Os estudantes que cursaram todo Ensino Médio em escola pública têm direito a metade das vagas ofertadas pelo Sisu. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) destina 665 vagas a este grupo, de um total de 1.330 em 42 cursos, sendo 1.050 oportunidades em 33 cursos para o campus de Juiz de Fora e 280 em 9 opções de graduação em Governador Valadares. O quadro de vagas pode ser visto no site do Sisu.
O prazo de inscrição para o processo seletivo termina nesta quinta-feira, 1º de junho. O candidato que ainda não se inscreveu, deve se cadastrar na página do Sisu até as 23h59 desta quinta-feira, mas não deixar para a última hora é importante devido ao risco de congestionamentos no portal. Aqueles que já se inscreveram podem analisar suas chances de aprovação comparando suas notas com os pontos de corte das duas opções de curso selecionadas, podendo alterá-las até o término do prazo.
O Portal da UFJF preparou uma tabela com o ponto de corte de todos os cursos disponíveis para ingresso no segundo semestre letivo, de acordo com as notas de corte das últimas quatro edições do Sisu. As cadeiras destinadas às cotas se subdividem em oito grupos, conforme renda per capita da família, raça ou grupo étnico e ocorrência de deficiência.
A reserva de vagas para pessoas com deficiências foi implementada pelo Governo Federal em dezembro de 2016. Por meio de instrumento legal, além dos grupos cotistas já existentes (A, B, D e E ), foram criados novos quatro grupos (A1, B1, D1 e E1), pensando em melhor atender às ações afirmativas. Entenda as mudanças no manual especial do Sisu.
As principais dúvidas sobre o Sisu e o ingresso na UFJF, como quais cursos oferecem mais vagas, como funciona a lista de espera e as reclassificações e os perfis que podem se inscrever na política de cotas, estão listadas em uma matéria especial no portal da Universidade.