sabendo da importância de promover conhecimento na área, organizamos a Jornada”, explicou a graduanda do sétimo período de Medicina.

IMG_3246 (Copy)

Professores Kennedy, Alexandre e ligante da LACC. (Foto: Juliana Nedina)

A Jornada teve início com a palestra do orientador da LAHCC, professor Kennedy Martinez de Oliveira. Ele parabenizou o empenho dos estudantes em organizar um evento de tamanha importância e, em seguida, iniciou a apresentação sobre a História da Anatomia, baseada na obra de Andreas Vesalius, considerado o pai da anatomia moderna. Na sequência, a biomecânica do complexo póstero-lateral do quadril e a dor patelo-femoral foram o assunto abordado pelo professor Alexandre Wesley Barbosa.

Os debates envolveram, também, os aspectos clínicos e anatômicos da hiperplasia prostática benigna e da neoplasia prostática, com o professor Marcone Magalhães; tumores prostáticos e suas alterações histopatológicas: revisão e atualidades, com palestra do professor Rodrigo Bretas Abreu, e ainda os aspectos anatômicos da administração de medicamentos, com fala da professora Carina Ruiz.

IMG_3262 (Copy)

Professor Marcone e a presidente da LACC. (Foto: Juliana Nedina)

Entre os temas do sábado estão a anatomia renal correlacionada com a litíase urinária; a anatomia cirúrgica da vesícula e vias biliares; alterações anatômicas do organismo materno durante a gestação; cirurgia ortognática; traumatismos da face, dentários, e ainda a anatomia cirúrgica da região mamária.

A 1ª Jornada de Anatomia Clínica e Cirúrgica foi organizada em comemoração ao primeiro ano da LAHCC. A Liga é formada por estudantes de Medicina, Odontologia e Fisioterapia da UFJF-GV. Para Letícia, esse é o primeiro de muitos eventos que devem ser realizados pela equipe, “pois entendemos que um bom profissional da saúde deve ter conhecimento geral sobre diversos temas, principalmente de um assunto tão relevante como a anatomia humana”, finalizou a ligante, que, neste sábado (11), ministra a palestra Anatomia aplicada ao refluxo gastroesofágico.

Clique aqui e aqui para conferir a programação completa do evento.