feira2

Feira Gastronômica reuniu dez pratos idealizados por estudantes do curso de Nutrição )Foto: Dante Rodrigues)

Apresentando opções variadas na elaboração dos cardápios, estudantes de Nutrição do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizaram na última sexta-feira (20), a primeira Feira Gastronômica do curso.

“Pizza PANC”, “Muffin Salgado”, ”Coxinha fit”, “Frango tropical com legumes salteados e farofa de aveia”, “Arroz brasileiro”, “Salada Verana Colorida”, “Salada Cruzida”, “Galinhada com Ora-pro-nóbis”, “Bolo tropical fit” e “Petit Gateau Mineiro”, foram os dez pratos apresentados para a alegria dos famintos seja por doces, saladas ou salgados.

Composto por cinco especialistas, o júri responsável por avaliar as apresentações elogiou a criatividade e boa vontade dos participantes. “Os estudantes deram um passo muito importante para quem quer trabalhar com gastronomia. Foram muito criativos diante dos recursos e da experiência que possuem. Estou surpreso pelo lado positivo. Claro que existem coisas a serem corrigidas, mas eu trabalho há 29 anos na cozinha e apanho até hoje das panelas”, destacou Jorge Eustáquio, proprietário do “Restaurante Giorgio Gastrô”, em Governador Valadares.

Também compuseram o júri, Ana Carolina Fonseca, nutricionista do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro; Aline Brandão Santos, técnica em gastronomia que atua no Restaurante Uluá Saudável, em Governador Valadares; Maria do Socorro, especialista em chás e integrante da Feira da Agricultura Familiar de Governador Valadares; e Angélica Cotta, professora do Departamento de Nutrição da UFJF-GV, para quem o resultado das apresentações foi surpreendente, uma vez que o curso de Nutrição geralmente se preocupa apenas com o valor nutricional dos pratos. “Esse tipo de evento ajuda a gente a despertar o olhar para a gastronomia, que hoje é fundamental. Temos que ter sempre muito cuidado também para a beleza e sabor dos pratos”.

Após a degustação dos pratos, os jurados definiram os vencedores com base em alguns critérios previamente definidos: apresentação, presença do maior número de grupos de alimentos e uso de produtos in natura, utilização de “PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais)”, sabor, benefícios para a saúde, custo e uso de quantidade reduzida de produtos processados.

Com pouca diferença de pontos em relação aos demais trabalhos, a “Galinhada com Ora-pro-nóbis” foi declarada a vencedora. Bastaram um quilo e meio de frango caipira, um maço de ora-pró-nobis, sal de ervas e biomassa de banana para que o prato feito por estudantes do terceiro, quarto e quinto períodos de Nutrição conquistasse os jurados. “Eu sou da roça, então a nossa receita é muito simples com fácil acesso a pessoas de todas as classes sociais”, destacou Lucas Fonseca Faria, integrante do grupo vencedor.

Organizadora do evento ao lado dos professores Camila Chagas e Reinaldo Duque, a professora Nathália Ferreira acredita que o evento superou as expectativas. “É um momento de confraternização. Estou muito orgulhosa com o resultado que tivemos e com o empenho dos estudantes”.

Confira todas as fotos na página da UFJF-GV, no Facebook.