Analisar a gestão dos estágios obrigatórios nos cursos em licenciatura de Ciências Biológicas, Letras e Matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi o objetivo da pesquisa de mestrado do acadêmico Pablo de Oliveira Pereira, do Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública.
No contexto investigativo, Pablo ressalta alguns temas, como o relacionado à gestão dos estágios obrigatórios em licenciatura e a burocracia cotidiana vivida pelos discentes. Buscando solucionar tais questões, o pesquisador propôs um Plano de Ação para minimizar a situação enunciada. “O interesse pelo tema surgiu por dois motivos. O primeiro diz respeito à observação de um problema recorrente no meu ambiente de trabalho: os documentos de estágios em Licenciatura e, a partir disso, a formulação de uma hipótese que justificasse tal problema. A hipótese era de centralização e sobrecarga de trabalho para a Comissão Orientadora de Estágios da Faculdade de Educação.”
Outro aspecto que motivou a pesquisa foi a particularidade vivida pelo autor. Segundo Pablo, essa questão foi levantada por ter vivenciado as duas faces do processo. Primeiramente, quando aluno dos cursos de licenciatura da instituição; depois, por atuar como funcionário deste setor dentro da própria Universidade. Dessa maneira, acredita que a importância social do trabalho pode ser pensada em relação ao impacto que ele pode ter dentro da comunidade acadêmica.
O acadêmico explica que o Plano de Ação Educacional (PAE) – um dos capítulos da dissertação – é destinado a propor experiências que buscam contribuir para a melhoria do trabalho e do atendimento no setor de estágios da UFJF, “de acordo com a Lei 11.788/08 e dispositivos internos, tais como o Regimento Acadêmico da Graduação (RAG), a Resolução 115/2014 do CONGRAD e os Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos.”
O professor orientador, Marco Aurélio Kistemann Júnior, destaca que é necessário enfatizar que os estágios obrigatórios são fundamentais para o aprendizado dos licenciados, pois é neste momento que os alunos começam a ter contato efetivo com a experiência em sala de aula e do ambiente escolar como um todo. “A principal contribuição desta pesquisa é buscar uma estruturação burocrática mais efetiva dos estágios, dando fluidez na condução de um processo de suma importância para os cursos envolvidos e para os acadêmicos que passam por estágios obrigatórios.”
Contatos:
Pablo Oliveira Pereira (Mestrando)
pablof.mestrado@caed.ufjf.br
Mauro Aurélio Kistemann Júnior (Orientador – UFJF)
kistemann1972@gmail.com
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Marcos Tanure Sanabio (UFJF)
Prof Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta (UFF)
Outras informações: (32)4009-9319 – Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação