fsfs

Programação prevê plantio de mudas, gincana, performance teatral, ações de prevenção a incêndios florestais, teatro de bonecos e palestras, entre outros (Foto: Visualhunt)

Começam neste sábado, 3, as atividades da Semana Integrada de Meio Ambiente, organizada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata Mineira (Ciea-ZMMG), da qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa. O evento ocorre até o dia 9 de junho e comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. A programação é extensa e variada, com atividades como plantio de mudas, gincana, performance teatral, demonstração, ações de prevenção ao incêndio florestal, teatro de bonecos, coleta de pilhas e palestras realizadas em vários pontos da cidade.

Para o membro do polo juiz-forano no Ciea-ZMMG e professor da UFJF, Cesar Barra, “a comissão trabalha para integrar e fomentar as ações de educação ambiental em toda a Zona da Mata. Por isso, as atividades foram organizadas para articular os diversos atores que trabalham com essa questão em Juiz de Fora.”

Entre os destaques da programação está o plantio de mudas cedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na praça do bairro São Judas Tadeu, neste sábado, 3, às 9h. Outra ação em campo aberto é o Dia do Aceiro no Parque Natural Municipal da Lajinha, onde o Corpo de Bombeiros Militar vai apresentar técnicas de intervenção que impedem a propagação de incêndios florestais. Todas as atividades da Semana Integrada são gratuitas e abertas ao público.

A responsável pelo polo juiz-forano do Ciea-ZMMG e analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Renata Meirelles, ressalta a programação científica do evento. “Além de atividades abertas a todos os públicos, a Semana visa integrar e apresentar estudos e parâmetros de pesquisas sobre meio ambiente, visando a prevenção. Universitários, pesquisadores e representantes de prefeituras da região também são esperados no evento.”

Além da UFJF e do IEF, participam da Ciea-ZMMG a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da PJF, o Instituto Federal do Sudeste Mineiro, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a organização não-governamental Programa de Educação Ambiental (Prea).